quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Acelerando a harmonia

Edição do episódio passado estava mais rápida que Usain Bolt e esse carro!

  Provavelmente a maior parte das pessoas que lerão esse texto não são fãs dos desfiles de escola de samba. Torcem o nariz por acharem um negócio chato e sem graça (hoje eu concordo em relação o que a gente observa na maior parte das escolas de samba atualmente). Irei usar uma analogia dos desfiles para explicar o que senti vendo o episódio ontem: parecia que estava vendo uma escola lutando para não estourar o tempo na Marquês de Sapucaí. Não preciso ir longe para dar um exemplo prático disso: a confusão da Mangueira esse ano, que acabou perdendo 0,6 ponto por ultrapassar o tempo limite e ficou com uma péssima oitava colocação devido a problemas de harmonia, evolução e conjunto. Mas voltando a Survivor, a edição corrida desse episódio não me fez gostar tanto quanto eu curti a premiere. Não que a edição tenha sido perfeita na premiere, mas eu não me assustei e falei comigo mesmo "mas já?" no CT.
  Em parte a culpa se deve ao preview do episódio anterior que prometeu uma possível explosão de Brandon na tribo dos Veteranos. Ela aconteceu, mas foi bem menos intensa do que eu esperava. Achei na discussão com Dawn sobre a eliminação de Francesca ele teve uma reação normal ao ver a sua amiga sendo eliminada naquelas circunstâncias. Errada estava Dawn que tentou explicar o que aconteceu e acabou se desgastando à toa (será que ela não conhecia Brandon???) tem um complexo de querer ser a mãe perfeita e acertar tudo, que acabou culminando na choradeira dela. De longe, o momento mais chato do episódio, que acabou me fazendo lembrar porque sempre torci o nariz pra ela como personagem e jogadora. No dia seguinte, Brandon acordou e teve uma conversa conciliatória com Cochran (que deu um ótimo confessionário definindo o sobrinho de Russell quase como um sociopata instável) e Philip, mas o Specialist não caiu na conversa de Lil Hantz. O mais engraçado do confessionário de Philip sobre isso foi ele falando que Brandon era maluco. Philip que acabou sendo o outro protagonista do episódio, dando mais um show a parte com os codinomes para os membros da aliança Stealth For Us Ink. O que eu achei mais engraçado foi que Philip fez a apresentação do seu time (ou aliança) para as câmeras, algo raro em Survivor. Assim como eu, a produção ama o agente secreto, pois eu não me lembro de ter visto alguém falando diretamente com as câmeras a não ser num confessionário ou em ocasionais vezes na Ilha do Exílio. E tivemos Brandon reclamando de Philip. E foi isso a edição dos Favoritos no episódio. 
  Com a derrota na Imunidade (por pouco os Favoritos não entregaram um desafio já ganho para os rivais), os Novatos foram os protagonistas do episódio. Shamar continua sendo o dominante em airtime, irritando a todos, especialmente a aliança High School. Reynold acabou batendo de frente com o grandalhão e os dois tiveram uma discussão feia. Eu gostei dele na premiere e ele foi esperto em achar o Ídolo (embora achar essa bodega seja a coisa mais fácil do mundo atualmente), mas ele não tem nenhuma noção de jogo. Ele se condenou de forma idiota se agarrando com Allie nos primeiros três dias e por mais que ele tenha um Ídolo, está numa posição ruim e poderia ter sido eliminado, se não fosse um erro, na minha opinião, da aliança dominante na tribo dos Novatos.
  O que me leva a única pessoa que eu realmente gostei nesse episódio e quase não apareceu na premiere, Sherri. Ela é esperta e me lembra muito Tracy, da versão Fans vs Favorites. A diferença dessa vez é que Sherri está na aliança dominante. Gostei da forma que ela pretende usar Shamar para levá-lo até a Final com ela. Gostei da segurança que ela demonstrou no Conselho Tribal falando com os membros da aliança que iria manter o plano. Sim, tivemos Laura com a sua observação sobre o Ídolo no Conselho Tribal, que acabou sendo o grande momento do episódio. Foi um bom momento dramático, mas achei a edição tão apressada e tão concentrada em Shamar e dilema sobre o Ídolo que eu pouco me importei com Laura. Ela só apareceu para protagonizar um momento de dois minutos (se tanto) no CT. Na verdade eu teria guardado essa informação pra mim ou contar para os membros da minha aliança. Agora Reynold sabe que os outros sabem sobre o Ídolo e isso pode acabar quebrando a unidade da aliança. Mais uma vez, assim como a eliminação de Francesca, me parece que os Survivors estão mais preocupados em "causar" do que pensar e jogar corretamente. Nada contra, foi o grande momento do episódio, mas não foi uma boa jogada dela pensando estrategicamente.
  Voltando ao erro da aliança dominante da tribo dos Novatos, achei que foi um erro não eliminar Reynold agora pois eles já se livrariam do problema. Mesmo que um Ídolo voltasse a ser jogado, ao menos os outros três restantes (Eddie, Allie e Hope) teriam mais trabalho para procurar e eliminariam um jogador perigoso e que poderia mudar a dinâmica dessa aliança. Sim, pode-se dizer que eles pensaram em termos de desafios no futuro, mas não acho que a perda de Reynold derrubaria tanto o time assim. Depois eles poderiam eliminar Allie e Hope. Pra mim, apesar de ter errado demais, Reynold é o único com cérebro dessa aliança High School. Vamos ver o que vai rolar dai.
  Mas a edição desse episódio foi tão apressada que pouco me importei com boa parte dos personagens. Alguns como Hope e Corinne não tem um confessionário até agora. Se gastou muito tempo com Shamar e o Ídolo e temos pouco desenvolvimento de personagens dos Novatos. Gostaria de ver essa tribo mais bem apresentada e desenvolvida. E o episódio foi editado de forma tão estranha, com muito tempo gasto em Desafios, Philip, Shamar, Brandon, Ídolo... Definitivamente não gostei desse episódio, achei ele bem sem graça. E acho que isso remonta uma problemática do Survivor atual que é o número de participantes. Acho que as temporadas misturando Novatos e Veteranos tem que ser com duas tribos e 16 participantes ou como Philippines nos ensinou muito bem, três tribos e 18 pessoas. Não gosto de vinte pessoas numa temporada só com novatos ou com retornantes e novatos pois acaba perdendo-se pessoas com isso. Temos as Purple Kellys, Dans, Bretts e outros para comprovar que isso acaba prejudicando o desenvolvimento de personagens e consequentemente da temporada. Eu acredito que a temporada tem potencial para ser boa, mas dá pra ser melhor. Philippines nos mostrou isso. Caramoan pode fazer melhor ou senão corre o risco de acelerar a harmonia e acabar atravessando o samba.

Comentários aleatórios:

- Adoraria ver uma HQ com a equipe de Philip. Todos os codinomes que ele criou são sensacionais! Dava pra fazer uma história tipo X-Men (já tem até um líder careca!) contra o Brandon/Magneto. Ele lançou um livro nos EUA. Adoraria lê-lo, o cara é muito criativo e a história pode ser boa. Mas algum gênio deveria criar logo a HQ Stealth For Us Ink logo.
- Quanto ao desafio, acho que repetiram o bom desafio que se não me engano é de Fans vs Favorites 1. Por pouco os Novatos não conseguiram a virada. 
- Um leitor Anônimo (da próxima vez coloque o seu nome para que eu possa dar o crédito de forma exata) me corrigiu com a observação sobre os confessionários da premiere, onde disse erradamente que 50% dos Novatos não tiveram confessionários:
"NÃO, isso não é verdade! NOVE deles tiveram confessionals SIM! A única que não teve um confessionário foi Hope, os outros todos tiveram pelo menos um. Reynold e Shamar tiveram 4, Matt teve 5, Sherri, Allie e Julia tiveram 1, Laura teve 2, Eddie e Michael tiveram 3... Só Hope que teve nenhum. Na verdade esse foi um dos melhores episódios de todos os tempos no quesito "divisão" de confessionals. 18 dos 20 tiveram pelo menos um (só Hope e Corinne que ficaram com 0)."

  Obrigado pela observação.


POWER RANKINGS:

18 - Brandon Hantz 
Se salvou por pouco da eliminação com a vitória na Imunidade dos Favoritos. Mas ainda continua dando ataques de pelanca. E quando alguém como Philip te chama de maluco...
17 - Hope Driskill
Próxima na linha de tiro dos Novatos, a não ser que algo mude.
16 - Eddie Fox
Who?
15 - Eric Reichenbach
Mantenho a posição da semana passada pois ele não falou quase nada, a não ser em uma conversa com Brandon. O quão hilário é ver ele e Brandon em uma aliança? Os deuses da comédia foram perfeitos ao alinhar essa dupla.
14 - Reynold Toepfer 
O mais esperto dos Cool Kids on the Block. Tem um Ídolo, mas precisa conseguir números. De nada adianta se considerar o cara, dar uns pegas em uma gostosa e ficar na minoria. Mas graças ao erro da aliança majoritária dos Novatos, pode durar até uma twist e conseguir uma mudança na sua situação. Mas não acho que ele passe do início da Fusão.
13 - Brenda Lowe
Eu não sou fã dela, mas até eu tenho de admitir que ela está sendo vítima da edição. Um confessionário apenas... Forte candidata ao Troféu Purple Kelly da temporada. 
12 - Shamar Thomas
Por ora subiu bastante desde a semana passada. Não me surpreenderia de vê-lo no Final 3 e ao mesmo tempo não me surpreenderia de vê-lo sendo eliminado semana que vem. No Survivor moderno, caras como ele vão longe no jogo. Mas se ele continuar a irritar muito os companheiros de tribo...
11 - Julia Landauer
Candidata ao Troféu Purple Kelly da temporada (x2).
10 - Corinne "The Dominatrix" Kaplan
Figurante da Stealth For Us Inc (embora ela tenha ganho o apelido mais legal).
9 - Laura Alexander
Sim, eu sei que no POS (Previously on Survivor, grupo do Facebook) e no orkut todos a amam e ela é mais nova melhor vadia estratégica da história. Mas não vi nada demais nela ainda. Acho que ela pode render uma boa personagem, mas não uma boa jogadora.
8 - Matt Bischoff
A trilha de O Senhor dos Anéis toca na minha cabeça toda vez que ele aparece na tela.
7 - Philip "The Specialist" Sheppard
Pra mim o melhor personagem da temporada. Mas como jogador... Ele precisa botar as BR Rules em prática.
6 - Dawn "True Grit" Meehan 
Outra personagem que eu considero muito supervalorizada. Não acho que ela tenha feito nada demais em SP. Mas acho que pelo fato de estar em uma boa aliança e ser uma das mais racionais dessa tribo, continua bem na fita mesmo com a choradeira e a discussão desnecessária com Brandon (embora tenha caído uma posição ao ranking anterior).
5 - Sherri Biethman
A grande destaque do episódio pra mim. Quebrei a cara com ela em relação ao preview, mas gostei muito do que vi nesse episódio. Quero ver como ela vai controlar essa aliança dominante dos Novatos e lidar com bombas-relógio como Shamar e jogadores ardilosos como Michael. Ao contrário da sua contraparte na tribo dos Favoritos, ela pode render uma boa jogadora.
4 - Michael Snow 
A partir dele não há mudanças em relação a semana passada. Continua dando bons confessionários e sendo uma das vozes da razão na tribo dos Novatos.
3 - Andrea "The Eliminator" Boekle
Brigando fortemente pelo cargo de mais gostosa dos Veteranos com Brenda.
2 - Malcolm "The Enforcer" Freeberg
Philip é o Russell Swan dessa temporada para Malcolm, como disse Stephen Fischbach no podcast com Cesternino (Survivor Know-It-Alls). 
1 - John "The Intelligence Attache" Cochran
Teve apenas um confessionário, mas um racional. Como pouco vimos dos Favoritos nesse episódio, não há um porquê dele deixar a liderança. Se eu fosse Cochran eu pediria para Philip trocar esse codinome. É de longe o pior da aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário