sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Arroz ou sanduíche?

- OOPS! Pode isso, Arnaldo? 

  A princípio posso dizer que o episódio dessa semana foi chato. Tivemos uma eliminação bastante previsível  com Katie e continuamos a ver a Tandang em frangalhos e pronta para se dinamitar num CT, porém, mais uma vez tivemos de aturar os vermelhos. Para os fãs da parte estratégica, é... Não foi lá um grande episódio. Mas eu gostei muito do episódio pois vimos um lado interessante do show que tem sido esquecido ao longo das temporadas: uma parte mais humana, um aspecto mais relacionado a parte social e de sobrevivência.
  Refiro-me aqui neste caso ao famigerado Desafio de Recompensa e suas consequências. Já feito em Guatemala (como alguém falou no orkut, acho que foi o Vitor Castro), o Desafio de rolar a bola começou disputado e gerou algumas das cenas mais hilárias nos últimos tempos em Survivor. Os malucos que gostam de fazer GIF's animadas e fazer blogs de fotos do show devem ter tido orgasmos múltiplos ao verem coisas do tipo: Lisa, até então uma fracote, prendendo Denise na lama, Carter sendo derrubado várias vezes por Pete... Aliás, eu poderia fazer um post de fotos só com a briga entre Denise e Lisa. Eu odeio UFC, acho meio estranho ver um bando de homens se agarrando, mas adoraria ver uma briga entre Denise e Lisa no gel. Só pra me fazer rir como eu ri ontem... Putz! Mas a coisa culmina com a cena que é a imagem do post, com Penner dando uma agarrada nas "bolas" de Skupin e Probst basicamente se divertindo num desafio como há muito tempo não acontecia. Sensacional! Um dos melhores desafios de qualquer coisa em Survivor. E talvez até o melhor com o improvável acordo: Penner propõe a Skupin e depois ao resto da tribo Tandang trocar a Recompensa por alguma coisa e Mike sugeriu trocar pelo resto de arroz. A Kalabaw aceita feliz a troca, porém na Tandang, alguns ficam satisfeitos, outros como Artis e Abi-Maria ficaram bastante irritados. Artis, inclusive, mais irritado ainda pelo fato de Skupin mais uma vez estragar a sua vida e principalmente seu aniversário. Pessoalmente eu achei a troca boa para a Tandang, mas fato é que a coisa anda tão ruim para Skupin que mesmo se ele trouxesse um churrasco, uma sobremesa e um café da manhã colonial para Artis, ainda assim este reclamaria de Skupin. "Que droga, ele poderia ter trazido mais chocolate belga, p#*$@!", diria Artis num confessionário se isso acontecesse.
  Enfim, até onde eu sei, não acho que isso nunca foi feito em Survivor, ou seja, negociar a Recompensa em um desafio (Sim, já tivemos negociações em desafios, mas isso é comum apenas nos individuais, pós-Fusão). Mas a produção teve bom senso de deixar com que o acordo fosse feito. Vimos então a discussão interessante dos dois lados: os amarelos reclamando (menos RC e Skupin, e Malcolm, que devia estar rindo desses malucos da Tandang) porque não foram a festa que a produção armou para Artis comemorar o seu aniversário e tampouco os vermelhos, pois perceberam o óbvio: recuperar o arroz perdido com peixe no mar seria muito difícil. A não ser que a Kalabaw tivesse Ozzy ou Richard Hatch para pegar peixes, seres humanos normais como Penner não tem condições de pescarem a ponto de suprir a falta de comida no acampamento. Criou-se então mais um conflito para que as relações entre as pessoas nas tribos ficassem inda mais conturbadas. Conflito esse que poderia ter sido um dos fatores para que acontecesse um possível blindside em Penner no final do episódio.
  A Kalabaw perdeu mais um Desafio e a edição quis deixar a dúvida: Jeff e Carter seguiriam na aliança com Penner ou eliminariam o aliado? Achei que a tensão para um possível blindside em Penner foi muito bem construída, pois quem assistiu o episódio viu que Penner teve o seu pior momento estratégico até agora desde o início, onde ele procurava o Ídolo sozinho e não conversava com ninguém. A escolha pelos sanduíches para ele foi péssima e arriscada, pois ele foi o grande responsável por fazer a tribo passar fome. Tudo bem que Carter é um chorão e mala (acho que foi o Cesternino que disse que ele era a nova Natalie de RI), mas fato é que Penner fez uma escolha que atraiu os holofotes negativamente para ele. Ou seja, mesmo que Katie mal se aguentasse em pé nos Desafios, ela tinha alguns argumentos lógicos para que Penner fosse eliminado. Ele é um retornante, o mesmo cara que deu a nossa comida pro inimigo... Sim, para Jeff e Carter (Jeff principalmente), isso seria um motivo a mais para manter Penner, pois se ele continuar cometendo erros estratégicos como esses ir para a Final com ele seria ótimo, mas também manter um cara com a experiência e a lábia que Penner tem é perigoso. De fato a edição conseguiu dessa vez conectar o que houve na Recompensa, a falta de comida, o fracasso de Penner como provedor e por fim, a tentativa de Katie desesperada, porém sensata para Jeff e Carter, para se manter no jogo. E a tensão aumentou mais ainda com aquela pergunta clássica que em geral rola em um CT quando tem um blindside: "Quem está preocupado em ser eliminado?". E todas as referências a blindside... Teve uma hora em que parecia que Probst queria dizer a Penner: "Você vai tomar um blind!". Eu duvido que mesmo por um microssegundo, nesse momento, todo mundo começou a achar que Penner seria eliminado. A tensão foi muito bem criada para um possível blindside. É óbvio que sobraria para Katie por razões óbvias: edição que a ignorou como uma jogadora relevante deixando seus confessionários para os dois últimos episódios, mal desempenho em desafios, etc. Mas confesso que por um momento achei que veríamos o melhor blindside desde Nicarágua.
  Em termos de dinâmica interna tribal, se a Kalabaw voltar ao CT, Denise deve rodar, pois é a única mulher restante e mesmo com toda a sua lábia, não acho que Jeff, por exemplo, se arriscaria a trair Penner e ir para a Fusão com a pior pessoa para ir a Final. Mas acho que a possível twist mostrada no "Next time on Survivor" é alguma coisa para salvar Denise, pois acho que a produção não vai se arriscar a perder uma de suas grandes estrelas da temporada. Talvez antecipem a Fusão, não sei... Mas acho que será alguma coisa para salvar a terapeuta sexual. O que não é mal, muito pelo contrário, eu se estivesse no lugar de Burnett e Probst faria a mesma coisa. Denise e Malcolm talvez sejam o par mais carismático do show dos últimos anos e tenho certeza: estarão numa temporada All-Stars. Minha torcida principal da temporada é Denise, ela é foda demais! Mas não dá pra negar que assim como a forma que a mistura das tribos foi feita para favorecer Denise e Malcolm, não duvido nada que essa possível twist será para favorecê-los também. Ou não.
  Por fim, não vimos nada de novo na Tandang. Mesmo Artis reclamando como um velho chato de Skupin. O que talvez podemos notar de novo na dinâmica da tribo amarela nesse episódio foi ver que de fato Artis está junto com Abi e Pete, numa das alianças mais nitroglicerínicas da história de Survivor. E também vimos RC falando que deixaria agora Abi começar a criar barracos e se desgastar naturalmente com o resto da tribo. Ainda não sei o que pensar disso. Confesso que me decepcionei com ela e ainda não estou satisfeito com o fato de ela se mostrar bastante apática e chorona nos últimos episódios. Mas pode ser que ela esteja esperando algum momento mais propício para fazer algum movimento... Vale lembrar que mesmo com Malcolm conversando com Pete no último episódio, ainda não temos um posicionamento claro do cabeludo. Apesar de Lisa parecer estar do lado de Pete, não vejo ela andando e/ou conversando com Abi, Pete e Artis. E RC ainda tem o voto certo de Skupin e possivelmente, se Malcolm ficar com ela, o voto de Denise. Pode ser, mas prefiro ainda manter a minha opinião de que RC ainda é uma decepção. E Skupin? Depois de um primeiro episódio de vencedor, nenhum confessionário nos últimos episódios e ainda por cima comendo mais arroz a ponto de deixar a tribo sem arroz? Sério, cara? Com certeza não aprendeu com a sua última experiência. Não é a toa que a tribo te odeia. Com isso tenho quase certeza que o retornante de Australian não vence. Quem diria...

Comentários aleatórios:

- Por favor, GIF´s e/ou vídeos com a luta na lama de Lisa e Denise? Pra ficar melhor só faltava eles fazerem o desafio que fizeram em H vs V, com a galera se batendo com aquelas almofadas (acho que fizeram em Palau também). Sensacional.
- No Desafio de Imunidade, um show de Malcolm, dando um passeio no Carter. O que o primeiro tem de legal, o segundo tem de chato. Que mala esse Carter!
- Uma coisa interessante: Katie não foi para o Júri. Aí vai uma dúvida: teremos Final 2 ou 3? Porque em geral no F3 temos nove pessoas no Júri, com esse sendo formado a medida que sobram 12 jogadores no jogo. Já tivemos Júris com oito pessoas, mas em geral, ou são sete ou nove. E normalmente com nove no Júri, temos F3 e com sete temos F2. Será que o Júri dessa vez será formado a partir do nono colocado e teremos F2? Essa é uma dúvida importante, pois dependendo de quantas pessoas tivermos na Final, o jogo como um todo muda um bocado. Veremos nos próximos episódios.

  A coluna de The Amazing Race volta semana que vem. Me desculpem pela ausência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário