sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Apostas para a final

Quem vai ganhar a última edição de Survivor antes do fim do mundo?

  Devido ao pouco tempo que terei nas próximas semanas para fazer posts, já farei o meu post falando hoje (dia 7 de dezembro de 2012) sobre as chances dos cinco candidatos ao milhão de dólares para ganharem o título de Sole Survivor. Vale lembrar antes de enumerar os candidatos que há uma forte possibilidade de Final 2 nessa temporada. Eu acho que é quase certo disso acontecer, pois semana que vem teremos a definição do F4 para a Finale de domingo. E com uma Finale de 2 horas, como normalmente acontece, eu duvido que eles vão levar esse tempo todo para mostrar a definição do F3, a galera se despedindo do acampamento mais o CTF. Esse Júri teria que ser o melhor de todos os tempos para ficar falando uma hora, sendo que o Júri em média leva menos tempo. Pode acontecer? Pode. Mas eu acho improvável. Então os meus palpites vão levar em conta a formação de um F2 para o Conselho Tribal Final. Com isso vou fazer a minha lista em ordem decrescente de favoritismo, num modelo semelhante ao que fiz em South Pacific (cliquem aqui para dar uma relembrada):




Malcolm - Insisto, hoje, de acordo com a edição e com o que vi do jogo, ele é o grande favorito ao milhão. Muitos criticam a falta de estratégia, mas eu acho que o jogo social dele é tão bom que ele realmente não precisou em nenhum momento usar o Ídolo. E ao longo da temporada ele demonstrou uma grande capacidade de percepção dos movimentos dos outros ao longo do jogo. Vale lembrar alguns momentos em que Malcolm usou a sua estratégia bem casada com o seu social:
1 - A mentira deslavada para Pete na eliminação de Jeff Kent. Sim, foi uma mentira cara de pau e Pete foi idiota. Mas ele comprou a mentira e em parte isso foi um mérito de Malcolm. Vale lembrar que ele ainda teve de reverter os danos provocados pela descoberta de seu Ídolo escondido por Lisa (a mesma contou para Pete sobre o Ídolo).
2 - A escolha na Recompensa dos "loved ones" em Lisa e Skupin, ao invés de uma aliada direta. De qualquer maneira, o seu aliado direto vai pra final com você e com uma contenção de danos é mais fácil convencer uma pessoa que com certeza vai votar em você do que os swing votes, que por qualquer motivo podem mudar de voto. Se Malcolm não tivesse ganho a Imunidade isso não teria adiantado de nada, mas nesse caso foi o movimento estratégico correto.
3 - O acordo de F4 com Lisa e Skupin alinhavado com a ajuda de Denise. Tá, foi uma sacada óbvia, mas ele se aproveitou de um momento de fraqueza e um erro de Penner e dos "valores morais" de Lisa e Skupin para lhe garantir um lugar no F4. Esse foi um ótimo movimento estratégico.
  Sem contar que ele é elogiado e visto por todos os outros jogadores como a grande ameaça ao milhão. Sim, ele é tão favorito que vai acabar perdendo num final. Mas acho que isso é pouco provável de acontecer. Primeiro que ele já está garantido no F4. Segundo que a grande competição dele na Imunidade do F4 será Skupin e Denise. Terceiro que mesmo no F4 não consigo imaginar Denise traindo Malcolm. Acho que teremos um empate no F4. Com isso, a não ser que a coisa seja decidida na purple rock, acho ele favorito para ganhar no Desafio do fogo. Chegando no F3, ele dificilmente será eliminado, a não ser que Lisa ganhe a Imunidade final, o que é pouco provável. A grande chance de Malcolm rodar é no F4, o que eu acho bem difícil de acontecer. E uma vez no F2, ele ganha em qualquer cenário. Pela minha percepção atual (repito: DE HOJE) Malcolm é o grande favorito. Vai ganhar? Domingo saberemos.

Denise - A terapeuta sexual vem logo atrás em termos de favoritismo em relação ao cabeludo. Acho que se ela chegar a final contra Skupin ou Abi ganha com certeza. Ainda tenho dúvida se ela ganharia num F2 com Lisa (acho que ela teria votos de Malcolm, Penner, Jeff e Carter contra eventuais votos de Abi, Pete, Artis e Skupin em Lisa, sobrando RC, que eu acredito que votaria em Denise). Vale lembrar que além de ser sido uma das sobreviventes da Matsing ao lado do companheiro Malcolm, ela inegavelmente sabe se defender e falar num eventual CT final. Ela é uma terapeuta e tem a idade e a experiência a seu lado, que a favorecem em eventuais duelos na Final contra as desequilibradas Lisa e Abi. Ela pode mudar de lado para evitar um empate no F4, mas ao mesmo tempo com isso ela vai estar se arriscando numa derrota na Imunidade do F3, pois duvido que Lisa, Skupin e até Abi a levariam para uma Final. Por isso acho que o cenário para uma eventual vitória de Denise passa pela permanência de Malcolm pelo menos até o F3. Sim, ela pode vencer o F3 e levar alguém, mas ela vai ter de passar por muita coisa para chegar a Final sem Malcolm. Nem me parece uma coisa que na verdade ela quer pelo o que eu vi da temporada. Outra coisa que conta contra Denise é o fato da edição a estar escondendo nos episódios desde a Fusão (de movimento estratégico só foi mostrado o envolvimento dela na eliminação de Artis) e mostrar muito esse confronto dela com Abi, o que me faz acreditar que ela não terá os três votos dos Bad Boys no Júri.

Lisa - A ex-estrela mirim ganha numa eventual final contra Abi e acho que ela tem maiores chances de ganhar no F2 contra Skupin, mais pelo fato da edição a estar destacando mais como a protagonista da dupla. Além disso, o jogo social dela foi melhor do que o de Skupin. Com certeza Artis não vota em Skupin, então acho que ela já tem esse voto garantido. Se o incentivo e o papo motivacional com o irmão nessa semana tiver adiantado, ela pode conseguir se defender melhor no Júri contra Skupin. Para ela e Skupin seria fundamental que eles puxassem Abi para votar com eles e eliminar Malcolm ou Denise, mas como disse o Edu Savage aí na comunidade, acho que Denise ganha a Imunidade e Malcolm vai usar o Ídolo, forçando o F4 com os dois duos (acho que esse será um final melhor e mais emocionante para a temporada, aliás). Contra Lisa vale a instabilidade emocional demonstrada ao longo do jogo que pode atrapalhá-la numa Final a defender o seu caso.


Mike Skupin - Acho que dos F5 ele só ganha de Abi. Não vejo ele batendo ninguém por que por mais que um retornante na Final seria incrível numa temporada onde se falou muito em derrubar os retornantes, acho que o grande problema de Mike Skupin foi o péssimo jogo social. Num eventual Júri com três Tandangs furiosos com ele, além da traída RC, não acho que ele conseguiria muitos votos contra Lisa numa final, a não ser que Lisa dê uma de Amanda e não consiga se defender na Final, a não ser um eventual voto de Penner. E em termos de edição, me parece que a storyline de Skupin parece exaltar mais o fato dele chegar mais longe, a despeito de todos os acidentes ao longo do caminho, do que de vencedor. Foi o caso que eu falei neste post (clique aqui para lê-lo) sobre os swing votes. Não acho que Mike tenha lidado bem com isso e não o vejo defendendo bem o seu caso na final.

Abi-Maria - Não ganha em nenhum dos cenários pelo fato de ter arranjado muitos inimigos num eventual Júri. RC e Denise com certeza não votam nela, apesar dos votos garantidos de Pete e Artis. Mas não acho que num Júri final ela consiga se defender. O que ela vai dizer? "Ah, eu não fui tão má assim.". Ou "Eu não fiquei irritando vocês com um monte de coisas". Por mais que eu entenda a torcida, em Survivor não tem jeito: se você foi a mais irritante, não vai ganhar. Acho bastante difícil dela passar do F5, a não ser que ela ganhe a Imunidade ou que Lisa ou Skupin ganhem a Imunidade e votem com ela. Mas pelos desempenhos anteriores, a não ser naquela prova em que ela teve vantagem, é bem pouco provável. Acho que realmente Denise ou Malcolm vão ganhar a Imunidade e Lisa e Skupin ficarão num beco sem saída. Mesmo eliminando Malcolm e depois Denise, no F3 ela ainda teria que superar Skupin e Lisa, o que é pouco provável também. O que eu disse sobre as chances de ganhar de Brandon Hantz em South Pacific valem para a brasileira: 0,00000000000000001% de chance.

  Enfim, esses são os meus palpites. Posso estar errado, mas Survivor se parece muito com futebol. Não dá pra se apostar nada com 100% de certeza. Dá pra se observar cenários e calcular probabilidades, mas não dá pra chegar a um resultado absoluto.
  Tem um cenário que eu não discuti. E se Malcolm ganhar a Imunidade no F4? Ele dá o Ídolo para Denise ou trai a aliada? Não acho que ele escolherá a segunda opção agora, pois Denise é um voto a seu favor contra uma dupla inquebrantável. E acho que para ele o Júri não verá a traição contra uma Matsing com bons olhos.
  É isso. Agora é esperar pela Finale no dia 16 de dezembro. Se o mundo não acabar antes, rolará um post sobre a temporada e primeiras impressões da temporada futura. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário