sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O grande cara

A melhor imagem de Carter que eu achei no Google...


  Survivor Philippines nos apresentou o episódio mais fraco desde o início da Fusão. Para compensar, o desafio dos "loved ones" foi mais prolongado do que em outras temporadas. E, para culminar, a eliminação do personagem mais fraco da temporada. Mesmo que eu não seja fã de Russell Swan e Dana tenha sido bastante eclipsada na Kalabaw, ao menos Russell deu uns chiliques e Dana teve uma evacuação dramática, ou seja, os dois tiveram alguma relevância ao longo da temporada. Carter nem isso. "Um grande cara!". As palavras de Mike Skupin ecoam ainda em nossos ouvidos, resumindo a trajetória de Carter Williams.
  Bom, falando primeiramente em termos de episódio, de cara o show dessa semana começou a Recompensa e os "loved ones". Eu não sou muito de me emocionar nessas horas, mas achei bonita a relação de Mike Skupin com o filho dele. Foi muito legal ver a mãe de Abi falando em português! Fiquei bastante feliz de ver como Dona Vera foi um dos grandes destaques do Desafio. "Vaaaaai, joga mais forrrte!", berrou ela para a filha. Infelizmente a mãe de Abi não foi bem, numa sequência de três dias péssima para Abi termos de desafios. Outro destaque foi para o irmão de Malcolm, que na preview da semana passada parecia ser uma grande ameaça para o cabeludo sem arco no jogo. Mas acabou que o irmão de Malcolm ganhou o Desafio e me pareceu um irmão gêmeo magro do Hurley de Lost. De relevante, em termos de episódio, nada. 
  Porém, em termos de airtime, nada superou as conversas entre Lisa e seu irmão Justice (haha!). Depois de ficar nos últimos episódios chorando mais que a Maria do Bairro e a Marimar juntas, sobre o dilema entre ser uma boa jogadora de Survivor e seguir os seus valores cristãos, finalmente a ex-estrela mirim se tocou: Ele tinha que começar a jogar. Survivor é apenas um jogo e seja o que Deus quiser. Lisa finalmente combinou com Skupin sobre a possibilidade de um blindside em Malcolm.
  Entretanto, tudo veio por água abaixo quando o cabeludo ganhou a primeira Imunidade na hora em que mais precisou. Ele e Carter disputaram no final da prova pau a pau, mas não teve jeito. Malcolm se salvou de um blindside e mais: Com o Ídolo, garantiu a sua presença no F4. Daí o plano de Lisa e Skupin foi estranhamente abortado. Estranhamente por que ao invés de Malcolm, eles poderiam ter eliminado Denise, que apesar de ser menos favorita que Malcolm, ainda é uma grande adversária para uma eventual Final. Mas o escolhido acabou sendo Carter pelo fato de Abi ser considerada por eles uma pessoa sem chance de ganhar o jogo. No final das contas, Carter acabou sendo eliminado, contradizendo as palavras de Denise há duas semanas sobre levar para o Final pessoas merecedoras.
  Bom, durante todos esses meses e ao longo da temporada eu detonei Carter. Achei que ao contrário do resto do elenco (principalmente a partir da Fusão), ele foi irrelevante e sem graça. Eu pretendia escrever esse post de certa forma defendendo o cara. Por mais bland e invísivel que ele fosse, o jogo social dele foi espetacular. A ponto de nas entrevistas pós-jogo para Rob Cesternino, Jeff e Penner o elogiarem, defendendo o cara. Ao longo do jogo, alguns confessionários, culminando com as palavras de Mike Skupin e mais algumas ações (trocar a sua comida por arroz e feijão para a tribo no leilão, por exemplo) fizeram com que eu mudasse a minha percepção de Carter como jogador. Sim, como personagem ele é péssimo, mas um cara que sai adorado por todos no jogo... Ele realmente jogou bem.
  Daí veio a entrevista que ele deu para Rob Cesternino (clique aqui). Nessa entrevista ele falou uma coisa bastante interessante: o que fez com que RC e Jeff fossem eliminados foi o fato deles falarem de estratégia o tempo todo. Isso acabou assustando o resto da tribo. Carter percebeu que a sua estratégia no jogo era ser o cara legal: que trabalha pra caramba no acampamento, gentil e companheiro. Se as pessoas gostassem dele o suficiente ele iria ficando até o fim. No fim das contas, ele seria vencedor porque basicamente não fez mal a ninguém ao longo do jogo. E num jogo como Survivor, que é basicamente social e com possivelmente pessoas como Lisa e Skupin no Júri para defendê-lo, ele teria grandes chances de ser o Sole Survivor. Ouvindo essa entrevista, faz sentido a declaração dele no CT à tribo lembrando a promessa de Denise. Na estratégia de Carter, esse movimento faz sentido.
  Ao longo do show, vemos essa estratégia fazer alguns vencedores, dentre eles dois que são os que eu menos gosto. Mas ser under the radar é uma estratégia. Sim, é uma estratégia que não gostamos tanto, mas é uma estratégia válida. No fim das contas, em Survivor, ganha quem irritou menos pessoas ao longo do caminho. Se eu estivesse do Júri de algumas temporadas com vencedores que eu não gosto eu votaria em outras opções. Mas esses vencedores tem um mérito de em seu estilo de jogo serem competentes à ponto de ganhar as pessoas. Podemos discutir se é intencional ou não, se as pessoas calcularam sempre essa estratégia ou não, mas no final das contas faço minhas as palavras de Boston Rob em uma entrevista para o Survivor Oz:

Jogue Survivor de acordo com a sua personalidade. Seja você mesmo. 

  No final das contas, essas pessoas na maior parte das vezes (algumas foram afetadas por edição) foram elas mesmas na vida real, pessoas comuns que deram muita sorte e foram muito competentes dentro de sua estratégia, se dando bem. Acho que essa retificação aos under the radar de minha parte deveria ser feita.


Comentários aleatórios:

- Tem uma hora que Mike, Lisa e seus "loved ones" brincando que se Jesus jogasse Survivor ele seria como Malcolm. Muito boa.
- Separados no nascimento? Eu estou viajando?

Hurley (Lost):


Irmão de Malcolm:


- Valeu pelos comentários de semana passada. Minha ideia original era seguir a ordem cronológica de onde parei com as reviews de temporadas (continuar a partir de Panamá), mas gostaria de ver se vocês tinham alguma outra preferência. Como a maior parte concordou com a minha ideia inicial, assim será (a partir de janeiro ou fevereiro).
- E vem aí a parte 2 do mega post antes da Finale até terça. Na próxima parte falo das minhas apostas para quem vai ganhar Survivor Philippines e porque. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário