sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Swimming vote*

Lisa: Skupin, NÃOOOOO!

  Mudar de lado ou não, eis a questão? A grande pergunta que dominou o episódio dessa semana de Survivor Philippines. Com os blindsides e surpresas em alta nessa temporada, foi a vez da edição nos dar um blind com a mudança de lado de Mike Skupin derrubando um dos Bad Boys, Mr. Artis. O episódio ficou muito centrado em Lisa e Penner e na decisão que a antiga estrela adolescente tinha em suas mãos. Depois de duas semanas com episódios nitroglicerínicos, apesar do blind, foi um capítulo bem morno para os padrões que essa temporada já estabeleceu.
  Sempre acho que mudar de lado em geral é arriscado. Acho que se formos pesquisar mais a fundo a história do show, esses movimentos podem ser muito perigosos pelo motivo que Lisa levantou no primeiro episódio pós-Fusão. A pessoa que muda de aliança no meio do caminho acaba sendo vista como traidora pelos outros parceiros e isso acaba sendo ruim para a pessoa dentro do jogo mais a frente e até no CT final. Ao longo das temporadas, já vimos pessoas que já estiveram na posição de Mike Skupin e Lisa se darem muito mal pois as pessoas perderam a confiança neles ao longo do jogo. Pra ficar numa temporada sem muito problema em relação a spoilers, em South Pacific, quando achei movimento de Cochran ruim na época foi pela forma como ele lidou com isso, deixando a tribo Savaii na mão e já sendo odiado pela tribo, com um péssimo jogo social e portanto, sem chance nenhuma de ganhar o milhão numa eventual final, pois seria visto como um traidor. Mas o caso de Cochran foi ainda pior, pois ele ainda foi eliminado bem antes da Final.
  Por outro lado, já vimos exemplos positivos de mudanças de lado. (SPOILERS SURVIVOR MARQUESAS E THE AMAZON, quem viu passe o cursor no trecho em branco, se não viu não leia!!) Em Marquesas, Vecepia acabou vencendo pois soube lidar bem com as flutuações do jogo, sobretudo por fez um ótimo jogo social, preparando o terreno para que, mesmo com eventuais traições e mudanças de lado, como as que acabaram acontecendo, ela ficasse bem com todos, tanto que ela bateu Neleh na final, uma Rotu num Júri com uma maioria expressiva de integrantes da tribo azul. Em The Amazon, Rob Cesternino mudou ainda mais de lado e foi ainda mais habilidoso, tanto em termos de estratégia como em social, escolhendo os momentos e horas certas para mudar de lado. Ele só não ganhou a temporada pois perdeu a Imunidade final para Jenna. Mas ele conseguiu sólidas alianças com Deena, Butch e Christy (pessoas mais excluídas) e Dave e Alex, o que praticamente garantiria a maioria de votos para Rob C. Mas acho que ao contrário do que já ouvi em outros podcasts de Survivor, acho que flexibilidade não é uma qualidade obrigatoriamente necessária ao bom jogador de Survivor. A não ser que consiga contornar muito bem as situações e preparar bem o terreno para eventuais traições ou desviar alvos para outros jogadores menos sociáveis e mais odiáveis, o swimming vote fica em geral numa posição ruim dentro do jogo. É quase sempre uma armadilha estar nessa posição para as pessoas que não estão preparadas. Para ganhar o jogo ou pelo menos chegar até a Final, é melhor (obviamente essa é a minha opinião) você liderar a aliança (se a pessoa tiver essa personalidade) ou ser um seguidor, estar como os americanos chamam de "under the radar", sem irritar ninguém ao longo do jogo e ao mesmo tempo não demonstrar sinais de agressividade em termos estratégicos em sua trajetória ao longo dos 39 dias. Óbvio que em algum momento, se você está numa situação ruim e está pra ser eliminado, mudar é uma necessidade. Mas o ideal é não se colocar ou estar numa situação como essa.
  Assim como elogiei Jeff por ter mudado de posição, mas fiz a ressalva que ele deveria planejar muito bem os próximos passos a partir daí senão a mudança por si só não adiantaria de nada, a mesma coisa vale para Mike Skupin. Achei na situação dele, a mudança foi lógica, pois ele estava no fundo da aliança da Tandang e provavelmente seria eliminado no Final 5. Então mudar de lado aqui foi a melhor opção. Se compararmos novamente a situação de Jeff com Skupin, a troca de lado para Kent foi ainda pior, pois ele era um líder de aliança, mesmo com ameaças como Penner e Denise (e eventualmente Malcolm). Sim, acho que Mike fez bem em mudar de lado. Acho que há uma boa chance que nessa aliança ele consiga ir para a Final com Penner e Carter. O grande problema é que aqui neste cenário, não vejo chance de Skupin ganhar pois Penner teve de superar tantos obstáculos para chegar a Final e é respeitado até pelos rivais Bad Boys (mais a frente comentarei sobre isso melhor). O que Mike poderia tentar fazer, embora ache isso arriscado demais e não vejo isso acontecendo é puxar Lisa e Penner para uma aliança secreta e se juntarem a Abi e Pete para eliminar Carter, Malcolm e Denise. De qualquer maneira, hoje não consigo enxergar um cenário onde Skupín possa ganhar, ainda mais com essa traição e com uma presença eventual dos Bad Boys no Júri, que vão fazer bullying e não votarão nele.
  Achei que o episódio não foi tão bom por alguns erros de edição. O primeiro deles já acontece desde o início da temporada, que foi não mostrar Artis. A única coisa que ele fez o jogo inteiro que a gente viu foi reclamar de Skupin o tempo todo. "Skupin não me deu presente de aniversário e mimimi, mimimi". Tirando isso, ele não mostrou nada de interessante. E isso acabou tendo um impacto no epísódio pois não conhecemos Artis a fundo para que nos importássemos com ele. Outro foi concentrar de forma desnecessária o episódio em Lisa e Penner, pelo menos para este episódio em específico. Isso pode ter alguma importância para o fim da temporada, coisa que vou discutir mais a frente, mas Lisa não foi uma agente direta da eliminação de Artis e portanto perdeu-se um tempo gigantesco com mais confessionários com personagens que foram eclipsados pós-Fusão como Malcolm e Denise. O primeiro ao menos já foi alvo de uma eliminação e se saiu bem com o blefe do Ídolo no CT anterior. Acho que Denise até apareceu mais nesse episódio, planejando a jogada de eliminar Artis, com o comentário zoando Abi e um confessionário sobre o jogo. Vejo até as pessoas reclamando de Denise agora, mas ela é isso aí. Ela sempre foi muito mais focada em estratégia e uma máquina em Desafios do que qualquer coisa. Acho que a diferença para ela agora é que ela aparece menos e ao invés de ser uma coitada que só perde, nesse momento ela se encontra num momento bastante seguro no jogo. Embora ache que ao contrário de jogadores com o perfil dela, como Kim e Sophie, ela tem muito mais a dizer e é uma personagem mais interessante. Outro que também sumiu foi Pete, que só deu um confessionário relevante no episódio, sendo que ele é uma figura importante no jogo e um bom jogador, por mais que ele cometa falhas normais devido a imaturidade. Foi um cara que cresceu muito no meu conceito ao longo da temporada e deveria aparecer mais. Enfim, gostei do blindside da edição, mas achei que ficou faltando esses dois pontos que ressaltei ao longo do parágrafo: mostrar Artis melhor ao longo da temporada e não se focar tanto num dilema Penner-Lisa que acabou sendo tão importante.
  Se dá pra dizer que o episódio teve um vencedor, esse foi Penner. O cara já se livrou de três eliminações praticamente certas e agora, por ora, está numa boa posição no jogo. No início da Fusão, mesmo após a eliminação de RC não acreditava nas chances de Penner, pois acho que ele cometeu alguns erros na fase tribal, tais como ficar procurando muito o Ídolo e se sociazliar pouco com a tribo. Mas dois confessionários desse episódio de hoje foram bastante interessantes e possivelmente reveladores sobre a nova condição de Penner no jogo. O primeiro foi de Abi, falando que Penner era muito charmoso e esperto demais para o seu próprio bem. O segundo foi de Pete no voto dizendo o seguinte:

Não estou te mandando para casa porque você é um retornante. Estou te eliminando porque você é muito bom neste jogo e eu respeito isso.

 Acho que neste momento, Penner pode agora, depois de eliminar Pete e Abi escolher com quem vai para a Final. Nesse momento o melhor caminho é ir com Carter e Skupin, pois nesse cenário ele ganha fácil. O grande problema para não só Penner, mas para Lisa e talvez Pete ganharem o jogo é Malcolm/Denise. Os dois são grandes ameaças para o título. Se um deles chegar a Final, ganha. Além de serem grandes ameaças para uma vitória, são perigosos por serem um bloco de votos e mais ainda, um bloco de votos com um Ídolo! Se um dos três que eu citei anteriormente quiser ganhar o jogo, é fundamental se livrar de Malcolm e Denise. Tendo dito isto, não acho que Penner virou o grande favorito a ganhar o jogo, mas acho que coisas do tipo as cenas dele usando psicologia pesada em Lisa, o protagonismo na Recompensa com as crianças (a cena do meu nome é Normal e as crianças respondendo "Oi, Normal!" é muito boa), e uma edição um pouco heroica que ele teve no episódio, culminando na cena em que ele fala com Lisa: "Que história você quer que seja contada nessa temporada: os bons ou os maus vencendo?" de certa forma pode preparar o terreno para uma vitória de Jonathan.
  Enfim, agora é ver o que vai acontecer. A princípio, acredito que os alvos agora sejam Abi e Pete. Mas a coisa vai depender mais uma vez de Skupin e Lisa e da influência de alguns fatores como como os 2 Ídolos ainda a serem jogados e uma eventual vitória de um dos dois Bad Boys em uma Imunidade. Apesar desse episódio mais fraco, ainda nutro boas esperanças para o resto da temporada como um todo.

Comentários aleatórios:

*Swimming vote, uma das sacadas mais geniais que eu vi na comunidade Survivor Downloads, acho que foi criação do Edu "Andrew Savage". Uma singela homenagem.
- O que falar da brasileira Abi? Eu ouvi uma entrevista bastante interessante de Jeff Probst a Rob Cesternino (clique aqui para ouvir) falando sobre muitas coisas a respeito de Survivor. Sobre Abi, ele a definiu como uma nova vilã. Acho que pra decepção de muita gente, vejo ela mais como uma maluca, como Shane, Philip, Coach (em Tocantins e HvsV), Tarzan, Dreamz e outros) do que uma vilã. Curiosa foi a cena em que ela chamou Lisa de ingênua, quando acho que ela vem cometendo muitos erros ao longo da temporada por ingenuidade, como por exemplo, ser uma linguaruda nos CT's. E confesso que tenho gostado mais dela como personagem. Vilões em geral tem um comportamento mais reto ao longo das temporadas. Acho que Abi tem um comportamento muito errático e instável para uma vilã. Numa definição arquetípica, acho que Abi é mais um Camaleão (uma personagem que tem um comportamento imprevisível) do que uma Sombra (extremo oposto ao Herói, inclusive no modo de agir). A cena dela tacando o coco na cabeça de Skupin sem querer é a mais engraçada da temporada até agora.


 

- O desafio de Recompensa foi bem legal. Já não via esse desafio acontecer há muito tempo. Sempre gera alguns momentos bem legais e algumas cenas tocantes, outras como a de Normal Penner.
- Lisa agora fica numa situação complicada. Assim que eventualmente Pete/Abi se forem, ela fica disponível para ir embora no Final 6. A não ser que ela maneje isso de uma forma boa, ela foi pra mim a principal perdedora do episódio. Curioso para ver a conversa entre ela e Skupin pós-CT.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário