terça-feira, 27 de março de 2012

Escrevendo certo por linhas tortas

E lá se foi ele...

  Na comunidade do orkut, eu comecei a escrever este post falando que independente dos meus sentimentos por Colton, a saída dele foi boa para a temporada. Agora eu detalharei o porquê.
  Primeiramente, pelo lado pessoal, não vou ser falso e digo que uma pontinha do meu ser ficou contente com a saída dele, embora sempre seja triste vermos alguém saindo por problemas médicos, ainda mais por apendicite (Acreditem, apendicite dói demais). Além dos seus comentários racistas e maldosos contra Bill, Colton continuou a ser um ditador e uma mala das piores que passaram pela história de Survivor. O que eu vi ele e Alicia fazerem com Christina foi uma coisa baixa, terrível. Diferente de outros vilões, Colton conseguiu ser um cara que realmente me transmitiu uma sensação ruim, não só pra mim, mas como para a audiência como um todo (ou quase). Caras como Jonny Fairplay e Russell por exemplo sempre tiveram a minha simpatia, pois pra mim eles parecem ser grandes palhaços, caras tipo o Didi nos Trapalhões ou o Ivo Holanda no Topa Tudo Por Dinheiro, ou seja, caras que sacaneiam os outros e gostam de incoporarem o personagem malvado e fazem isso muito bem. Tanto que  Fairplay e Russell podem ser odiados, mas entre o público eles são amados mais ou menos na mesma proporção. Em casos como o de Colton, eu não vejo isso. Eu vejo um cara que realmente acha que está certo agir daquele jeito com os outros e ao contrário dos dois Survivors que eu citei anteriormente, não está interpretando um personagem, mas sim sendo ele mesmo. Uma teoria semelhante sobre Colton foi falada por Richard Hatch em um podcast recente com o Cesternino (pra quem entende bem inglês, eu recomendo). Richard foi bastante duro com Colton e o vilão da temporada respondeu que Rich não é uma lenda de Survivor. Enfim, eu achei Colton extremamente desagradável no show. Posso estar exagerando, porque é claro que esse Colton que vimos na TV é só uma parte dele, mas esse cara que eu vi na TV não me agradou.
  Separado e abordado o lado pessoal, vamos ao lado jogo e aí vem a minha tese que a temporada ganha com a sua saída. A verdade é que ele vinha fazendo um bom jogo para chegar a Final. Ele de cara ganhou as mulheres com as declarações de amor feitas no início (mesmo com Sabrina e as mulheres de saco cheio dele). Nos homens ele conseguiu formar uma aliança majoritária bastante sólida e confiável. O nível que eu vi de influência de Colton entre os seus companheiros era tão grande que ele conseguiu mandá-los para um Conselho Tribal que eles não precisavam ter ido simplesmente para atender a um capricho de Mr. Cumbie! Poucas vezes eu vi um cara (Boston Rob e outros) comandar de forma tão forte uma aliança. Dito isso, eu não consigo ver inicialmente nenhum dos homens o traindo, ainda mais com um Ídolo na mão. Aliás, o Ídolo é um outro fator que ainda dava mais poder a Colton, pois com certeza algumas pessoas teriam medo de agir contra ele. Mesmo numa Fusão com a Manono pós-mistura, ainda acho que Colton seguraria os membros de sua aliança + Alicia ou Christina e provavelmente poderia conseguir gente como Troyzan e/ou Jay para votarem com ele. Na entrevista que ele deu a Cesternino, Colton disse que tinha ótimas relações com Jay e Kim. Com isso tudo dito, eu acho que Colton fez um excelente trabalho e com certeza ele chegaria à Final, embora eu pense que esse jogo agressivo e arrogante não o daria o título. A partir daí, eu acho que veríamos uma coisa parecida com o que vimos nas últimas temporadas: um jogador tendo todo o poder, tornando o resto da temporada com um andamento prevísivel (embora Sophie tenha sido uma boa vencedora em South Pacific, mas até lá, achei o andamento da temporada bem óbvio). Por isso, apesar de gostar da mistura de tribos que a produção fez, penso que com Colton, isso não mudaria radicalmente a cara do jogo.
  Com a saída de Colton, vejo um panorama muito mais aberto e imprevísivel para a Fusão. Pelo o que eu vi dos episódios e disposição das tribos atuais, a distribuição das sub-alianças está disposta desta maneira:

A) Jonas/Christina/Leif
B) Kim/Chelsea/Sabrina/Kat
C) Troyzan/Jay?????
D) Michael?
E) Tarzan?
F) Alicia? 

  Vejo duas alianças, A e B bastante claras. A, com esses três me parece certa. Acredito que Christina não volta a jogar com as mulheres pois ela está em uma péssima posição com elas. Com os homens da Manono, porém, ela pode ir mais longe. Será interessante ver como Sushi Chef se sairá como líder dessa aliança. Ainda acho que Jonas pode surpreender e fazer algo de relevante nesse jogo. Na B, acho que as três primeiras tem grandes chances de serem o Final 3. Kat, das quatro, é que está em uma situação precária (vale lembrar que Kim já disse que em tese, na nova aliança majoritária formada na Salani, Kat estaria fora). Mas por ora, Kat pode ainda ser incluída em B.
  A partir de C, vem minhas dúvidas. Coloquei Troyzan/Jay juntos, pois eu acho que eles podem decidir o jogo para A ou B e eles vem votando e fazendo decisões de forma conjunta desde o início da temporada. Os dois são um bloco forte de votos a favor e podem trazer Michael e talvez até Tarzan com eles. Das dúvidas, esses dois são os únicos nos quais eu não consigo definir uma tendência de votação. Eles podem continuar com as mulheres ou ir voltar para as boas graças dos homens + Christina. Com Colton, acredito que os homens se manteriam unidos. Sem ele, agora não tenho essa certeza.
  Quanto a Michael, Tarzan e Alicia, minhas dúvidas ocorrem por motivos diferentes. Michael me parece ser o cara que menos aparece em tela atualmente (a não ser fazendo bullying contra Leif). Acho que em tese ele seguiria com a Salani atual. Mas se Troyzan/Jay votarem com A, Michael continuaria sendo um homem isolado com as mulheres? No caso de Tarzan, acho que ele vota com A, mas de acordo com o preview do próximo episódio, ele parecia estar em crise com Jonas. E ele discordava de Sushi Chef em eliminar Alicia ao invés de Christina, num eventual CT pós-evacuação de Colton. Portanto, essa é uma dúvida razoável. Por fim, acho que Alicia está numa posição meio precária entre A e B. As mulheres estavam meio irritadas com ela por causa da falta de atitude em um Desafio e os homens planejavam eliminá-la. Porém, com uma Fusão à vista, ela será importante para os dois lados. Eu acho que ela deverá votar com as mulheres, mas a atitude dela de dizer para a Salani sobre a situação do Ídolo de Colton pode indicar o contrário. O posicionamento dela também é uma incóginta pra mim.
  Finalmente, acho que veremos uma das melhores Fusões desde H vs V, pela imprevisibilidade e pela boa qualidade do elenco desta temporada. Vale lembrar também que Kim tem um Ídolo. Será que ela irá contar esse segredo para ganhar mais gente para a sua aliança? Vamos ver como será o muito aguardado capítulo da semana que vem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário