segunda-feira, 18 de abril de 2011

The Robfather


  Antes do post em si, um vídeo para uma melhor compreensão do episódio em geral (só pra quem não sacou a brincadeira, The Robfather é uma brincadeira com o título original de O Poderoso Chefão, The Godfather):





  Por esse vídeo direto do túnel do tempo (ou mais especificamente de Survivor Marquesas) dá pra entender mais ou menos a tática atual de Boston Rob. Incutir tanto medo nas pessoas que elas não vão sequer pensar em traí-lo. Nesse sentido, Rob repete Russell. Porém a abordagem de Rob em relação as pessoas é completamente diferente. Ele trata todos muito bem, com muita simpatia, prometendo mundos e fundos para essa pessoa. E como todos adoram ele, tudo o que ele faz de bom e de ruim com as pessoas funciona. Vale tudo, até controlar o que as pessoas comem (o que curiosamente me lembra Russell em Samoa: "Se eu posso controlar o que eles sentem, posso controlar o que eles pensam"). As pessoas inclusas em sua aliança não mudam pois tem medo ou não são suficientemente inteligentes para pensar no que acontece a sua volta. E infelizmente para nós que amamos temporadas movimentadas, Rob é um dos melhores jogadores em manter sua aliança unida pelo medo. Isso tem dois lados: um ótimo para os fãs de Rob (onde eu me incluo), pois na minha opinião ele já praticamente se garantiu no Final 3. Ele é o centro da aliança da Ometepe agora. Mesmo Philip e Andrea, os excluídos da Ometepe querem Rob no final com eles pois a posição de Rob é tão sólida nesse momento que se qualquer um pensar em tirá-lo acabrá sendo eliminado antes. Porém, em qualquer cenário de Final 3 eu não vejo Rob ganhando pelo simples fato dele ser uma estrela multimilionária, ter participado de seis edições de reality shows e ainda por cima ter o ódio de 1 Ometepe (Matt) e toda a Zapatera eliminada pós-Fusão (o único que vejo da Zapatera votando em Rob é David, bastou ver a admiração nos olhos dele quando Matt foi eliminado). Acho que a única chance de Rob sair enfim vencedor de Survivor é um Final 2 contra Crazy Phil. E também há o fato de se Rob saiir agora, teremos uma temporada dominada por Julie, Steve e Grant. Ou seja, uma merda. Também há um lado ruim para os fãs de temporadas loucas e movimentadas (e eu também me incluo nesse grupo) pois nós odiamos ver como a temporada ficou a partir deste episódio. Aquela coisa bem previsível e chata, onde vemos toda a aliança minoritária sair um a um, os dominantes se achando, Rob em particular com aqueles confessionários do tipo "Nós somos o máximo" ou "Meu Final 3 hoje é Philip e Natalie junto comigo". Isso é o tipo de coisa que pode ferrar com uma temporada. Eu só não achei esse episódio ruim pelas pequenas coisas, do tipo o discurso de Philip no  CT  ou a Zapatera começando a procurar um suposto Ídolo deixando Rob histérico. Mas no aspecto de jogo, que é que conta mais no final das contas, a temporada parece ir água abaixo a partir desse episódio.
  Quanto a Zapatera e as eliminações, achei tudo bastante lógico. Uma coisa que acontece ao longo da história de Survivor em termos de edição é deixar a aliança excluída o mais simpática possível para que as pessoas se comovam e continuem assistindo os episódios se fazendo a seguinte pergunta: "Será que alguém da Ometepe irá mudar de lado e votar com a Zapatera?". Agora a antes chata Zapatera, pois entregou o desafio para Russell ser eliminado é tratada como a tribo dos pobres-coitados que estão sendo eliminados pela edição. Uma amostra bem evidente dessa mudança de dinâmica se chama Mike Chiesel. Há dois posts atrás eu o critiquei dizendo que ele é uma das maiores decepções da temporada. Desde a Fusão ele foi um dos melhores personagens da Zapatera, organizando uma possível mudança de lado de Matt e organizando a sensacional busca por um Ídolo que deixou Rob desesperado (Calma, eu sei que não era essa a intenção dos Zapatera, ou como disse um colega da comunidade do orkut, Sapateras). Ele virou o líder que a Zapatera precisava, ou como Sarita disse a Matt no início do episódio passado, um "bad-ass", tarde demais. Como Matt, é a mostra de como a edição faz e desfaz quando quer e é conveniente. Mike virou um dos melhores personagens pós-Fusão, David ficou ainda mais interessante ao reconhecer o bom jogo de Rob, ser o último Zapatera a desistir do desafio e notadamente ser o jogador mais estratégico da Zapatera, Julie voltou a emitir bons comentários no CT como o que discutiu a lealdade da Ometepe em relação a Matt e Ralph pelo menos tentou algum movimento estratégico ao conversar com Andrea e Philip, os notadamente excluídos da Ometepe. Steve, porém... é aquele sono... aquela preguiça, não quer nem ir disputar um desafio pois afinal é melhor comer um lanche do que salvar sua própria pele dentro do jogo. Acho que até no final das contas, Steve com a sua performance para "Troféu Dan Lembo do ano" está se salvando, pois ninguém da Ometepe o leva a sério no final das contas e ao contrário de Julie e Ralph, não há espírito de luta em Steve. Só espírito de molenga mesmo.
  Sei que muita gente está irritada com Philip nesse momento. "Philip virou puxa-saco do Boston Rob!", "Philip é um maluco chato!" ou "Philip é louco mesmo, como assim? Se ele ficar com Rob ele tá ferrado.". Eu entendo que muita gente esteja decepcionado com ele. Mas ainda há esperança, amigos! Digo isso porque definitivamente Philip está jogando, e bem. Para explicar isso, vamos voltar ao cenário inicial da Fusão. Philip tinha tudo para mudar de lado junto com Matt e derrubar Rob. Mas vamos encarar os fatos, onde Philip ficaria posicionado nessa aliança? Muito mal. No final das contas, é melhor ficar com um inimigo conhecido do que desconhecido. Socialmente, Philip ao xingar os Sapateras e desmoralizá-los ganha respeito e admiração de seus colegas de grupo, coisa que ele não tinha anteriormente quando era o veho chato que reclamava que a tribo só fazia arroz crocante para Rob. Agora, até mesmo aos olhos de Rob ele é o Cara, mesmo que Rob tenha percebido o óbvio também: Quanto mais Philip irrita a Zapatera, melhor finalista ele se torna para disputar 1 milhão de dólares. Porém Philip disse em um confessionário que era um cara complexo e que gostaria de fazer um movimento ousado, mas que ainda não era o momento. Eu concordo com ele. Ainda mais que os Zapatera estão desesperadamente procurando alguém para se aliar e juntar forças com o inimigo em ampla minoria neste momento é perigoso, a não que seu nome seja Matt e você adore ficar na Redemption Island. Então não percam a esperança, pois ainda acho que Philip pode ir muito longe ainda.

Comentários aleatórios:

- Por falar em Philip, fui dar uma pesquisada no que é o Livro dos Cinco Anéis que ele citou em dois episódios seguidos. É um livro estilo "A Arte da Guerra". Esse é Phil. Controverso até pra escolher livros de estratégia. Clique aqui para ver o que é o livro. E não, não tem nada a ver com o Senhor dos Anéis. 
- Foi há duas semanas atrás, mas vale a pena ver de novo. O que foi Ralph perguntando a Jeff: "What cohesive means" ou em bom português "O que significa coeso?".




- O que será da RI semana que vem? Matt contra David e Mike? E como será o esquema, o primeiro dos três no duelo fica ou será eliminação de um em um? O Júri começará a ser formado? Perguntas para o episódio que vem. Meu palpite para o ganhar o desafio é Mike.
- Os comentários geniais de Phil essa semana:

1- "Eu gosto de ficar no fundo. É um lugar legal de se estar, pois pode-se ver o que está em cima e observar o que acontece".
2- "Todo mundo pensa que Philip (adoro quando ele fala em terceira pessoa) é ingênuo, que é louco. Este é um jogo louco. Todo mundo quer estar nas Finais com um cara como eu que é conflituoso. Eu sei o que Boston Rob está pensando e quem deve ser o cara para ir a Final com ele: Philip Sheppard. Mas eu sou um cara esperto, uma pessoa complexa e eu sei que preciso fazer alguma coisa acontecer, mas agora não é a hora.".
3- A discussão entre Philip e David no desafio.



4- E finalmente, a cereja do bolo, Stealth R´Us com mais três membros. Explica aí, Philip!



5- A pena na cabeça estilo Coach, é claro. Tudo bem que não é uma declaração, mas é tão engraçada quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário