sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quando...

Homenagem a inovação mais bizarra do show esse ano: as hashtags! (Imagem retirada do site Funny 115, de Mario Lanza)


  E lá se foi Russell Swan e a Matsing continuou com a sua série de derrotas. Definitivamente não foi um grande episódio, principalmente em termos de CT, onde a edição tentou nos enganar com uma possível saída de Malcolm/Denise. Com três pessoas, a coisa em termos de votação fica bastante limitada e anti-climática, ainda mais na fase tribal. Mas vendo as outras tribos, principalmente na Tandang, a coisa pode ficar bastante interessante com uma switch ou com uma ida dessas tribos ao CT. Por ora, Philippines é a temporada do quando... Quando houver uma switch, quando a Matsing perder, quando Abi-Maria e RC começarem a se estapear de fato... Enfim, ainda é uma temporada de expectativas se considerarmos que só uma tribo está jogando de fato.
  Começando pelos azuis, após um desafio dramático, a Matsing perdeu por um vaso. Imediatamente após a derrota, Swan surtou e jogou o vaso no chão, desabafou com Deus, chamou Jeff Probst de Senhor (fato que o apresentador deve ter amado)... Enfim, Swan teve o que chamamos popularmente de ataque de pelanca. Não teve jeito... A Matsing voltou ao CT e eliminou o retornante.
  Algumas coisas dessa parte do episódio de ontem devem ser destacadas. Como Swan foi tão incompetente para não achar o Ídolo? Foi a finalização trágica do ex-líder da tribo roxa de Samoa. Foi interessante ver como de certa forma Denise conseguiu manipular Russell a ponto de fazê-lo acreditar que ele seria o cara que decidiria quem ficaria no jogo e não o alvo da maioria da tribo. Mais interessante durante o CT foi a resposta da pergunta: "Por que Denise deve ser eliminada?". Ambos Malcolm e Swan responderam que Denise era muito esperta e que saberia como manipular um Júri na Final. Esse depoimento é uma prova como a produção quer elevar Denise a condição de favorita, além da edição heróica que ela e Malcolm vêm recebendo. De certa forma, Denise foi a grande protagonista desse episódio, com Malcolm sendo uma espécie de assistente mais jovem. Se a terapeuta quisesse eliminar Malcolm ela poderia. Isso me leva a grande pergunta em relação a Denise: ela fez certo ao manter Malcolm? Podemos fazer a mesma pergunta em relação a Malcolm com Angie na semana passada. Me parece o caso da relação do conto do sapo e do escorpião que fiz com a parceria Jeff/Penner na semana passada. Acho que para os dois em termos de futuro e principalmente em termos de final, ambos são uma ameaça um para o outro. Eles podem dividir votos e principalmente em tempos de Final 3, onde obrigatoriamente um terceiro candidato de agora obrigatoriamente uma das outras tribos terá que entrar nesse bolo, isso pode ser bastante ruim para ambos. Continuo achando que eles estão cometendo um erro, de pensar apenas na fase tribal, quando é de se esperar que haverá uma twist ou alguma mudança no cenário e que Survivor é como o Campeonato Brasileiro. O jogo tem 39 dias e muita coisa pode e ainda vai acontecer. Não dá pra pensar que eles precisam se manter unidos como uma tribo, pois isso vai acabar, de um modo ou outro. Até mesmo se a tribo for exterminada, num desafio de fazer fogueira, hoje Malcolm é uma ameaça maior que Swan para Denise e vice-versa. 
  Se o drama chato da Matsing continuou, gostei do episódio pois vimos mais coisas na Tandang e principalmente na Kalabaw. Na tribo amarela, vimos mais um capítulo da guerra entre RC e Abi-Maria, em que a brasileira foi manipulada a acreditar que foi forçada a ler a pista do Ídolo para todo mundo. Segundo Abi-Maria, RC colocou a pista na vista de todo mundo para que a brasileira fosse obrigada a ler a pista na frente de todo mundo. Descobrimos que a coisa foi toda armada por Peter, que no maior estilo Boston Rob versão Marquesas quer manter todo mundo sob seu controle e que a briga entre Abi-Maria e RC é beneficial para ele. O alvo maior de Pete é RC, que aos poucos vai ficando numa situação muito ruim. E o pior é que a morena não faz nada para reagir. Em seu confessionário ela faz queixa de Abi mas não faz nada para consertar a situação... Deixa que Abi continue falando dela e não faz nada para provar a sua inocência ou não tenta procurar uma outra aliança dentro da tribo, já que Abi é maluca e instável e já se mostrou uma péssima companheira de aliança. Depois de um bom primeiro episódio, RC só vai caindo de conceito a cada episódio, se isolando com Skupin. Vimos mais de Lisa que continua reagindo e usou o discurso de Michael no episódio 1, dizendo que vai com o fluxo, que parece apontar a favor de Pete e Abi. Das tribos vencedoras, a Tandang me parece ter uma configuração mais interessante e imprevisível. Será que a galera vai seguir com o ardiloso Pete e a instável Abi? Ou vai ir de forma segura com Mike e RC? Mesmo parecendo ser bem racional, Pete me parece arrogante demais para o meu gosto. Não sei se o jogo social dele será forte o suficiente para conquistar um Júri. Eu adoraria ir com Pete e Abi, pois os dois me parecem ser bombas-relógio prontas para explodir. É claro que nisso reside um risco, que se baseia no fato de que  os dois podem te ferrar durante o processo e eliminá-lo antes da Final. Artis ou Lisa, numa Final porém, vão estar bem colocados ao lado desses dois.
  Na Kalabaw, vimos uma coisa interessante acontecendo. No meu post de Futurologia, apostei numa dinâmica One World (homens x mulheres) na Tandang. Mas estamos vendo isso na tribo vermelha. Após a aliança definida entre Penner e Jeff, vimos o viajandão Carter entrar no barco dos homens. Espertamente, uma das figuras dessa tribo na qual venho apostando desde do episódio 1, Sarah Dawson pontuou bem ao observar a demora dos homens na praia sozinhos. As mulheres então, resolveram se juntar. Vendo a temporada e observando um pouco o que vem acontecendo e fato de até agora os vermelhos não terem ido ao CT, faz sentido essa divisão. Penner conseguiu espertamente recuperar o terreno que havia perdido no início atrás do Ídolo e eu acho que mesmo com Jeff e Carter, o Puto do Motim tem boas chances de vencer nesse Final 3. Ao contrário da Tandang, vejo essas alianças mais estáveis nessa tribo. As mulheres da Kalabaw (especialmente Dana e Sarah) me parecem ter uma personalidade mais forte do que as instáveis Abi e Lisa e a perdida RC. Os homens da Kalabaw são bem mais confiáveis em um jogo a longo prazo do que o arrogante Peter, o homem feito de vidro Skupin e o invisível Artis. Isso será importante para o futuro dos vermelhos no jogo. 
  Aí vai a dúvida que reside o futuro do jogo e da temporada: quando será a twist? Teremos uma? Podemos ter uma Fusão antecipada com 13 pessoas? Se rolar a twist, continuaremos com 3 tribos e iremos para duas? É complicado fazer previsões num cenário com tantas alternativas (ainda mais com uma provável evacuação anunciada para semana que vem), mas uma certeza eu tenho: quando o drama da Matsing acabar, a temporada só terá a ganhar.

Comentários aleatórios:

- A imagem que eu peguei do Funny 115 para a abertura do post é uma ótima sacada zoando essa coisa ridícula de ficar botando hashtags no episódio... O Herb Garden tem relação com uma entrada da versão 2.0 da lista de Mario Lanza (clique aqui para ver a entrada, SPOILERS leves de Survivor Gabon). Um momento curto, mas muito engraçado.
- Aonde foi parar Mike Skupin? Depois de um fortíssimo primeiro episódio, ele sumiu.
- Ótima edição do desafio de Imunidade. A sacada de mostrar aquele aquele vaso da Kalabaw rolando lentamente até cair foi muito boa. O desafio em si foi bastante emocionante e bem sacado. Infelizmente tivemos que aturar mais uma ida da Matsing no CT.
- No podcast do Cesternino nessa semana duas coisas foram interessantes de serem notadas: 1- Como Swan está profundamente abalado com essa eliminação (Foi hilario ver como Cesternino falou com ele todo jeitoso: "Isso é só um game show!") e 2 - A tara bizarra de Yau-Man em relação a Abi-Maria. O velho aqui no Brasil ia surtar.
- Sim, é bem provável que Abi esteja sendo vítima da produção... Como muitos já foram antes dela. O show se baseia em esteriótipos, como os representados por Naonka e Philip, ou Alicia... Já tivemos comentários de como as latinas usam a sedução como arma em Fiji (E quem falou isso foi a latina Lisi). Abi é só mais uma dessa lista. Eu ainda quero fazer um post sobre como os negros são retratados em Survivor e esteriotipados muitas vezes. Como também são esteriotipados os latinos e latinas, infelizmente. Vide Cook Islands, onde tivemos a polêmica e infeliz divisão racial.

TAR 21 - Episódio 2

  O elenco dessa temporada ainda está muito fraco. Todos ainda estão muito amiguinhos, não há nenhuma rivalidade, não vejo ninguém que me interesse a não ser a bizarra e hilária dupla Sri Lanka. "COME ON! WHAT ARE YOU DOING???". É muito engraçado vê-las como elas podem ser simpáticas e ao mesmo tempo quase se matarem uma a outra nas tarefas. Mas exceto Natalie/Nadiya, nem Gary/Will, dupla na qual tinha esperança, me animou. O Bloqueio surpreendeu pela dificuldade e o Desvio bem legal de se ver. O mais curioso foi ver que a dupla vencedora da etapa foi a única que escolheu montar o stand de peixe no mercado ao invés de carregar gelo, como a maior parte das duplas fez. Foi ótimo ver as minhas favoritas da temporada ganhando a leg e o Express Pass. Deu pena de Amy/Daniel, que foram eliminados por causa de um taxista incompetente. A produção pelo menos percebeu que o clima está muito amigável e já botará Double U-Turn para apimentar as coisas. Tomara que dê resultado.   

2 comentários: