domingo, 24 de março de 2013

O jogo recomeçou

Brenda nessa temporada? Só em fotos aleatórias como essa...
 
  Após o evento infeliz da semana passada, o programa de quinta categoria de semana passada deu lugar a volta do jogo Survivor. Vimos um episódio com mais foco na estratégia e uma edição mais bem distribuída do que todos os anteriores (exceto a première). Fica a pergunta, porém: isso resulta numa boa temporada?
  Ao menos achei que a edição desse episódio foi muito melhor do que a dos quatro últimos. Quase todo mundo teve voz (até Brenda falou um pouquinho na twist) e o quadro está bem claro: os Veteranos tem o jogo na mão. Além de serem fracos como tribos nos Desafios, já que a twist nesse formato que acabou "convenientemente" acontecendo com quatro Veteranos e três Novatos em cada tribo, os Novatos acabaram ficando enfraquecidos em relação a números e como unidade de alianças. Na nova Gota, por exemplo, Reynold e Eddie imediatamente entregaram o jogo do que estava acontecendo na tribo dos Novatos para Malcolm e Eric, assim como Sherri para Andrea. Já seria difícil manter os Novatos intactos como aliança unidos contra os Veteranos. Com divisões, então... Me parece que, a não ser algo muito maluco aconteça, os Novatos sejam eliminados um a um.
  E como se já não bastasse, a twist gerou uma dicotomia entre tribos bastante comum (e manjada) em algumas temporadas anteriores: uma tribo muito mais forte contra uma tribo bem mais fraca. Os músculos acabaram ficando com a Gota, que venceu com tranquilidade o desafio de H vs V reeditado, para a alegria de James e Stephenie. Definitivamente não há muita coisa a se falar sobre a nova formação da tribo laranja, a não ser uma coisa: Eles devem ganhar todos os desafios até a Fusão (que eu espero que seja com 12). De resto, nada de muito relevante, a não ser um bom confessionário de Eric sobre Reynold e o que eu já falei acima. Já a tribo roxa acabou ficando com os jogadores mais fracos fisicamente e deve ser a que mais irá ao CT.
  Sem dúvida a grande estrela do episódio foi Corinne. Ela dominou com bons confessionários (aquele comparando Philip com o bebê com diarreía no avião é muito bom) e foi a que mais vocalizou sua insatisfação com o Specialist. Ela é uma excelente personagem e como jogadora vem muito bem. Ela reclamou de Philip nos confessionários mas deixou bem claro que não iria externar a sua birra com ele e Corinne afirmou que apesar de tudo isso Philip é um cara leal. Ela vem, por ora, jogando de maneira esperta e se conseguir se manter com o temperamento sob controle, pode ir longe. Sobre Philip, aliás, acho que o agente secreto vem jogando um ótimo jogo de finalista. Ninguém o leva a sério, ele fala um bando de besteiras e também comete muitos erros como jogador. O mais incrível é que ele faz bons movimentos as vezes e logo em seguida ele faz uma besteira. Nesse episódio, por exemplo, ele fez uma aliança com Julia. Ótimo. Isso garantiria mais um voto a disposição ao longo do jogo a sua disposição. Mas ele faz a burrada de no momento seguinte contar isso à Corinne. Acho que a única esperança que Philip tem de ganhar esse jogo é que os finalistas que irão com ele consigam ser mais odiados que ele, o que é bem difícil a essa altura. 
  O tão falado conflito das previews do episódio entre Corinne e Philip acabou de fato ocorrendo entre Michael/Matt vs Julia. Esta, que por sua vez, finalmente teve um confessionário e tempo em cena! Em tese, o movimento dela de investir em Dawn faz sentido. De longe a senhora loira é o membro aparentemente mais fraco dessa tribo. Mas ela mostrou que definitivamente não entende nada de Survivor. Ela devia ter lutado pra se salvar, tentado ser relevante para a tribo e alinhavar um bom jogo social. Mas ela acabou sendo salva do voto em parte por isso. Enquanto a piloto de corrida foi se isolar do resto da tribo, Matt fez tudo o que um bom jogador de Survivor deve fazer em uma situação como essa do jogo. Puxou o saco de Philip, jurou pra todos os Veteranos que não estava com o Ídolo, se socializou com a galera... Mas de nada adiantou. O que definitivamente comprometeu a permanência de Matt foram exatamente os fatores os quais eu citei acima. Sim, acredito que em parte deve-se levar em consideração o que Cochran falou em seu confessionário. Mas como Mario Lanza disse em um dos seus comentários sobre All Stars, cada vez fica mais claro que é melhor o Survivor que passa despercebido. Aquele não irrita ninguém, mas que também não é tão legal com ninguém. Aquele não parece ser nada demais, nem bom, nem ruim. Nesse sentido acho que Brenda e Eric poderiam ter alguma chance de ganhar, se não fosse pela edição (?!?%?) que os dois vêm tendo. No final das contas, Matt acabou sendo eliminado pelo fato de formar um duo de votos com Michael, mas acredito que também a eliminação do barbudo teve a ver com isso tudo que eu citei acima. 
  Voltando a pergunta do primeiro parágrafo, tivemos um episódio bom. Mas acho que por ora o balanço da temporada é negativo. Não que ela venha sendo uma merda como RI, South Pacific e One World, por exemplo, mas também não empolga. Em parte acho que isso tem a ver com a falta de desenvolvimento de personagens. Tirando Shamar e Reynold (e Laura para muitos, não pra mim), não tivemos um personagem relevante e interessante. Sim, eles são pessoas bastante interessadas em jogar um bom jogo. Mas a primeira versão de FvsF conseguiu misturar isso de uma forma mais competente. Tivemos Tracy e Jaison. Eric e Natalie. Bons personagens junto com bons jogadores (embora eu também não ache a seleção de Fãs original um primor). E mesmo os Veteranos vem sofrendo com uma edição ruim. Não sabemos qual é a de Brenda e Eric, por exemplo. Sim, eu gosto de Philip, mas é um saco ver que ele tem concentrado boa parte da edição da temporada junto com Brandon. Foram três episódios da temporada gastos com aquela babaquice que vimos no episódio passado. Eu até gosto da temporada pois tem alguns bons momentos com  movimentos estratégicos interessantes (eliminação de Francesca, a eliminação de Matt nesse episódio me surpreendeu, achei que Julia seria a eliminada, nisso a edição conduziu bem o episódio). Mas seria legal se nós nos importássemos com os personagens. Amando ou odiando. E acho que com a seleção "aleatória" das tribos na twist, acho que teremos um Pagonging previsível dos Novatos. E mais: não vejo em Eric e Brenda margem de manobra (ao menos pelo que vemos nessa temporada) de mudarem alguma coisa. Corre-se o risco da temporada ter alguma emoção em termos estratégicos só no F6. Podemos ter mais uma temporada sem grandes mudanças até o Final, como Jerri levantou no programa AfterBuzz. Não sou um dos que acha que tudo está uma merda, mas com os Veteranos sendo ajudados com tudo (experiência, ajudas da produção), a coisa pode piorar. Tomara que a Fusão e alguma jogada maluca com os Ídolos venha a calar a minha boca mais uma vez. Ao menos o jogo estratégico de Survivor recomeçou.

Comentários aleatórios:

- O comentário sobre Julia de Corinne foi ótimo: "Julia é chata". Recado claro da edição para fãs que querem vê-la falando mais. 
- Gostei do comentário de Eric descrevendo Reynold como um vendedor de carros. Gostaria de ver mais confessionários dele. Tomara que agora, com menos gente, ele fale mais.
- Andrea deu uma de Shambo e sonhou que Malcolm estava com o Ídolo. Mas que lugar bizarro pra guardar Ídolos, cara... Na bandana? 

POWER RANKINGS:

  Novatos na merda, Veteranos no domínio.

13 - Michael Snow  
O gay de Corinne está em sério risco. É visível que ele é um bom jogador, ele está sem números e isolado numa tribo contra jogadores veteranos. Por tudo que eu falei acima sobre Matt, Michael deve ser a bola da vez para o próximo episódio.
12 - Eddie Fox
Acredito que a Fusão será com 12 pessoas. Nesse cenário Eddie corre sério risco, pois ele é alpha male e está sem números. 
11 - Reynold Toepfer
A mesma coisa que eu falei acima para Eddie vale para Reynold, exceto pelo Ídolo. Eu não duvido que ele será eliminado com o Ídolo no bolso logo no início da Fusão ou o mais provável, sem o amuleto, depois de Eddie.
10 - Sherri Biethman
Muito agressiva, demais para o seu próprio bem.
9 - Julia Landauer
Pra mim será a última Novata restante. Ela passa despercebida e vem fazendo um jogo UTR, o que lhe garantirá alguma sobrevida.
8 - "Onde Está em Caramoan" Brenda Lowe?
Além de ser uma candidata a bater o recorde de menos confessionários, ela poderia aproveitar a chance de ter três favoritos a sua disposição, juntar Eric a essa aliança e tentar alguma mudança. Mas além do fato dela com essa manobra ainda ficar sem números, não vejo nela força para conseguir isso.
7 - Eric Reichenbach
Vejo mais capacidade em Eric de conseguir se entender com os membros da aliança dominante da Bikal. Acho que ele tem mais jogo social que Brenda (embora ao mesmo tempo, seja menos estratégico que a retornante de Nicarágua). 
6 - Andrea Boekle
O jogo dela na Bikal pré-twist vinha sendo muito agressivo. Acho que ela pode se dar bem com a twist. Na edição desse episódio pareceu estar mais tranquila, menos paranóica. Mas não a vejo ainda indo para a Final.
5 - Corinne Kaplan
Vem fazendo um jogo muito bom e vem sendo ao lado de Philip o melhor personagem dos Veteranos. É de longe dos Veteranos a que mais evoluiu como jogadora junto com Cochran.
4 - Dawn Meehan 
Muita gente vem falando da invisibilidade de Brenda e Eric, mas desde os primeiros episódios Dawn vem andado sumida também. Mas uma coisa é certa: Ela está chorando mais que protagonista de novela mexicana.
3 - Philip Sheppard
O goat perfeito. Ninguém o leva a sério e todos sabem que ele perderá na Final contra qualquer um. O grande erro na estratégia de imitar Boston Rob em RI reside em dois fatos: 1- Ele não é Boston Rob e 2 - Ele não está jogando com os idiotas da Ometepe.
2 - Malcolm Freeberg 
O teaser do próximo episódio deu a entender que Malcolm pode se transformar num vilão. Eu tendo a não acreditar muito nisso, mas acho que Malcolm é um dos únicos caras que podem mudar o jogo a seu favor.
1 - John Cochran
Foi o cara que decidiu pela eliminação de Matt (de acordo com a edição). Vem jogando de forma impecável até agora. Como personagem, porém, continua o mesmo mala de sempre.

4 comentários:

  1. É incrível a capacidade de Philip " The Specialist" Sheppard de conseguir ir adiante enquanto todos o subestimam, ou o acham louco( o que ele é). Foi assim em RI, quando ele no segundo episódio passou de provável eliminado para uma figura de extrema importância para Boston Rob. Ele é um ótimo personagem. Se tivesse que apostar em uma pessoa para estar na final, apostaria nele. E se for F3, hoje ao meu ver seriam Philip, Dawn e Cochran. Os Veteranos estão dominando o programa, mas pelo preview do próximo episódio Malcolm pode agitar um pouco as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, concordo plenamente com você. Acho que Philip é um dos melhores personagens dessa temporada ao lado de Corinne (acho que apenas você, eu, duas pessoas no orkut e Abi-Maria são os únicos cinco brasileiros que gostam de Philip). Mas aqui nesse texto fiz questão de enfatizar o Philip jogador. E pra mim acho que ele vem errando demais pra alguém que quer de fato ganhar o jogo.
      Quanto ao F3 acho vai ser com Cochran, Philip e Malcolm ou Dawn e dependendo dos próximos episódios talvez até Andrea. Ainda acho que a última vaga no F3 está indefinida, embora tenha botado Malcolm em segundo pelo fato dele estar jogando melhor (aparentemente) que Dawn e Andrea.
      Quanto as previews de próximos episódios, elas quase sempre acabam enganando. Lembra-se da preview desse, dando uma ideia que teríamos um conflito entre Philip e Corinne por eliminação e a coisa acabou ficando só nos confessionários? Não confio muito nos previews. Acho q até Malcolm pode fazer alguma coisa, mas não será como vimos no Next Time On Survivor.

      Desculpe pelo tamanho da resposta (deu quase um novo post). Da próxima vez, se possível, ponha um nome para que eu possa dar crédito em algum futuro post. Volte sempre e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Concordo com você. Phillip não é um bom jogador, apesar de eu achar hilário a tentativa dele de imitar Boston Rob. E mesmo se chegar a final, duvido que ganhe, pelo menos do modo como está hoje. Ninguém o leva sério e poucos gostam dele de verdade.
    Eu acredito que Corinne acabou se prejudicando no último TC pelos comentários que fez
    ( mas são esses mesmos comentários que acabam fazendo dela uma boa personagem). Enfim, acho q a temporada está um pouco morna e não vejo ninguém se destacando no momento. Cochran e Dawn vão longe(imagino eu) por quê estão passando despercebidos pelos outros veteranos. Andrea se precipita em alguns movimentos( tentativa óbvia de não ser o desastre que foi na última vez). E apesar de eu não ter assistido sua temporada original, Malcolm me parece o mais " jogador ". Sensato, não comete erros grotescos e ainda possui o II. Acho que como você disse, o preview não refletirá muita coisa no próximo episódio, no entanto, penso eu que pode ser o início de uma nova aliança com os dois perdidos dos novatos, pensando mais a frente na fusão. Se acontecer, pode ser perigoso, visto que Reynold também possui um idol.

    Hobert Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vamos por partes, Hobert:

      1 - Eu tinha me esquecido desse comentário idiota da Corinne. Mas acho q é bem melhor do q as coisas q ela falou sobre Susie e Sugar em Gabon, concorda? Acho q ela evoluiu como jogadora sim. Mas acho ela agressiva demais pro seu próprio e acho q ela não manterá essa calma até o fim.
      2 - Andrea estava agressiva demais, por isso acho pouco provável ela ganhar. Mas achei que no último episódio ao menos ela estava mais calma. Isso pode ser um bom começo para que ela reverta a situação.
      3 - Sobre Malcolm, estava pensando hoje e acho que a situação atual dele com Reynold e Eddie me lembra Parvati com Alexis e Natalie em Micro. Ela juntou mais dois fãs a sua aliança junto com outras Favoritas (Cirie, Amanda) e as colocou numa posição superior, derrubando Ozzy e James. Acho que Malcolm pode fazer isso com os dois Novatos, Andrea e talvez com Brenda e Eric, derrubando os Favoritos da Bikal pós-twist. Acho que é um cenário que pode acontecer, ainda mais Malcolm sendo o fã do show que demonstrou ser em sua temporada passada. Se tem alguém na temporada que pode fazer isso, esse alguém é ele.

      Obrigado pelo seu comentário, Hobert.

      Excluir