quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Jogos Mentais

Charles Xavier dando 20 blindsides e ganhando Survivor em 2.1 segundos
  
  Mais um episódio de Survivor passou e confesso que ainda não me empolguei com essa temporada. Ainda não consegui me conectar com os personagens de uma forma mais intensa, de modo a me interessar por eles de fato. Ainda não consegui desenvolver amor ou ódio fortes por nenhum dos participantes (no caso dos Fãs) ou não mudei a minha opinião sobre os retornantes. Sim, em tese tivemos dois primeiros episódios com eliminações impactantes (Francesca e depois Allie), mas apenas o primeiro me deixou animado. A edição corrida do segundo episódio apagou boa parte dos personagens que não se chamam Shamar, Sherri ou Reynold que precisavam ser mais desenvolvidos (os Fãs). Houve uma melhora neste último episódio, mas ainda falta um bocado pra ficar boa.
  Acho que talvez não tenha deixado claro no meu último post, mas acho que o grande problema dessa temporada é a falta de desenvolvimento de personagens. Sim, temos pessoas que querem jogar avidamente o jogo de Survivor. Sherri quer jogar, Michael quer jogar, Laura quer jogar, Reynold quer jogar, os Favoritos todos querem jogar. Isso é positivo. É legal vermos pessoas que querem jogar Survivor, mesmo que boa parte desses jogadores (eu diria até agora 90%) não sejam bons de fato. Mas não adianta vermos essas pessoas jogarem se nós não nos identificarmos com as pessoas dentro do jogo. Na maior parte das grandes histórias (falo aqui além dos reality shows. Livros, cinema, etc) existe um equilíbrio entre bons personagens e boas histórias. O que eu vejo nessa temporada são bons jogadores, mas personagens insossos, que não me passam (digo em relação a mim somente, não sei em relação a outros) nada. Não consigo torcer nem contra, tampouco a favor. E sinto muito, mas nesse sentido, sim, ainda sou uma viúva de Philippines. Mas além de Philippines, citarei Fans vs Favorites 1 para mostrar o quão Survivor pode ter uma boa qualidade de jogo combinada a uma boa qualidade de personagens.
  Em Philippines, tínhamos uma tribo de blands, com a exceção de Penner e Jeff Kent, que era a Kalabaw. Já digo isso na primeira linha desse parágrafo pra dizer que a edição de Philippines esteve longe de ser perfeita (sim, adorei Dawson, mas fato é que ela pouco apareceu). Mas conhecemos bem qual era a dos personagens da Matsing e da Tandang. Entendemos bem quem eram RC, Abi, Pete, Denise, Malcolm, etc. Mesmo que a edição não tenha sido perfeita ao longo da temporada, conhecemos melhor todos os personagens de forma que cada blindside foi intenso para nós, a audiência. A mesma coisa digo sobre a primeira versão de Fans vs. Favorites. Não entrarei no mérito aqui de comparação de elencos, principalmente dos Favoritos, pois todos sabem a minha opinião. Mas em FvsF 1 conhecemos melhor qual era a dos Fãs, tanto quanto dos Favoritos, com uma edição muito melhor distribuída, na qual conhecíamos melhor os personagens, mesmo aqueles os quais a audiência desgostou ou não se identificou tanto, tais como Eric, Jaison e Joel. Pois mais bobalhões que eles fossem, a presença deles foi fundamental para que Micro fosse boa. Sem eles não teríamos momentos idiotas memoráveis como tivemos na temporada 16. Porque além da estratégia, tivemos ótimos momentos de personagem em Micro (por isso ela está no meu Top 6). Ainda acho cedo pra dizer qual dos elencos de Fãs é melhor, mas esse elenco de Fãs está sendo bastante prejudicado pela edição. Tirando os quatro jogadores que eu falei acima (reparem que usei o termo jogadores, não personagens), os outros Fãs tiveram pouquíssimo espaço dentro dos episódios de se expressarem para que nós nos importássemos com os três. Sherri e Reynold são bons jogadores, não personagens. Laura tem potencial para ser uma boa personagem, não uma boa jogadora (embora a mim não ela não tenha me impressionado nem de um jeito nem de outro). O único grande personagem dos Fãs é Shamar. Sim, se eu fosse produtor amaria o cara, pois quanto mais uma bomba-relógio instável como ele estiver no jogo, mais conflitos ele irá causar. Mas a história acaba ficando desgastada com isso. E eu duvido que o único conflito/storyline dos Fãs sejam apenas todo mundo brigando com Shamar. Além dessas duas temporadas que citei anteriormente, a maior parte das temporadas de Survivor tiveram edições mais competentes. Para concluir, meu problema não é que eu esteja com saudades de Philippines ou FvsF 1... Eu sinto falta da boa edição de Survivor. E desde a temporada 21 vemos temporadas com esse tipo de edição que vemos em Caramoan, a não ser a temporada anterior, que foi uma boa exceção. E até agora não vi isso. Pode ser que a temporada melhore e eu ache ela ótima ao seu final. Mas por agora, não acho. 
  Falando do episódio em si, volto ao problema que eu observo na tribo dos Fãs é o fato deles ainda permanecerem com Reynold e seu Ídolo. Sherri e seus bluecaps perderam duas boas chances de eliminar uma ameaça física e estratégica. Rob Cesternino levantou em seu podcast com Stephen uma boa dúvida sobre o jogo de Sherri. Sim, a princípio manter Shamar e levá-lo para o F3 é uma ótima. Mas o grande problema é que uma twist deve acontecer nessa temporada. E Reynold e Eddie estão visivelmente excluídos dessa aliança. Com uma twist, os Favoritos recrutarão facilmente um dos dois. Concordo plenamente com Cesternino aqui. E acrescento que Reynold é ainda mais perigoso pois ele tem um Ídolo. Não adianta pensar no jogo em longo prazo apenas. Survivor é como o Campeonato Brasileiro de Futebol. Se diz comumente entre jogadores, torcedores e treinadores que neste campeonato cada jogo é uma decisão. Em Survivor a coisa funciona do mesmo jeito. O jogo tem que ser jogado todos os dias. Não adianta jogar pensando na Final se não chegar lá. Talvez com a eliminação de Shamar, por pior que seja, aparentemente, Sherri ganhe com uma tribo unificada lá na frente que resista aos Favoritos. Entendi que a manutenção de Reynold e Eddie tem a ver com as vitórias nos Desafios. Mas se Sherri quer pensar no final do jogo, ela tem que ser coerente com essa estratégia. Ela deveria ter eliminado junto com a sua aliança Reynold e depois Allie e Hope. Mas acho que agora talvez ela realmente tenha que pensar a curto prazo para manter os números na tribo. E ela perdeu a grande oportunidade de unificar e amenizar o clima na tribo. E a manutenção de Shamar por mais tempo é extremamente prejudicial nesse sentido.
  Por incrível que pareça, mesmo ainda muito ruim, gostei mais da edição dos Favoritos nesse episódio. Finalmente vimos Corinne sair da zona de silêncio e achar o Ídolo junto com Malcolm (novidade!). Mas isso acabou atraindo a atenção de Andrea que resolveu declarar guerra a vilã de Gabon. Isso comprova o que eu pensei de Andrea desde o episódio 1: me parece que ela está querendo jogar para se redimir, para aparecer, para marcar o seu nome com jogadas de impacto. Necessidade comum aos jogadores de RI, temporada marcada por uma vitória de Boston Rob ganhando de um bando de idiotas. Isso foi um problema de Cochran (SP) e Brenda (Nicarágua). Eles ficaram pensando muito o jogo e acabaram cometendo erros e se dando mal. Há uma preocupação desses jogadores em criarem blindsides sem nenhum motivo plausível, racional. Em geral quando as pessoas pensam muito no jogo de Survivor acabam fazendo besteira, o que me parece o caso aqui com Andrea. Não há necessidade de derrubar dois aliados que estão sólidos com você tão cedo no jogo. Alguém me rebateria e diria que Boston Rob fez isso com Matt em RI, mas digo: será que Andrea é esse tipo de pessoa? Será que ela vai liderar uma aliança de jogadores cascudos e vaidosos no jogo de Survivor a ponto de obedecerem a loira? Será que veremos o Buddy System versão Andrea, com ela dando esporro em Cochran ou Philip e os mesmos aceitando a bronca de cabeça baixa? Claro que não! Aquilo funcionou com Boston Rob e com aquele grupo naquela situação específica. Nessa tribo de Favoritos, é fundamental manter a estabilidade na aliança. E considerar Brandon como a sua opção reserva é brabo... Todo mundo sabe o quanto Brandon pode ser instável dependendo do que for acontecer daqui pra frente. E mais: com isso Andrea chama a atenção de mastermind para si, atraindo inimizades e se desgastando mais. Sim, com Boston Rob deu certo, mas se a CBS não armar mais nenhuma marmelada como RI, é provável que não vejamos ver isso se repetindo em Survivor. Me parece que Andrea está armando a rede para ser eliminada num blindside mais à frente ou perder o jogo no F3. Veremos.

Comentários aleatórios:

- Bom Desafio de Imunidade, mas sinto falta de desafios de Recompensa e Imunidade separados. Mais um problema gerado pelo número excessivo de jogadores dessa temporada.
- Pobre Michael antes da Imunidade. Deu pena de vê-lo ser ignorado por Shamar.
- O draminha de Shamar ameaçando desistir... Eu definitivamente não tenho problema das pessoas desistirem de Survivor, ao contrário do que a maioria pensa. Isso tem muito a ver com a cultura dos americanos de vencerem em tudo e não desistirem de nada, não serem losers, etc. Eu não consigo imaginar o quão complicado pode ser viver numa ilha deserta com gente estranha comendo apenas alguns copos de arroz por dia. Acho complicado julgar as pessoas por isso, ainda mais por causa de um reality show idiota. Sim, eu amo Survivor, mas eu reconheço que está longe de ser uma coisa importante e fundamental para o andamento do mundo. Se alguém quer desistir, que desista. E não acho que a pessoa que desiste deveria ser tratada como um lixo. Acho que existem coisas muito mais importantes no mundo do que julgar uma pessoa por desistir de Survivor.

POWER RANKINGS:

17 - Eddie Fox
Por ora, acho que ele é próximo da lista de Sherri e Cia.
16 - Brandon Hantz
Mesmo com Andrea o garantindo nesse episódio, não me surpreenderia de vê-lo surtar no capítulo seguinte e cumprir a promessa que fez de aprontar com a tribo. Ainda preciso ver Corinne sendo eliminada para tirá-lo dessa posição.
15 - Shamar Thomas
Ainda mantido graças a mão firme de Sherri sobre a aliança. Mas até quando com esse comportamento? E vale lembrar que ele já ameaçou desistir.
14 - Corinne Kaplan
A perigo graças a neurose idiota de Andrea. Mas pode usar o Ídolo para se salvar.
13 - Reynold Toepfler
Vai se mantendo graças ao Ídolo e a sua competência como atleta nos Desafios. Será o maior beneficiado com uma twist.
12 - "Purple" Brenda Lowe
Continua a ser escanteada pela edição. Mas Andrea disse que ela pode substituir Corinne junto com Brandon, o que pode lhe garantir uma boa sobrevida. E ademais parece não estar irritando ninguém (Será? Não estamos vendo...).
11 - Eric Reichenbach
Senti falta dele com Brandon. Sumido nesse episódio.
10 - Julia Landauer
Ela tem uma cara de pessoa de 40 anos apesar da biografia dela dizer que ela tem apenas 21. Vimos ela falar um pouco, mal de Shamar (Novidade.). Mas qual é a da personagem Julia? O que ela como jogadora pretende? Não vi ainda nesse episódio.
9 - Matt Bischoff
A barba ainda continua laranja.
8 - Laura Alexander
Ainda sem me impressionar. Ela tem uma cara de maluca e acho que por isso ela cativou tanta gente. Ela me lembra um pouco Eliza. Acho que tem mais jogo e potencial para personagem do que foi mostrado. Mas graças a edição... Ainda espero pelo Fenômeno Laura.
7 - Andrea Boehkle
Precisa superar RI e Boston Rob. Cadê Denise numa hora dessas?
6 - Sherri Biethman
Ainda ponho ela em alta posição nesse episódio, mas Sherri precisa se definir em relação a estratégia. Pensar a longo prazo ou a curto prazo? Se essa dúvida continuar, ela pode se colocar em sérios problemas.
5 - Dawn Meehan 
Também desaparecida nesse episódio.
4 - Philip Sheppard
Mesmo com as palhaçadas, o show para as câmeras e o ótimo confessionário fazendo referências a Larry Bird e Magic Johnson (pra quem é fã de basquete e NBA, esse foi um depoimento muito divertido), estou surpreso ao ver as pessoas indo falar com ele e o fato dele realmente ser o grande líder dessa tribo ao lado de Andrea. Mas precisa tomar cuidado com a loira e com possíveis instabilidades em sua aliança. Hora de aplicar as BR Rules.
3 - Michael Snow
Quieto nesse episódio, mas continuo achando-o o melhor jogador dos Novatos. A longo prazo pode irritar menos gente que Laura, Shamar e Reynold e não deixar as pessoas desconfiadas, como no caso de Sherri. Ao contrário do que as vezes gostamos, ser low profile em Survivor é bom de vez em quando.
2 - Malcolm Freeberg
Mais uma vez achou um Ídolo e de novo sequer tem seu nome comentado para eliminação (pelo contrário, Andrea quer afastá-lo de Corinne pois quer o cabeludo firme na aliança). De longe o melhor jogador dos Veteranos.
1 - John Cochran
Mesmo mais um confessionário idiota, de novo Andrea veio falar com ele... Ele foi falar com Brandon... Me parece que dessa vez Cochran está fazendo bem o papel de swing vote com o pessoal. Por mais que Malcolm seja o melhor jogador no geral em relação aos companheiros de tribo, por ora, nessa temporada em específico, Cochran ainda joga melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário