sábado, 30 de abril de 2011

Ricegate & O Fim dos Sapateras

  
 
   Eu achava ao ver o bombástico primeiro episódio desta temporada, quando Ometepe foi ao Conselho Tribal e ao meio do clima de loucura total que teríamos uma temporada emplogante, que eu mal poderia esperar para comentar todos os episódios aqui no blog. Bom, dez episódios e com alguns atrasos nas postagens depois eu tenho de dizer que estava enganado.
  Em termos de jogo, não vemos nada demais da pós-eliminação de Matt. A Zapatera não consegue penetrar na armadura da Ometepe e em seu eficiente "Buddy System" e não conseguiu nenhum movimento surpreendente. Vimos então David, Mike, Julie, Ralph e Steve irem para a Redemption Island sem misericórdia em dois episódios de dupla eliminação. Me parece que a produção está feliz, pois seu dândi Boston Rob vai até a Final em águas tranquilas com chances razoáveis de vencer, porém está irritada com o início de Fusão mais sem graça da história (incluindo Palau), sendo obrigada a acelerar a eliminação da Zapatera e entupir a RI de gente (depois discutirei melhor a RI).
  Nos últimos episódios o que vimos de interessante foi o surto de Philip sobre o arroz e uma discussão sobre racismo. Eu pretendo até o fim dessa semana (o que significa provavelmente fim do mês) escrever um artigo falando sobre racismo nos reality shows, mas já adianto logo que planejava escrever este artigo muito antes de Philip. Acho, porém, que Philip neste caso não pode ser usado como um exemplo válido, pois o que acontece é o fato simples: PHILIP É LOUCO. Steve só falou o óbvio e o que as Ometepes Natalie e Ashley já berraram para o ex-agente federal (?) outras vezes na cara dele. Philip em sua loucura soltou o tema do racismo para se defender do ataque de Steve, o que eu achei bastante apelativo e completamente desnecessário. Vale lembrar que antes da dicussão Philip ainda roubou algum arroz da Zapatera para juntar com o pouco restante da Ometepe. Até o Ricegate, eu achava que Philip poderia até ter alguma chance de ganhar pois poderia ter alguma simpatia de seus colegas da Ometepe devido ao seu comportamento pós-Fusão e quem sabe algum Zapatera pela proa. Porém, as chances de Phil se reduziram a nada após esse episódio. Se ele fosse uma pessoa racional, eu poderia ainda me irritar com ele. Mas ele é louco e ainda gosto de Philip como personagem e quero ele até a final provocando o caos. De resto, mesmo com cinco eliminações em três semanas, nada de interessante além disso aconteceu! Não sou dos que acho que Boston Rob atrapalha a temporada. O que atrapalha a temporada é o fato da CBS selecionar nas duas temporadas pessoas interessantes e grandes estrategistas como Dan, Benry, Purple Kelly, Brenda, Shannon, Ashley, Natalie, Grant, Krista, Julie e Steve. Pessoas sem carisma e sem personalidade o suficiente para fazer uma temporada interessante de Survivor. Podemos voltar até Samoa e Tocantins, com Brett, Natalie, Sierra e coisas que tais e vemos mais e mais erros de seleção de elenco e das últimas quatro temporadas exceto H vs V, mais de 70% é descartável. Graças a figuras como essas que ajudam a manter Boston Rob no poder vemos uma temporada sem graça (Vale lembra o sábio ditado: quem é mais louco: o louco ou quem o segue?). Aliás, se não fosse por Boston Rob e Philip, essa temporada superaria Nicarágua como a pior da história. A discussão sobre Boston Rob atrapalhar a temporada não é a correta e sim, a qualidade do elenco selecionado para a temporada. Quanto a saída dos Sapateras, com a exceção de David e um combativo Mike nas últimas semanas, Ralph, Julie e Steve não farão falta. O que me leva a nova tribo formada na RI nos últimos episódios.
  Me parece que a produção parece também não saber o que fazer com a RI após a Fusão. Recapitulando: Matt chegou lá primeiro, depois Mike e David. Depois os três disputaram o desafio e apenas um deles foi eliminado, neste caso David. A fórmula se repetiu no episódio seguinte, com Julie ralando peito. Ralph e Steve foram elimnados e agora a RI está com QUATRO membros. Isso mesmo. Dá quase uma tribo nova, mais ou menos como (CUIDADO SPOILER DE SURVIVOR PEARL ISLANDS, SE VOCÊ JÁ VIU ESSA TEMPORADA PASSE O CURSOR POR CIMA DA PARTE EM BRANCO) em Pearl Islands. Só falta eles fazerem um desafio Ometepe vs. Outcast Tribe.  Isso não me incomoda muito, mas entendo quem se incomoda e acho isso bastante confuso. Quase 50% das pessoas que jogam o jogo agora estão na RI e disputam uma vaga para retornar ao jogo. Como eles vão resolver isso? Pelo jeito o vencedor da RI deve voltar no Final 5 ou 4. Eu acho que por mais louca que a minha ideia pareça, a RI deveria funcionar da seguinte forma: os oito primeiros eliminados pós-Fusão poderiam disputar um torneio mata-mata ou um grande desafio para definir a pessoa que retornaria ao jogo. Essa convivência na RI poderia ser mostrada em vídeos no Youtube ou mesmo no site da CBS. Mas por incrível que pareça, o que mais me incomoda na RI não é a RI em si, mas sim a ausência dos desafios de recompensa. Esse é o tipo de desafio perfeito para criar possíveis inimizades e até poderia ajudar a quebrar a unidade da Ometepe se tivesse um desafio para levar os vencedores a alguma cachoeira, por exemplo. Se alguém da Zapatera ganhasse poderia levar alguém da Ometepe para conversar longe do Buddy System de Rob. Simples assim (O que demonstra que de fato da produção do programa dá uma mãozona para Rob ganhar). Mas sem um desafio próprio pra isso não há como rolar nenhuma reviravolta social no jogo e isso sim também é muito ruim. E não dá pra CBS dizer que falta dinheiro, pois eles podem fazer um bolo de chocolate enorme como fizeram no último desafio e poderiam muito bem ter pego essa galera pra comer isolada do grupo.
  Apesar das minhas reclamações e procupações sobre a temporada, a partir de semana que vem acredito que o jogo recomeça, pois agora a coisa é entre os seis Ometepes. Acredito que a pessoa que está mais abaixo nessa balança de poder é Andrea e que na minha opinião perdeu uma boa chance de virar o jogo a seu favor com a saída de Matt. Não que ela estivesse errada de votar com os Ometepes, mas agora não há ninguém na Ometepe com quem ela pode contar e a loira está visivelmente no fundo da cadeia alimentar neste caso. E acho que ela caiu muitos pontos na minha escala de simpatia ao votar no episódio passado bradando "Ometepe!". Como disse Rob Cesternino no seu podcast essa semana, Andrea não parece ter nenhuma estratégia de jogo aparente nesse momento. E o pior: após o desafio na RI no último episódio, ela saiu falando que se sentia mal por Matt estar há tanto tempo na RI. Irei me surpreender se Andrea não ir para a RI no próximo episódio fazer companhia a seu "amado", a não ser que ela ganhe Imunidade. Depois de Andrea, vejo Grant ir embora, como (CUIDADO SPOILER DE SURVIVOR ALL STARS, SE VOCÊ JÁ VIU ESSA TEMPORADA PASSE O CURSOR POR CIMA DA PARTE EM BRANCO) Boston Rob fez com Big Tom, onde o grandalhão caipira era o maior aliado de Rob e acabou sendo eliminado no Final 5, antes de Rupert e Jenna Lewis. Depois disso, teremos de ver como e quando a pessoa da RI (provavelmente Matt) vai voltar, mas essas são cenas para o próximos capítulos.


Comentários aleatórios:

- Vale a pena destacar o perfeito trabalho de mediador de Jeff Probst na briga Steve vs. Philip. Ele teve a delicadeza e a sensibilidade de conseguir fazer com que os dois se entendessem, explicando os dois pontos de vista de cada um durante a briga. Apesar de algumas contestações a Probst (principalmente em seu protecionismo e favoritismo a Boston Rob, a ponto de dizer nesta semana em seu twitter que Rob era o melhor jogador da história de Survivor), acho que em momentos como esse mostram porque ele continua no comando do show há mais de 10 anos.
- O que foi Julie escondendo os shorts de Philip e o mesmo achando no episódio seguinte? Não sei o que foi mais engraçado: Julie confessando que escondeu os shorts no Conselho Tribal e rindo, Julie duvidando que Philip fosse achar os shorts novamente, Philip revelando que seu ancestral veio num sonho e lhe disse onde estava o short ou Philip se achando com todo mundo que estava agora em posse do short. Pra mim, ainda melhor que tudo isso foi Philip mostrando os shorts para Julie antes do desafio de Imunidade... Sério, a CBS tem que dar graças a Deus por ter selecionado Philip, senão essa budega já teria ido por água abaixo.
- PIADAS VISUAIS 1:


  Adorei essa brincadeira da produção há dois episódios atrás no Desafio de Imunidade vencido por Andrea:



    

  Parabéns pelo senso de humor, produção!

- PIADAS VISUAIS 2: Vi essa catando imagens para este post. É velha, mas não resisto a tentação de incluí-la aqui no blog:


Tradução: Franczqua, porque é tão difícil de pronunciar?


  Genial.

- O que foi a ridícula crise de choro de Matt? GO HOME, MATT!
- Créditos pelas piadas no título do post:

Ricegate - Nome dado por Rob C. em seu podcast sobre a briga do arroz;
Sapateras - Alguma pessoa do orkut que eu esqueci o nome, mas gosto de dar crédito a ideias que não são minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário