sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Obrigado Jeff Kent!

Meu herói...

  Ironia (definição retirada do dicionário Priberam de língua portuguesa):

4Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.:ironia trágica). 


  Esta é a melhor definição para o que aconteceu ontem em mais um episódio fantástico de Philippines. Jeff Kent fez de tudo para se livrar dos retornantes. Mas ontem acabou sendo eliminado antes deles. Querem uma melhor definição de ironia trágica do que essa? Além dessa eliminação o mais sensacional é que poderíamos ter tido a chance de ver um blindside ainda mais fantástico em Malcolm, a queda da aliança dos "Bad Boys" (Pete, Abi e Artis) com a eliminação de Pete e a saída de Mike Skupin. Enfim, a dúvida e a imprevisibilidade reinaram mais uma vez e para a minha alegria eu digo que finalmente vemos uma temporada que ninguém discute: é boa.
  O episódio começou com o drama daquele que eu achava que seria o próximo eliminado: Jonathan Penner ainda tentando entender o que aconteceu no CT anterior. Até o final do Desafio de Imunidade, o drama do episódio se focou na permanência ou não do retornante. Depois de discussões infrutíferas, veio o consolo de Mike Skupin ao colega: "Existem rachaduras nesse grupo. Espere que elas irão aparecer". E graças a vitória de Penner na Imunidade elas apareceram. 
  Em seguida, vemos mais o início do show de Lisa nesse episódio, mais uma vez aparecendo muito bem. Ao contrário das outras antecessoras do seu estilo de jogo, Lisa não fica só sendo legal e simpática, mas ela também age. O que me faz gostar ainda mais dela, mas ao mesmo tempo pode prejudicá-la na Final, pois ela pode eventualmente atrair muita atenção para si mesma de forma negativa. Mas voltando ao episódio, ela e Jeff discutem a possibilidade de antecipar a queda dos Bad Boys antes do previsto, ou seja, manter Penner e Skupin em detrimento dos Tandang 3 dominantes. Algo me diz que mesmo com a saída de Jeff Kent, essa conversa começa a preparar o terreno para uma saída de Abi, Pete e ou Artis semana que vem.
  Chegamos ao Desafio de Recompensa onde Abi mostra que está longe de ser horrível em Desafios, embora não tenha tido um desempenho excepcional e a vitória do time amarelo. As formações desses times, aliás, foram bem curiosas: de um lado os malvados, um bland e Skupin e do outro os quatro jogadores que eu mais quero que vençam (adiciono aqui Skupin nessa lista) que são Lisa, Denise, Malcolm e Penner e com Jeff Kent. Isso foi ressaltado no banquete de Recompensa, com Penner tentando induzir uma mudança no cenário daquele momento, porém de acordo com o confessionário de Malcolm, as coisas pareciam que não iriam mudar para o nosso querido Puto do Motim.
  Enquanto os bonzinhos celebravam, os Bad Boys falaram um bocado. Após um comentário insignificante de Artis, vem uma das grandes cenas subestimadas do episódio, onde Abi explica para Carter como funciona o sistema de alianças atual do jogo como uma professora primária explicando uma matéria para um menino de dez anos. O mais louco é que a brasileira só falou que a aliança dos Tandang incluía os três Bad Boys + Lisa e ela não citou Skupin com o ex-líder psicopata da Kucha a seu lado. Ou seja, Abi sendo Abi e Carter sendo Carter. Perfeito. Daí vem o comentário de Pete dizendo que ele precisava tomar cuidado com Abi pois ela soltar informação de forma muito fácil, o que a torna perigosa. Abi é instável inclusive com o seu aliado mais próximo, o que faz Pete ficar preocupado com a presença da brasileira. Porém ele sabe que se a brasileira for para a Final, obviamente ela não irá ganhar. Daí vem a conversa que define o que irá acontecer no CT: Pete discute a possibilidade de mirar na Kalabaw, em Malcolm e depois em Skupin, ao contrário do estabelecido no episódio anterior.
  Vem o esperado Desafio de Imunidade, daqueles para causar bastante drama, com a divisão em duas partes. Dos dez, apenas Pete, Jeff e Penner, após uma emocionante disputa com Skupin, passam para a próxima fase. Depois os três restantes montam um quebra-cabeça em forma de cobra e após uma disputa equilibrada, Penner vence. Se ironia é o tema central desse episódio, dois fatos me chamaram a atenção aqui nesse desafio: 1- O fato dos dois que enfrentaram Penner nessa final foram os dois que receberam votos, Pete e Jeff, sendo que este acabou sendo o eliminado. 2 - O legal é que o quebra-cabeça de Penner foi em formato de cobra! Tudo a ver com o nosso amigo Penner. A sacada mais legal da edição foi mostrar Penner dando um beijo na cabeça da cobra.
  Com a vitória de Penner, tudo mudou e a especulação começou a rolar solta no acampamento.
 Primeiramente a ideia era manter o plano original, ou seja, atacar os retornantes e eliminar Skupin. Em relação a Mike, acho que ele estará salvo por pelo menos dois CT´s. Voltando ao confessionário de Pete após a Recompensa, a ideia dos Tandang 3 é mirar na Kalabaw, em Malcolm e posteriormente em Skupin e Lisa. Faz sentido agora manter a aliança Tandang intacta pois até o fim do jogo os Bad Boys continuam em vantagem.
  Daí veio uma das bombas do episódio. Lisa fala com Pete que Malcolm tem o Ídolo de Imunidade. E mais: propõe um blindside ao cabeludo. Daí Pete, que vem fazendo um bom jogo, comete um erro fatal ao confiar no cabeludo e mais: confronta Malcolm sobre o Ídolo. E ainda por cima engole a história toda, desconfiando de Lisa. Aí não dá pra entender... Mesmo que talvez Malcolm não tivesse o Ídolo, porque confiar tanto num cara que é visivelmente seu rival agora no jogo, é uma ameaça física e social? E que tem um laço forte com Denise, da Kalabaw? Eu gosto de Malcolm e quero ver ele na final, mas um blindside nele seria perfeito para as pretensões da Tandang pós-Fusão, pois eliminaria uma ameaça física, tiraria um possível swing vote e um Ídolo de Imunidade do jogo. Pete ainda fala com Malcolm: "Eu posso te salvar". Malcolm se aproveita da fraqueza do oponente, então, espertamente desvia o alvo de si e sugere o voto em Jeff.
  Jeff percebe que a maré está virando contra ele e propõe junto com Malcolm votar em Pete. Essa é uma escolha mais lógica do que a tomada semana passada. Sim, eu falei que não achei a decisão de Jeff totalmente ruim se pensarmos que no Final 3 contra qualquer um dos Bad Boys ele ganharia. Mas em termos de chegar até lá ele ficou numa situação ruim, pois ele é visivelmente uma ameaça. O voto em Pete aqui é uma boa escolha, pois ele também é uma ameaça física e estratégica e isso ajudaria a dar a maioria que a Kalabaw tanto necessita nesse momento. 
  Daí chegamos a um CT memorável e digo aqui: com certeza TOP 5 e se falarem por aí que é número 1 posso até discordar (tem um que eu ainda gosto mais) mas não acharei nenhum absurdo as pessoas colocarem no topo de suas listas. RC entrando maravilhosa no CT, a risada maluca e bizarra de Malcolm e seu duelo verbal com Lisa, o cabeludo dando um blefe digno de jogador de pôquer ao mostrar o Ídolo e ameaçar pô-lo em jogo, Abi linguaruda mais uma vez contando o plano todo de alianças da Tandang, entregando o Ídolo que ela achou na Tandang e pedindo desculpas, Penner com uma atuação digna de Oscar (vale lembrar que Jonathan Penner é ator na vida real assim como Lisa) propondo uma reviravolta no jogo com Lisa também entrando no jogo e Jeff antes da votação dizendo que aquilo tudo era muito divertido. Daí temos a votação, Jeff é eliminado em mais um blindside maravilhoso e com uma das declarações pós-CT mais malucas da história, um grande desabafo que sobrou até para o reeleito Barack Obama. Antes disso nosso amigo Probst vem com uma declaração totalmente imbecil e desnecessária: "Este voto pode ser como uma das maiores oportunidades desperdiçadas da história desse jogo". Pra quê? Porque? Bom, um sujeito que põe Samoa como a terceira melhor temporada... Não preciso dizer mais nada.
  Em relação a Jeff Kent, desse eu gostei. Ele pelo menos foi um cara com atitude, que quis jogar o jogo e não se omitiu ou se escondeu por trás de alguém (Carter, estou falando com você.). Acho que o grande problema de Jeff foi não ter começado a trabalhar na aliança que ele propôs antes do CT muito em cima da hora, ao invés de começar a investir nessa alternativa logo depois da Recompensa ou até depois da Imunidade. Ele ficou tão fixado em eliminar Penner, que não considerou em nenhum momento que ele também era uma ameaça física e estratégica. Ele só discutiu muito rapidamente com Lisa, mas ficou nisso. Resultado: ele acabou deixando rolar e quando Malcolm sugeriu o nome de Jeff, o estrago já tinha sido feito. Para mim, os confessionários e atitudes de Lisa (e Skupin por consequência) nos dois últimos deixaram bem claro que eles seguiriam os Bad Boys. Lisa quer ir para a Final com os Tandang 3 pois ela sabe que ela tem a chance de ganhar e Skupin vota com ela. E Penner obviamente ainda devia estar puto com Jeff pelo que aconteceu no CT passado. Acabou que o voto contra Abi foi mais um voto de protesto que qualquer coisa. Graças a Raquel Costa (Valeu!), soube do twitter de Skupin dizendo que Penner sabia que os Tandang teriam votos suficientes (junto com o homem do chapéu, é claro) e quis dar um susto na brasileira, tipo pegadinha do Mallandro (HÁ!, ia ser maneiro se Penner imitasse o Sérgio Mallandro no voto). Ou seja, Jeff acabou sendo vítima de sua própria estratégia fracassada no episódio anterior (Fracassada no caso pois ele não conseguiu eliminar Penner, que era o seu grande objetivo). Tá, ele é republicano (argh!), mas como jogador de Survivor eu gostei de Jeff Kent.
  E agora? A pergunta que todos se fazem. Eu acredito que o alvo principal ainda é Penner dos Tandang. Se Penner fizer algo ainda mais improvável no próximo episódio do que ele já fez nesse, que é ganhar duas Imunidades em sequência, a coisa pode sobrar para Carter. Mas o preview do episódio sugere que Lisa pode mudar de lado (e levar Skupin junto) e votar com a Kalabaw, o que também não é nada absurdo, pois o problema para ela ainda persiste: por mais que para a loira americana continuar com a Tandang seja bom imaginando um cenário de F3, ela ainda estará em minoria diante dos Bad Boys, que ainda tem três votos e dificilmente irão mudar de lado a essa altura do campeonato. Acho pouco provável, mas Malcolm também pode ser um alvo pelo fato de ter escondido o Ídolo de Imunidade, mas o mesmo Ídolo pode salvá-lo de novo do voto. Acho que os Tandang não irão correr o risco de se darem mal eliminando Malcolm ainda, porque a polêmica do Ídolo ainda está muito recente. A coisa será decidida, então, por Lisa e Skupin, que estarão na posição de swing votes. E com algumas grandes exceções, ser o swing vote não é bom, pois você será sempre visto como um traidor da aliança. A não ser que você tenha uma lábia incrível para se justificar ao longo do jogo e/ou num CT final, em geral a galera que muda de lado muitas vezes é mal vista pelo Júri, por mais que nós gostemos desses jogadores. Por isso eu acho que Lisa por mais legal e boa que seja, começa a ter suas chances de ganhar reduzidas, pois ela ficará numa situação complicada num Final 4 ou 5 com os Tandang ou será mal vista com a Kalabaw pelos Bad Boys no Júri.
  Para terminar, não poderia deixar de agradecer a Jeff Kent por esse episódio maravilhoso. Se ele tivesse seguido com os Tandang na semana passada (uma decisão que se revelou ruim), poderíamos correr um risco de um possível Pagonging dos Kalabaw + RC, Lisa e Skupin e não ver um dos episódios mais fantásticos, imprevisíveis e cheios de alternativas que foi este episódio. Sim, agradeço a Penner pela vitória na Imunidade, mas se Jeff não tivesse mudado de lado na semana passada, a chance de vermos um episódio como esse, com uma ironia trágica linda como essa, nada disso teria acontecido. Valeu Kent!




  

Comentários aleatórios:

- Agradeço a Dyego Vilela e Raquel Costa a ajuda aqui no post mais uma vez. Obrigado!

- Tivemos um episódio como esse onde 70% dos jogadores eram homens. O que prova o seguinte: não interessa se é homem ou mulher, o importante é um elenco, independente do gênero.
- RC é uma das Survivors mais lindas da história. Ponto.
- Em relação a Lisa e mudanças de opinião: não necessariamente a gente tem que carregar a mesma opinião para sempre. Se eu achar e/ou alguém me provar que eu estou errado, volto atrás no erro sem problema nenhum. A mesma coisa vale para Lisa. Nesses dois últimos episódios principalmente, o jogo dela tem sido maravilhoso. Obviamente ela está em maior evidência pois a Tandang não foi a nenhum CT pré-Fusão. As vezes as pessoas mudam de opinião e basta um momento para que elas se transformem em uma pessoa diferente. Por mais improvável e maluco que pareça, as pessoas podem mudar de uma hora para outra. Já vimos isso acontecer em Survivor algumas vezes, para o bem e para o mal. Essa Lisa está jogando muito agora e é uma das minhas milhares de torcidas nessa temporada (excluindo aqui Carter e Artis).

Comentários sobre TAR ficam pra semana que vem.    

2 comentários:

  1. Depende de quem for para a final com a Lisa.

    Mas pensando em qualquer possibilidade de FC ela só perderia os votos de Abi, Artis e Pete, talvez de Malcom. Penner e Skupin com certeza votariam nela e Carter, Denise, Jeff e RC não teriam por que não votar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí é q tá Kelly, eu propus dois cenários para Lisa num eventual F3.

      Cenário 1- Lisa vai pra final com Abi, Artis e Pete. Se ela for pra final com eles acho que ela vai tem grandes chances de ganhar, porém pode perder alguns votos se ela não explicar muito bem o porque ela não tomou certas decisões. Mas nesse cenário ela dificilmente perderá.

      Cenário 2 - Lisa vai pra final com a Kalabaw + Malcolm + Skupin - Aqui acho bem mais difícil dela ganhar, pois além de perder os votos dos Bad Boys, ela corre risco de enfrentar adversários mais fortes e tão bem quistos quanto ela. Nesse cenário, ser um swing vote é muito ruim, ainda mais numa final equilibrada. Mesmo que ela manobre e consiga levar Skupin pra final, ainda pode sobrar Malcolm, Denise ou até Penner, que podem tirar votos dela no CT final.

      O ponto que eu quis levantar é que nos dois cenários Lisa precisa tomar cuidado para não jogar de forma agressiva demais e se queimar. Mas por ora a situação dela no jogo é muito boa.

      Obrigado pelo comentário! Volte sempre!

      Excluir