sexta-feira, 15 de março de 2013

O show de Brandon



  Eu pretendo ainda fazer um especial de três posts sobre o que considero que são os principais problemas atuais de Survivor: edição, elenco e Jeff Probst. Devido a esse episódio, acredito que este post será uma avant-première do que eu pretendo fazer nessa série. No hiato de Survivor, com mais tempo, pretendo fazê-los (se possível).
  De certa forma, como comentei na comunidade Previously on Survivor no facebook, esse episódio me lembrou um pouco o filme O Show de Truman, protagonizado por Jim Carrey. Recomendo fortemente a quem não viu assistir. É uma excelente crítica aos reality shows e a loucura gerada por eles em 1998, dois anos antes do primeiro Survivor e do boom gerado pelo mesmo, impulsionando a indústria dos realities nos EUA e no mundo. Sim, eu tenho um blog falando sobre um reality show e já vi alguns (hoje só consigo ver Survivor e The Amazing Race), mas reconheço que esse mundo é muito insano. Digo isso porque o que vimos nesse último episódio foi uma amostra disso em sua pior maneira. Foi deprimente e ridículo ver o que ocorreu em "Persona Non Grata" (ótimo título, aliás).
  Ultimamente, quem leu algumas de minhas postagens no orkut viu que eu escrevi "OUT JEFF PROBST". E não vou negar o que eu escrevi. Acho que o apresentador é um dos principais (NÃO O ÚNICO) problemas do show. De um pobre coitado que era zoado pelos Pagongs em um dos primeiros Conselhos Tribais em Borneo (que votaram no apresentador), hoje Probst é a figura de autoridade no show. Ele é seguro de si, afaga e incentiva os seus protegidos, detona aqueles os quais ele não gosta, atua como árbitro, juiz e a lei. Hoje ele é um dos produtores executivos e convenientemente (para os outros produtores executivos envolvidos e para a CBS) é o cara que está mais exposto as críticas. Hoje Probst é mais um jogador, um fator que acaba por vezes ajudando ou atrapalhando os planos dos Survivors nos últimos tempos. Eu tenho plena consciência de que reality shows são manipulados em um certo grau (com twists, desafios, etc. no caso de Survivor). Mas a manipulação feita por Probst vem sendo grosseira, a ponto de ser incômoda (ao menos pra mim).
  Sim, aqui muita gente irá botar a culpa (como vi em alguns lugares na internet) ingenuamente nos Hantz. É inegável que Russell Hantz marcou história no momento em começou a aparecer em tela em terras samoanas. Nas últimas temporadas, a família Hantz foi uma presença constante na TV americana. Viu-se Russell e Brandon (e Sean) em Survivor, Russell e Sean em um programa no History Channel, Willie (não sei o parentesco dele com o Russell, quem souber me ajude nos comentários) no Big Brother. E de certa forma os Hantz são o reflexo do que são os reality shows nos EUA, principalmente os que fazem mais sucesso. Jersey Shore, as Kardashians, dentre outros, mostram que o drama prevalece sobre qualquer outro aspecto que pode ser tratado num reality show. Survivor simplesmente embarcou nessa onda oportunamente e começou a usar e abusar dos Hantz como os seus Kardashians. Quando eu coloquei que a volta de Brandon era a quinta parte da saga iniciada por Russell em Survivor na Futurologia dessa temporada, eu imaginava que alguma coisa desse tipo fosse acontecer. 
  Recomendo fortemente que vocês leiam este artigo aqui, que fala da "morte" de Survivor nesse episódio. Discordo dele em alguns pontos (acho que essa morte já ocorreu na temporada 22, mas que já vinha se iniciando desde a temporada 19), mas concordo com a maior parte. Quem acompanhou Survivor South Pacific e o pós-temporada (eu só vi até a Reunion, o artigo nesse sentido faz uma síntese muito boa do que aconteceu) viu o quanto Brandon era instável. Por sorte, naquela temporada, Coach acabou sendo uma figura paterna efetiva, ao qual Brandon respeitou ao longo do show. Porém com as dificuldades que Brandon passou (divórcio, brigas com a família, etc.) e o que ele apresentou em South Pacific, era lógico assumir que era um risco colocá-lo no show. E nesse sentido, foi uma irresponsabilidade dos produtores terem colocado no show. Pois o que vimos poderia ter sido muito pior. O que me pareceu ao ver o episódio é que naquele MOMENTO em que o episódio foi passado foi que Brandon estava sofrendo um transtorno bipolar. As variações de humor que foram mostradas ao longo da temporada foram mais ressaltadas nesse episódio. E nesse sentido, Philip acabou funcionando como uma figura paterna negativa para Brandon. Ao contrário de Coach, que era uma figura paterna ao qual ele respeitava e admirava, Philip foi uma figura paterna ao qual ele tinha que enfrentar e derrotar. E aqui eu digo que na minha opinião, Philip não faz nada demais. Sim, eu entendo que a maior parte da audiência brasileira (e parte da americana) o odeie, mas o fato de Philip dar apelidos para as pessoas e até de se gabar por ter ganho o desafio não justifica a reação insana de Brandon. Ao longo de 900 temporadas, sempre tivemos personagens que eram vistos como irritantes. Mas se, por exemplo, RC jogasse o arroz e o feijão da tribo fora e ameaçasse violentar Abi-Maria, não aprovaríamos essa atitude, com razão. A mesma coisa vale aqui. Por mais que você odeie o Philip (e entendo perfeitamente o fato que gosto não se discute), NADA justifica o que Brandon fez.
  Ao mesmo tempo que foi uma irresponsabilidade dos produtores colocar Brandon nessa temporada, reconheço (tristemente) que eles conseguiram exatamente o que eles queriam. E nesse sentido esse é o aspecto mais deprimente desse episódio. Tudo foi armado para isso. A escolha de Philip como o novo Coach na minha opinião foi intencional para provocar essa reação em Brandon. E aqui chego em Jeff Probst. A forma como ele lidou com isso foi oportunista e deprimente. Ele transformou aquele conflito em um talk-show, semelhante ao que ele apresentava que foi cancelado, ou até em uma analogia mais exata, em um Conselho Tribal. De fato, o episódio serviu como material para um Conselho Tribal encenado e protagonizado por um Brandon insano e um Probst constrangedor. A maneira como ele massageou as costas de Brandon durante a briga foi vergonhosa. Survivor como um jogo e um experimento social, como deveria ser, deu lugar a um show de quinta categoria. Eu me senti incomodado vendo aquilo tudo e imagino como os outros participantes da tribo dos Veteranos devem ter se sentido. E voltando a como de certa forma Probst influencia negativamente no jogo, ele prejudicou os Veteranos e favoreceu os Novatos ao permitirem ver o que estava acontecendo. Agora eles tem uma ideia de como estão dispostas as alianças, o que num jogo social é uma grande ajuda. Aqui até acredito que pode não ter sido intencional, mas é prova de incompetência do produtor executivo Jeff Probst de como lidar com a situação. Neste caso não vejo vítimas, apenas culpados. Todos tem responsabilidade, desde Brandon e os Hantz que ganham mais atenção, como eles queriam, passando por Probst, que também tem mais atenção mesmo que negativa, até a audiência, pois é inegável que eles não selecionariam Brandon para essa temporada se não houvesse público para comentar sobre o assunto.
  Espero que finalmente a temporada comece. Tivemos um bom episódio passado (o quarto), mas inegavelmente a temporada ficou presa a esse evento e alguns personagens como Brenda, Eric e Corinne foram muito prejudicados em termos de edição devido a isso. Que Survivor volte a ser ao menos o que vimos em Philippines. Bons blindsides e boa estratégia sendo jogada e menos brigas artificiais e provocadas para inglês ver. Por fim, espero que o tema do próximo post volte a ser sobre o jogo de Survivor.

Comentários aleatórios:

- O Desafio dos cocos na cesta foi repetido de Micronésia é bom. Destaque para Philip que definitivamente tem se destacado com seu desempenho nas provas. Quem diria que o mais velho da tribo seria a grande potência dos Veteranos nos Desafios?
- Sim, eu coloquei "GO FIGHT" no orkut. Eu falei besteira e me arrependo disso. Vi o que aconteceu e mudei de ideia. Acontece. Precisei ver o episódio e me dar conta de quão esse momento foi nocivo e ruim. O discurso desse texto é completamente oposto a GO FIGHT e eu não tenho problema com brigas em Survivor, desde que tenham uma história verdadeira envolvida. E aqui neste caso achei que foi um negócio vergonhosamente armado.
- Falarei mais de estratégia dos Fãs desse episódio nos Power Rankings. Mas como o foco do episódio foi a briga, senti que o texto sobre o que aconteceu deveria ser diferente.
- Achei interessante o que Abi-Maria postou em seu twitter ontem (recomendo o papo dela com Jerri e um pessoal para este vídeo aqui também falando sobre o episódio, com defesa de quem gostou e odiou o episódio, os Hantz, etc.) dizendo o seguinte: "Eu não sei porquê as pessoas implicam com Philip. Quando Boston Rob jogou um jogo semelhante, ele foi um herói. Que diabos?".
- Meu problema com Jeff Probst é o fato dele ser o produtor executivo e ter acumulado tanto poder ao longo dos anos. Sempre gostei dele como host e de fato ele é um dos melhores. Mas a influência dele como produtor é muito negativa. Alguém precisa tirá-lo dessa posição de poder absoluto.

POWER RANKINGS:

  Finalmente teremos a twist! Espero que ela dê uma movimentada nas coisas e que alguns personagens invisíveis apareçam, nem que seja para eu falar mal (né, Brenda?).

14 - Sherri Biethman
Se as coisas tivessem seguido o fluxo normal nesse episódio, acho que Sherri teria grandes chances de ser a eliminada ao invés de Brandon. Ela foi muito mal na Recompensa, se deu mal na disputa pelo Ídolo e me pareceu ter perdido de vez o controle que tinha sobre a aliança, que agora só pensa no físico e me parece estar dominada de vez por Michael e Matt. Com a twist vindo por aí, me parece que ela será a principal prejudicada pelo fato de não ser uma grande atleta e não conseguir disfarçar o fato de ser uma boa estrategista com Favoritos na tribo. Precisa dar a sorte de sobreviver até a Fusão para ter alguma chance.
13 - Julia Landauer
Difícil saber alguma coisa dela, porque ela não fala. Me parece que o episódio em que ela será eliminada será o que ela terá voz. Numa temporada em que as mulheres mais uma vez estão se dando mal em relação as eliminações, não me parece que ela tenha muito futuro.
12 - Eddie Fox
Ainda sem relevância, aparentemente será um dos que se dará bem com uma twist. Mas será eliminado assim que pintar a Fusão.
11 - Reynold Toepfer
Mais uma vez achou um Ídolo! Pelo menos nesse jogo ele é bom. Concordei totalmente com Sherri quando ela falou depois do desafio que eles perderam de novo, mesmo eliminando Laura e mantendo a força física. Como jogador de Survivor ele é péssimo. Mais um que durará até a Fusão e será eliminado a partir daí. A única coisa que eu achei engraçada no chilique de Brandon foram as reações de ator canastrão de Reynold, com muitas caras e bocas. E além de tudo é uma mala.
10 - Matt Bischoff
Juntamente com Michael, são os Novatos que estão na posição mais segura nessa tribo. Assim como todos os Fãs (exceto Shamar) a edição está focando muito o jogador e pouco o personagem. Se sair num próximo CT, não fará falta.
9 - Michael Snow
Gosto dele, mas ele pode acabar se ferrando com a twist. Ao contrário de Matt, que me parece ser um cara que se mistura mais facilmente, me parece que ele deixa muito na cara o fato de ser um fã de Survivor. Ao lado de Sherri, é um dos meus favoritos dessa tribo dos Novatos.
8 - Philip Sheppard
Na minha opinião o mais prejudicado pela briga e pela twist. Ficou evidente que Philip é o líder da aliança e da tribo dos Veteranos. Em qualquer cenário de mistura, estará em risco. Precisa vencer os Desafios para se manter.
7 - Corinne Kaplan
Em termos de twist, acho ela uma incógnita. Vai depender com quem ela irá ficar na mistura. O jogo dela nessa temporada me parece mais comedido. Mas até que ponto? Será que ela irá conseguir se controlar? Difícil dizer. Ponho ela e Philip nas posições mais baixas porque o preview do próximo episódio se foca mais neles e nesse conflito.
6 - Andrea Boekle
Ela foi a pessoa que provocou a briga. Sim, Brandon não tinha de dar aquele chilique, mas a maneira como Andrea deu uma de leva-e-traz nesse episódio foi péssima. Acho que ela viu a merda que fez quando começou a chorar durante o espetáculo protagonizado por Brandon e Probst. Comprovou o quão péssima jogadora ela é. E de longe, ao lado de Brandon, segue sendo a pessoa mais insuportável dessa temporada.
5 - "Purple" Brenda Lowe
Pode se dar bem com a twist a là Parvati em Micro, embora ao contrário dessa, não tenha um grande jogo social. Tomara que ao menos apareça mais para eu que eu fale mal dela.
4 - Eric Reichenbach
Outro beneficiado com a twist. Diante dos alpha males que estão em evidência nessa temporada (Philip, Reynold, Eddie), com as pessoas certas, pode ir longe, como em Micro.
3 - Dawn Meehan
Em tese poderia ser ameaçada pela twist. Mas acho que pelo fato de ser uma pessoa querida, simpática e confiável, vai durar bastante. 
2 - Malcolm Freeberg
Me baseando pelo que eu vi dos episódios anteriores e pelo bom jogador que é, vai durar bastante também. Ao contrário de Eric, tem um jogo social melhor que o outrora Fã de Micronésia. Ele tem a confiança de todos na tribo dos Veteranos e vale lembrar: ainda tem o Ídolo em mãos. Não acho que essa seja a edição de vencedor, porém.
1 - John Cochran
Ainda sem razão para tirá-lo do topo. Vem sendo o narrador da temporada, tem os confessionários mais sensatos, enfim, ele tem edição de vencedor. Vai vencer? Não sei, mas por ora ainda é o favorito (com o perdão do trocadilho).

4 comentários:

  1. Concordo com tudo, principalmente com o último dos "comentários aleatórios".
    Mas confesso que, excluindo a parte de tudo ter sido/parecido, se não forçado, calculado pelos produtores, eu gostei do episódio.
    E acho que eu sou o único que gosta de Reynold e Eddie T_T

    P.S.: Willie é o irmão mais novo do Russell (Y)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua informação sobre o Willie, Lincoln. Confesso que gosto mais do aspecto de jogo social e estratégico em Survivor. Tivemos algumas brigas na história do show, mas como essa de forma incômoda e agressiva (ao menos pra mim) me incomodaram sim. E ainda mais do jeito que foi. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
    2. Sim, acho que o grande problema foi mais o modo como foi vendido o barraco todo e como foi conduzido pelo Jeff lá na hora. Se tivesse sido tratado de uma forma mais natural, não teria sido tão incômodo como foi.
      Mas enfim, vâmo ver que rumo o programa vai tomar agora, né?

      Adoro seu blog o/

      Excluir
    3. Sim, Lincoln, concordo com você nesse ponto. O modo como Probst tratou o episódio foi muito constrangedor. Obrigado pelo elogio, cara! Abraço!

      Excluir