domingo, 10 de fevereiro de 2013

Survivor Cook Islands: Aitu Wins!



  A temporada em que os underdogs venceram. Mas será que isso rendeu um bom show?






   Antes de rever Cook Islands eu vi algumas críticas de pessoas que eu respeito dizendo que a temporada tinha sido muito chata. Porém quando eu vi da primeira vez eu gostei muito e sempre tive uma boa opinião de Cook Islands. No meu ranking atual, embora Cook não seja uma das melhores, está longe de ser uma das piores. Depois de revê-la, mantive a minha opinião.
  A temporada começou com a grande polêmica da divisão étnica. A decisão foi tão polêmica que teve resistência até de seus integrantes, com os primeiros confessionários de Yul e Parvati sendo abertamente contra isto. Minha opinião é o seguinte: não gosto da divisão tribal por etnias. Acho um ato racista por si só e eu sou contra o racismo contra qualquer etnia. Mas gosto da ideia de selecionar quantidades iguais de pessoas das diferentes etnias ao invés de vermos cinco brancos, um negro, um asiático e um latino como vemos em temporadas atuais. Acho que isso traz uma maior gama de experiências e diversidade ao programa. Mas sou contra a divisão das tribos por etnias. 
  Dito isto, a primeira metade da temporada é um bocado fraca. Sim, temos alguns subplots interessantes (Billy & Candice, Stephannie e o purê de batatas, etc), mas nenhum deles foi legal o suficiente para manter a temporada. Gosto da Aitu pós-twist. Acho que a junção de Cao Boi, Penner, Flicka e Candice na mesma tribo um ponto positivo. E o mais incrível é que mesmo antes do Motim, a Aitu dominava os desafios. Sim, a Raro venceu alguns, mas os bombados JP, Nate, Adam e Brad perderam para uma tribo o raquítico Cao Boi (com direito a uma dança bizarra de fogo em uma Imunidade), o magrelo Ozzy (sim, ele é foda, mas olhando em tese antes de vermos a temporada toda não dava pra imaginar isso) e a hiponga Flicka. A Raro, tirando Nate e Stephannie, não tinha muita graça. Porém veio o evento que transformou essa temporada e que os produtores deram graças a Deus por ter acontecido.
  O Episódio 9, do Motim, talvez seja um dos melhores episódios de todos os tempos de Survivor. Quando Candice e Penner deixaram o tapete vermelho e foram para a tribo azul, foi criada a grande história da temporada. Os Aitu 4, com membros das minorias (Yul, Becky, Sundra e Ozzy) tinham que derrotar os Raro, com o dobro de integrantes. A vitória na primeira Recompensa, Candice virando a dona da Ilha do Exílio (ou a Puta do Motim, como vocês aí na Survivor Downloads tanto adoram chamá-la), a emocionante recompensa com os quatro Aitu se juntando e se conectando num nível pessoal pouquíssimas vezes visto num jogo de Survivor, a grande história épica daquela temporada nasceu nesse episódio. Daí fomos até a Fusão com os Aitu reduzindo a Raro a cinco membros. Na Fusão, Yul faz a jogada de mestre ao manipular Penner com o Ídolo para fazê-lo mudar de lado e transformá-lo no grande vilão de temporada. Daí o resto, tirando a eliminação de Penner, o resto da temporada se desenvolve de acordo com o esperado, com os Aitu indo até o F3 e Yul ganhando o jogo. Foi a história heróica perfeita para uma temporada em que a divisão étnica era a temática, com as minorias vencendo a tribo que tinha o nome original dos brancos (e também dominada por eles). História contada com muita competência pelos produtores. Novamente me vi torcendo fervorosamente pelos Aitu, vibrei com Candice indo várias vezes ao Exílio, me emocionei a cada vitória dos underdogs... Para quem curte esse tipo de história a temporada foi boa. Mas em relação a qualidade de personagens...
  Sim, tivemos bons personagens. Gostei muito dos não-óbvios Cao Boi, Flicka e Nate. O primeiro porque ele era uma grande figura com um jeito de mestre oriental excêntrico, a segunda por ser uma hiponga maluca e bizarra e o terceiro... Nunca havia reparado no Nate até ler a entrada em que Mario Lanza fala sobre ele no Funny 115 (clique aqui para ler), na qual ele elogia muito o vendedor de sapatos. Observando-o melhor nessa temporada, Nate tem alguns dos melhores confessionários da temporada. Fora as reações dele no Júri, inclusive pra mim tornando-o mais um candidato para melhor Júri da história de Survivor, junto com Eliza, Courtney Yates e Shane. Tivemos também as grandes estrelas do show, como Yul, Ozzy, Penner e Candice. Mas de resto, o elenco de Cook Islands não é um daqueles memoráveis. Sim, ainda tem Parvati (que é uma das grandes estrelas do programa ao lado de Ozzy e Penner), mas naquela temporada ela não foi uma grande destaque. Mas o elenco de Cook Islands na minha opinião está muito longe de ser um ponto forte dessa edição. 
  Gosto bastante dos desafios, porém. É inegável que essa temporada virou referência para a confecção de desafios para temporadas futuras. Foram desafios bem pensados, que misturam bem a parte física com a parte de inteligência e bem contextualizados com a belíssima locação das Ilhas Cook. A divisão de quatro tribos com cinco pessoas, semelhante a Panamá me desagrada pelos mesmos motivos pelos quais eu falei no post sobre a temporada anterior. Tivemos o Exílio, que na minha opinião não ajudou e tampouco atrapalhou o andamento da temporada. O grande marco dessa temporada foi a primeira vez de um Final 3 decidindo Survivor. Eu sou contrário ao F3. Acho que sempre haverá um terceiro candidato ao qual ninguém dará bola e será irrelevante para a votação. Acho inclusive anti-climático, pois acaba quebrando a possibilidade de grandes duelos no CTF. As votações de F2 são historicamente mais equilibradas, pois sempre um candidato óbvio a vitória é eliminado. Usando um provérbio do futebol, justiça em Survivor é ser o mais votado na Final e não aumentar o número de finalistas para ter vencedores mais carismáticos. Enfim, Cook Islands é uma temporada boa, longe de ser chatíssima e tediosa, mas também não é isso tudo.


FALLEN COMRADES:

20 - Sekou Bunch - A maldição dos músicos em Cook Islands fez a sua primeira vítima em Sekou. Esse é um cara que poderia ter rendido um bom personagem, achei ele engraçado com aquele história dele se auto-proclamar líder da tribo e fracassar. E ao contrário do que eu pensava, antes de Chase em Nicarágua, já tivemos Sekou cantando a là Tim Maia na Reunion.

 

19 - Billy Garcia - Mesmo com dois episódios, Billy virou uma das grandes figuras dessa temporada. Sacaneado por Ozzy e JP, ele acabou ficando deslocado em sua tribo e acabou sendo eliminado. Os comentários dele falando de como ele não se sentia um hispânico devido a sua paixão por heavy metal são muito interessantes. Mas a história de amor dele com Candice é muito engraçada. Quando revi a coisa toda, ri mais ainda que na época. Ao menos ele conseguiu se dar bem com a sua paixão, mesmo que por alguns instantes:


   
P.S. Mais uma vítima da maldição dos músicos.
18 - Cecilia Mansilla - Me lembro que achei ela gostosinha e só.
17 - JP Calderón - Já não tinha gostado dele na primeira vez que eu o vi. Mantive a minha impressão. Arrogante, convencido, bem alpha male. Saiu lindamente com um blindside.
16 - Stephannie Favor - Ah, o que um purê de batatas pode fazer com as pessoas... No caso de Steph, ser eliminada de Survivor. Muito simpática, Steph pagou caro pela sua insegurança.
15 - Cao Boi Bui - Uma das grandes figuras subestimadas dessa temporada. O cara que curava as dores de cabeça da galera fazendo uma massagem e colocando uma pinta vermelha na testa.  Engraçado, Cao Boi acabou ficando deslocado até mesmo na tribo asiática. Ele foi protagonista de dois momentos da temporada: 1 - A dança de fogo bizarra na vitória em um Desafio de Imunidade e 2 - O famigerado Plano Vodoo, onde tivemos pela primeira vez a ideia de dividir os votos para expor o Ídolo. A explicação de como ele teve essa ideia, durante um sonho é fantástica. Ideia que é genial, aliás, independente de sua origem (a produção adorou tanto que o Episódio 6 tem o nome de Plan Voodoo, em homenagem a esse fato). Com um ar de curandeiro e ao mesmo tempo de vilões bizarros de filmes asiáticos, Cao Boi é um típico "personagem". Poucas vezes um cara exemplificou tão bem essa palavra em Survivor quanto ele.
14 - Cristina Coria - A defensora de Billy na tribo dos latinos acabou se dando mal por ser muito mandona e durona.
13 - Jessica "Flicka" Smith - A hippie da temporada. Engraçada e divertida. Não me lembrava desse lado neurótico dela demonstrado ao longo do jogo. Ela não é uma baita personagem, mas é simpática e eu gostei dela.
12 - Brad Virata - Me lembro só dele sendo massacrado pela Raro (principalmente por Nate) pois ele quis montar o quebra-cabeças em um desafio e na verdade todos queriam que ele nadasse. E teve uma outra passagem engraçada que ele acorda e fala com a tribo, respondendo a um diálogo sobre a Fusão no futuro: "Então será cada um por si.".
11 - Rebecca Borman - Não me esqueço dos peitos esvoaçantes nos Desafios.
10 - Jenny Guzon-Bae - Me lembro que a coloquei como uma das mais blands da história de Survivor. Apesar de não achá-la nada demais, Rebecca e Cecilia são mais blands que ela nessa temporada. Achei que ao menos ela tentou jogar, mas acabou errando ao confiar demais em Adam e desprezar o laço que os caucasianos haviam formado em sua tribo original.
9 - Nate Gonzalez - Outro personagem subestimado (inclusive por mim!) dessa temporada. Ele não é um comediante de mão cheia como outros Survivors ao longo dos anos ou um palestrante inteligente como Penner dessa temporada, mas nos confessionários... Não foi a toa que a produção adorava colocar inserções com ele falando sobre a Raro. Alguém aí da comunidade Survivor Downloads deve ter essa estatística, mas tirando as grandes estrelas da temporada, Nate deve ter sido um dos caras que teve mais confessionário. E vale lembrar, ele foi a primeira "paixão" de Parvati.
8 - Candice Woodcock - Se teve duas escolhas que eu achei estranhas após ver todas as temporadas antes de H vs V foram as de Danielle (Panamá) e Candice. Eu mantive a minha opinião negativa sobre Danielle. Mas gostei mais de Candice agora (Porque diabos ela estava na tribo dos Heroes?). Acho que ela rendeu uma boa vilã nessa temporada e teve alguns bons confessionários. Ela não é uma personagem do nível de Penner, por exemplo, mas achei que ela tem mais carisma vilanesca do que eu me lembrava.
7 - Jonathan Penner - O grande personagem dessa temporada. Talvez um dos melhores vilões da história do show, Penner demonstra que não é lá em grande jogador aqui nessa temporada, mas o seu discurso final no FTC descrevendo Yul e Ozzy de forma perfeita é fantástico (prevendo o futuro deles depois do show de forma que mataria de inveja a Mãe Dinah). Quando digo que Penner não é um grande jogador não estou dizendo que ele é péssimo. Pelo contrário, ao longo dessa temporada é visível que ele é um cara que entende do jogo e suas estratégias. Mas, utilizando uma metáfora do pôquer, é muito fácil perceber qual é a sua estratégia, que tipo de mãos ele joga, quando ele está blefando. E também não estou dizendo que ele é burro, pelo contrário, talvez depois de Yul seja o personagem mais inteligente dessa temporada. Se elogiei Nate pelos confessionários, Penner é um gênio deles. Cada confessionário dele é ótimo. Vê-lo atuar como o traidor na Aitutonga com os Raro é formidável. Como personagem Penner é maravilhoso. Como jogador, nessa temporada, longe disso. Se Penner não é TOP 5 de vilões, com certeza ele é TOP 3 em relação ao ato de falar e discursar.
6 - Parvati Shallow - É inegável que hoje Parvati é a Survivor mais popular no mundo juntamente com Boston Rob. Mas em sua primeira temporada ela é apenas uma boa coadjuvante. Nos desafios, a não ser os seus dois últimos episódios, ela está longe de ser brilhante. Em um dos desafios, inclusive, ela pára de nadar porque fica cansada e atrapalha a Raro. É impensável imaginar que ela fosse tão mediana comparando-a com a mítica personagem de hoje. E em termos de estratégia, o seu forte, ela fica muito dependente de Adam e até de Candice em alguns momentos. Parvati 1.0 é a aquela que não se destaca tanto nos desafios, inexpressiva na estratégia, mas sobretudo marcada por ser a namoradeira. Nate, Ozzy, Adam... Ela bem que tentou, mas ficou muito presa ao flerte para jogar. Mas a última impressão que ela deixa no jogo é boa, com Yul em seu voto dizendo que ela era uma ameaça maior do que ele imaginava.
5 - Adam Gentry - Menos bland do que eu imaginava. Porém nada demais como personagem. Adam acabou sendo o centro da aliança dos caucasianos e não a toa ele foi o último da Raro. Ele fez um BELÍSSIMO jogo social. Parece uma loucura eu dizer isso, mas é a verdade. Se observarmos com atenção, Candice confiava nele (tanto que ele deu uns pegas nela), Parvati confiava nele, Nate, Jenny, todos os Raro confiavam nele e as decisões de jogo dessa tribo passaram obrigatoriamente por ele. Candice fez o Motim por causa de Adam. Vale lembrar que muitas vezes ela disse que confiava muito em Adam. Num jogo em que ser fortão e parecer um atleta te transforma num alvo, Adam acabou durando bastante e não pelo fato de ser uma ameaça física. E não a toa acho que a vitória de Yul teve muito a ver com a promessa que ele fez quando eliminou Jonathan ao vencedor da temporada.
4 - Sundra Oakley - Até essa temporada, eu achava que a mais bela mulher negra que havia jogado Survivor foi Tijuana, de Pearl Islands. Isso mudou depois que eu vi Sundra em Cook. Que mulher linda! Dos quatro Aitu, ela acabou sendo o coração, a personagem que mostrou mais o lado emocional do grupo, tanto que ela foi a escolhida dos confessionários para lembrar da união do grupo (ainda mais que ela é atriz, ninguém melhor que ela para fazer esse papel).



3 - Becky Lee - Um perfeito cão de guarda fiel e leal de Yul. Péssima personagem. Acredito que como jogadora ela tenha tido um papel mais relevante, mas nem a edição e tampouco o Júri viram isso.
2 - Ozzy Lusth - Quando vi Cook pela primeira vez, eu tinha uma visão diferente de Survivor. Ainda não entendia o jogo como entendo hoje, gostava muito dos Desafios e adorava ver atletas indo bem e ganhando milhões de desafios. E como Ozzy era um dos Aitu 4, achava incrível como ele ia se superando junto com eles para eliminar os Aitu. E inegavelmente, Ozzy é um baita atleta, talvez o melhor (na minha opinião é o melhor) da história de Survivor. Mas agora revendo, Ozzy caiu MUITO no meu conceito. Arrogante, pretensioso, eliminou de Billy de forma idiota e não tinha quase nenhum jogo social. Nessa temporada ele até se entendeu bem com Nate e um pouquinho com Parvati, mas só. Voltando a pergunta de Penner a ele no CTF. No início Penner elogia Ozzy e suas habilidades como atleta e sobrevivente. Depois, porém, ele fala: "Eu te achei arrogante. Convencido. Pra mim, você age como um príncipe. Sinceramente. Estou incomodado a dar 1 milhão de dólares a um cara de 25 anos que percebi que tem problemas de ser convencido. Como ganhar um milhão te fará ser uma pessoa melhor?". E ele responde que vai estudar e mudar o mundo. Sério? O cara que virou protagonista de um reality show pornô (clique aqui se você duvida em mim)? Como personagem ainda por cima muito ruim, com pouca coisa de relevante a não ser: "Que bom  que eu ganhei esse desafio" ou "Eu sou um provedor e espero que as pessoas me mantenham" ou "Preciso me superar pra ganhar esse desafio". Ótimo atleta, mas péssimo no jogo social. Isso é Ozzy em Cook Islands.
1 - Yul Kwon - Gostei bem mais de Yul como vencedor nessa temporada agora. Ele é esperto, carismático e foi uma das poucas pessoas que souberam usar o Ídolo muito bem. Mas gostaria de abrir uma discussão: outros vencedores não tiveram a edição positiva que ele teve. Pois foi muito simples entender o porquê de Yul ter vencido. Seus confessionários são racionais e equilibrados o tempo todo e a forma como ele controlava a Aitu e depois a Aitutonga estrategicamente é mostrada de forma muito clara. O confessionário do Poderoso Chefão foi bem emblemático mostrando isso. Seria legal se víssemos vencedores aos quais a produção não gostou bem mostrados ao longo das temporadas, pois ficaria mais fácil de entendermos o porquê de suas vitórias. Mas dito isso, não há o que contestar da vitória de Yul, embora tenha sido equilibrada (por um voto). E ironicamente, como Penner previu, Yul virou funcionário do governo Obama.


TOP VÍDEOS COOK ISLANDS

5 - Penner vs. Probst, Round 1:


 

4 - O grande blindside da temporada em Nate, quando Penner vira o grande vilão da temporada de vez:


 

3 - Um grande momento subestimado dessa temporada: o Plano Voodoo, a primeira sacada de como neutralizar a ameaça do Ídolo de Imunidade:

 

2 - A Balada do Amor Não Correspondido: A História de Billy & Candice:

 

1 - O momento que define e que transformou essa temporada. Não há como o Motim de Cook Islands não ser o momento número 1:

 

Comentários aleatórios:

- Fontes de imagens: Funny 115.com e fórum swsu-master.devianart.com. Vídeos: Canal de vídeo do Youtube Survivor Memories.
- Confesso que adoraria ver Cao Boi num Second Chances. Pelo menos ele me faria rir um bocado.
- Como era fácil pegar peixe nesse lugar. E Penner também foi um grande provedor, ao contrário do que eu me lembrava, que apenas Ozzy pegava peixe.
- Falei sobre a maldição dos músicos com Sekou e Billy. Os dois músicos da temporada foram os dois primeiros eliminados. Em compensação, os dois atores (Penner e Sundra) foram para o Júri. #Curiosidade irrelevante.
- Cook teve um FTC de mediano para fraco, a não ser pelo belíssimo discurso de Penner. A Reunion foi OK, nada demais.

P.S. IMPORTANTE!!!!

  Na parte dos vídeos esqueci de botar um momento hilário e importante dessa temporada. O desempate no Final 4 entre Becky e Sundra, com as duas fazendo vergonha para acender uma fogueira. Desfaço essa mancada agora:


 

2 comentários:

  1. vou dizer eu gosto mtu da becky não sei pq mais gosto dela e acho q ela tinha mais do q a edição mostrou até pq ela era a segunda no comando ali, do resto concordo e yul está junto com todd nos winners q mostraram mais preprados para o jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas nem você sabe porque gosta dela, rs. Eu não vi nada demais na Becky. Acredito que a edição a tenha escondido, mas ao mesmo tempo não tenho vontade nenhuma de defendê-la ou buscar momentos para elevar o personagem dela, entende? Becky não me agradou. E gostei muito do Yul, o cara é bom mesmo. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir