quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Emoções

- RC agora só no final do ano...


  Vou começar esta coluna com a única coisa que eu não gostei desse episódio: o fato da Fusão ter sido neste episódio, pelo meu ponto de vista escritor. Eu adoraria ter feito um post com análises, possibilidades de aliança e análise de cenários, uma coisa bem detalhada e nerd, ainda mais com o ânimo que eu estava após o episódio da semana passada. 
  Mas tirando essa minha picuinha de escritor mala, foi um grande episódio. Após 2 anos aturando temporadas ruins, com elencos péssimos seja em termos de entretenimento e personalidade (Nicarágua), seja com pessoas glorificando algum líder (últimas três temporadas), finalmente temos uma temporada onde o elenco é bom e competitivo e com a volta da IMPREVISIBILIDADE. Essa palavra, que por nós, a audiência, foi pouco lembrada e quase esquecida nas últimas temporadas esteve a baila mais do que nunca neste episódio. Acho que o momento símbolo dessa temporada e que podemos esperar muito mais do que vimos neste episódio é o Desafio de Recompensa da semana passada, onde basicamente ninguém queria ceder a vitória e no final das contas a coisa foi definida numa negociação conturbada, onde nenhum dos dois lados se sentiu plenamente satisfeito com o acordo. Ao contrário das últimas três temporadas, em que logo após a primeira eliminação da Fusão já imaginávamos quem seriam os ganhadores das temporadas e a torcida se resumia a "Tomara que esse puto(a) tome um blindside", nessa eu chutaria pelo menos quatro grandes favoritos após esse episódio ao menos: Malcolm, Lisa, Denise e Jeff. Mas alguém pode ainda chutar Penner e talvez Pete, por exemplo, e não seria nada absurdo (embora improvável), ao contrário de outras temporadas. O mais legal do episódio foi o fato dele ter deixado muita gente com um bocado de dúvidas na cabeça (tanto no orkut, quanto no Sucks e se bobear no twitter também). Mas iremos abordá-las ao longo do texto.
  Pra começar, achei estranha a forma como se deu a Fusão. Dois barcos cataram as duas tribos em suas respectivas praias e pof! Fusão. Se não fosse pela expectativa gerada por essa Fusão, esse seria um momento bem anti-climático. O clima inicial no banquete da Fusão é feliz, mas a edição corta para a conversa tensa entre RC e Abi, o grande duelo de faroeste do episódio, em que a morena reclama do fato dos dominantes da Tandang terem tratado mal os excluídos (RC e Skupin). Imediatamente após temos um momento bastante interessante, onde Lisa acha de forma "involuntária" o Ídolo na bolsa de Malcolm. Este fala com Denise que deu bobeira com a bolsa solta na praia com o Ídolo... Dito e feito: Malcolm teve de fazer uma contenção de danos com Lisa, no qual ele prometeu um arriscadíssimo Final 3 com Lisa. Arriscado pois as duas (Lisa e Denise) são simpáticas e experientes, podendo facilmente conquistar votos do Júri. Embora se esse F3 rolar teríamos uma das melhores finais de todos os tempos do show em termos de equilíbrio, para o cabeludo essa situação é péssima.
  Lisa, que aliás, foi o grande destaque desse episódio para mim, junto com Mike Skupin (falo disso depois). Ela tem um acordo de F3 garantido, teve um confessionário bastante favorável de Penner sobre a loira mais velha elogiando-a, dizendo que ela pode se dar muito bem numa estratégia "low profile". Definitivamente ela não tem o alvo sobre si agora, pois acho que hoje há peixes muito maiores que ela e que atraem mais atenção. Se a fama de estrela teen do passado não atrapalhar, tem grandes chances de ir muito longe e até ganhar, por que não? Foi dela, aliás, a frase-título do episódio, mostrando o quão esperta e sagaz ela é, dizendo que ela provavelmente não era a única atriz da ilha.
  Depois um papo entre os retornantes Skupin e Penner conversando sobre a possibilidade da formação de uma aliança, outra coisa que seria inimaginável em temporadas anteriores, entre Boston Rob e Russell ou Coach e Ozzy, por exemplo. Os dois retornantes que para mim são os grandes favoritos a serem eliminados em próximos episódios. Penner, por motivos óbvios e que pelo preview do próximo episódio começa a atirar em sua próxima aliança e a aumentar ainda mais seu alvo e Skupin, que além de ser retornante, atraiu o ódio dos dominantes Abi, Pete e Artis. A não ser que Penner ganhe a Imunidade no próximo episódio, ele é o grande favorito a rodar. Nesse caso, acho que Penner está sendo vítima também do erro estratégico que cometeu, que foi de procurar o Ídolo sem formar nenhum laço com ninguém nos primeiros dias, coisa na qual Jeff foi muito mais competente fazendo com que Carter fosse o seu aliado fiel.
  Aí vemos o acordo que define a eliminação de RC. Jeff se reúne com Pete, Artis e Carter e decidem eliminar Penner. Porém, devido ao Ídolo, eles resolvem dividir os votos entre RC e Penner, pois se o retornante usasse o Ídolo, a morena rodaria de qualquer jeito e eles estariam bem. Vemos o dilema de Jeff sobre o que fazer, tema presente em todos os confessionários do ex-atleta de baseball até o resto do episódio. No Desafio de Imunidade, vale notar algumas coisas:

1- O Desafio não foi lá grande coisa, mas é interessante para mostrar quem está bem, quem se sente seguro no jogo e quem está desesperado. Um ótimo quebra-alianças.
2 - Abi, uma inapta até então em Desafios, lutando como nunca na disputa até a hora que RC sai fora. Dois segundos depois ela larga a corda e dá a vitória a Denise. Não sou apaixonado pela brasileira, mas foi um grande momento do duelo dela com RC e me fez rir um bocado.
3 - A conversa entre Carter e Jeff ao final, mostrando o quanto essa aliança é forte (tanto quanto Malcolm/Denise) e quão poderoso Jeff é com ela. O gesto do ex-jogador de ceder a vitória para Carter em termos de jogo social e para solidificar a aliança é muito bom.

  Ao fim Denise pelas mulheres e Carter pelos homens vencem e aí começa a falação pré-CT. Daí começa a parte em que eu acho que Skupin foi um dos grandes destaques desse episódio junto com Lisa. Ele percebeu que a coisa estava ruim para ele e RC e começou a conversar com Jeff sobre a formação de uma aliança entre eles. A partir daí, a coisa ficou novamente, como no episódio anterior (ironicamente) entre Jeff e Carter. 
  Chegamos ao CT e vemos mais um capítulo (o penúltimo) entre RC e Abi, discutindo mais uma vez sobre a história do Ídolo e como RC mentiu pra ela...O mesmo bláblablá de sempre, como sempre engraçado. A cara que Pete faz ao ver as duas brigando é impagável, aliás. Daí vem um depoimento de Lisa fantástico (em resposta a Jeff, que pondera sobre mudanças de lado a favor da Kalabaw), mostrando o porquê, de forma definitiva, ela é uma fortíssima candidata a ganhar esse jogo: "Uma vez que você muda de lado, você não tem números fortes, mas sim fracos, pois você se demonstra uma pessoa não confiável em sua aliança.". Perfeito. John Cochran deve ter ouvido isso e ter dado graças aos céus por alguém duas temporadas depois defendê-lo. Guardem essa declaração. Outro depoimento de Jeff que resume não só o CT, não só o episódio, mas um pouco o que pode vir a ser o resto da temporada, respondendo a Probst sobre a possibilidade de um blind: "Muito provável. Nós estamos falando que nós estamos conversando e maquinando ainda sentados aqui no CT não sabendo exatamente quem vai ser eliminado". Vamos para os votos e Penner decide sabiamente usar o Ídolo, tirando os votos dele e fazendo que RC fosse para casa.
  Meu grande problema com RC é que ela foi uma grande decepção como jogadora. Ela começou agressiva, parecendo até ter uma vibe de vilã. Porém foi se acomodando e vendo que a sua situação na tribo ia piorando cada vez mais com o problema do Ídolo com Abi e não fez absolutamente nada para mudar as coisas. Na Fusão ainda teve de depender de Skupin para negociar uma mudança de lado com Penner. Ou seja, ela pode ser muito gostosa, mas como jogadora mandou muito mal.
  Vendo como está a disposição atual das alianças, consigo particioná-las da seguinte maneira:

1- Jeff/Carter
2- Malcolm/Denise
3- Artis/Abi/Pete
4- Lisa?
5- Penner?
6- Skupin?

  Sim, houve uma grande confusão no tribal e dá pra dizer que hoje temos uma grande aliança entre os itens 1, 2, 3 e 4, que eliminaram RC e obrigaram Penner a usar o Ídolo. Mas desmembrando, vejo esses blocos de aliança com os seus próprios interesses para o futuro. Não achei que a jogada de Jeff para se livrar de Penner foi ruim, embora eu não tivesse me livrado dele agora. Num hipotético F5 com o item 3, se ele for com Carter e qualquer um dos três (principalmente Abi e Artis) ele tem boas chances de ganhar. Se ele tivesse mantido Penner, embora ele tenha chances de bater o retornante, ele mandaria o item 3 e provavelmente 4 para o Júri e teria uma competição muito maior para ganhar o jogo, como Penner e RC, mesmo com RC sendo odiada pelo item 3, que representa apenas três votos no jogo. No final das contas, Survivor é um jogo social. É muito mais fácil ele ser o grande herói ao lado de Artis e Abi do que de RC e Skupin. 
  Achei que Skupin votou em Penner como um recuo estratégico. Tudo bem, não tenho nada concreto para comprovar isso, mas já vimos movimentos parecidos em outras temporadas (SPOILERS DE SURVIVOR VANUATU em branco, se não viu não leia:) onde Chris votou para eliminar Sarge e falou: "Isto é para você, não contra você". Na hora em que vi isso não entendi, mas depois saquei que de certa forma ele fez isso para ganhar alguma simpatia das mulheres, coisa que deu resultado no futuro. Não preciso ir muito longe: em One World, Tarzan votou com as mulheres contra os homens para conquistá-las e na época também isso não foi entendido como um recuo estratégico. Depois sacamos que na verdade ele estava se aliando a Alicia e Christina. Pra mim, Skupin fez isso para se manter em boas graças com a aliança. Lembrem-se da declaração de Lisa no CT:

"Uma vez que você muda de lado, você não tem números fortes, mas sim fracos, pois você se demonstra uma pessoa não confiável em sua aliança.". Aqui falou até acrescentar: "E para a outra aliança também.".
  
  Pra mim, esse foi um recado claro para RC e Skupin, visivelmente no fundo da aliança. Fazendo um parêntese aqui, a declaração foi genial para que Lisa ganhasse ainda mais a confiança da aliança 3 e mostrou o grande conhecimento aqui que ela tem do jogo, fechando parênteses. Faz sentido essa mudança pelo fato de Skupin ter negociado aqui uma mudança de lado e não ter conseguido. Vale lembrar que esta estratégia e o voto em Penner faz sentido, pois faz referência a um dos confessionários do episódio 1:

 "Minha estratégia é ir de acordo com o jogo. Se eles forem devagar, eu vou devagar. Não seja a pessoa que se joga na liderança."

  Por isso achei que Skupin foi muito bem nesse episódio, pois se manteve coerente a sua estratégia e agiu quando deveria agir, sem esperar pelos outros. Tá, eu posso e há grande chance de eu estar errado e isso não elimina o fato dele ter feito muita besteira nos episódios anteriores e ser um dos grandes favoritos a rodarem nos próximos episódios, mas nem de longe achei a estratégia de Mike maluca e sem sentido.
  Voltando a lista de 6 sub-alianças, essa eliminação de RC foi ótima para a temporada, pois não consigo imaginar essa mega-aliança de 1, 2, 3 e 4 durando muito tempo. Primeiro porque ela é muito grande e segundo porque cada uma delas tem seus próprios interesses para o fim de jogo. Ainda por cima não consigo ver a aliança 3 unida pra sempre, pois Abi, Pete e Artis, cada um dos três, não me parecem ser as pessoas que jogarão da forma mais estável até o Final. Pete me parece ser o cara que começa a ficar arrogante demais e se ferra no final. Abi é instável e Artis... dos 10 restantes é difícil de dizer como ele é pois basicamente o que eu sei dele é que ele odeia Skupin e que está numa aliança com os outros da Tandang, ou seja, dá pra esperar qualquer coisa dele também. Aí acho que Penner e Skupin (este primeiro se vencer a Imunidade da próxima semana) podem voltar a ser importantes, pois podem sustentar essas micro-alianças. O futuro do jogo agora na Fusão depende da interação entre as três primeiras sub-alianças que eu listei. 
  Uma coisa é certa agora: como disse Probst, e nunca como nessa temporada essa frase esteve tão certa: "It is anybody´s game" ou traduzindo para bom português: Ninguém é de ninguém.

Comentários aleatórios:

- Coloquei Lisa numa aliança separada pois a vejo cada vez mais descolando a sua imagem de Artis, Pete e Abi, pois mais que esteja aliada com eles. E ainda por cima ela tem uma "possível" aliança com Malcolm/Denise.
- RC é o primeiro membro do Júri. E fica a pergunta: teremos um F2 com nove no Júri ou um F3 com oito no Júri? Vi muita gente nesse episódio falar em F3 (e é o mais provável), mas um F2 nessa temporada seria maravilhoso. Imaginem uma final Malcolm x Denise? Ou Abi x Pete? Ou Penner x Jeff? Essa é uma temporada que implora por um duo na final.

TAR 21 - Episódios 4 e 5

  A conclusão que eu cheguei após esses episódios é que o elenco dessa temporada é bem fraco. Tirando as ótimas Tweenies (a cena em que uma delas chama um garoto parado na rua para torcer para a irmã e gritar "GO TWEENIE" nesse último episódio é impagável) e os Chippendales (sim, eu gosto deles, ainda mais com a cena do tombo que um deles falou antes de fazerem o check-in no tapete foi muito boa também), o resto é um saco. Confesso que venho acompanhando mais a temporada pelas provas, lugares onde as legs são feitas e uma maior competitividade do que na temporada passada. Das 5 legs até agora, tivemos vitórias de 3 duplas. Isso mostra que o elenco em TAR tem um peso menor que em Survivor. No primeiro, o elenco é 70-80% da temporada, enquanto que no segundo o elenco é 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário