segunda-feira, 8 de abril de 2013

Redenção



  O tema já foi o principal há quatro temporadas atrás, mas em temporadas com retornantes ele é sempre mais forte (como em Heroes vs Villains, por exemplo). A redenção talvez seja uma das grandes motivações para alguém voltar a Survivor. Porque alguém gostaria de passar novamente pela experiência terrível de passar dias longe de casa, comendo mal, passando frio e tomando chuva, além de obviamente gostar do jogo. Há além da necessidade de jogar o jogo e viver aquela experiência novamente, a chance de redenção, de consertar a imagem deixada em temporadas anteriores. Seja por movimentos estratégicos idiotas, seja pelo fato da edição ter deixado o participante com uma imagem negativa, a redenção é um ponto fundamental para retornos em Survivor. 
  Acho que poucas vezes esse sentimento ficou tão claro como o que vimos nessa temporada até agora. Todos os dez Veteranos, sem exceção, buscaram (e ainda buscam para quem não saiu) a redenção desesperadamente. Seja Francesca querendo passar dos primeiros três dias, Brandon querendo mostrar que não era um idiota, Andrea querendo provar que não é mais a idiota teleguiada por Boston Rob, Cochran querendo provar que é bom jogador e ir além da capa do nerd de baixa auto-estima aparentemente incapaz. Não que essa não seja uma necessidade comum a todos os retornantes (exceto alguns vencedores ou uma algumas outras exceções), mas esses jogadores estão em todos os momentos (com a exceção de Brenda, que não aparece) da temporada abordando isso. E acho que o episódio de hoje com a eliminação de Corinne é perfeita para mostrar que por mais você tente, no final das contas só um pode conseguir a redenção definitiva, que é ganhar o show (nessa temporada talvez não se um Novato ganhar, embora ainda ache pouco provável) e que a preocupação excessiva com isso pode levá-lo ao mesmo final que se queria apagar de início ou até algo pior.
  Eu elogiei Corinne durante a temporada como jogadora. Achei que até o Episódio 6 ela vinha bem, se controlando e aparentemente jogando bem melhor que em Gabon. Porém a sucessão de erros que levaram a sua eliminação pode até ter começado quando ela achou o Ídolo com Malcolm, deixando bem claro que os laços que ela fez com o cabeludo de Philippines. Porém se ela tivesse ficado só nisso, este momento teria sido lembrado apenas como um momento de fraqueza no início da temporada. Sua verdadeira essência como jogadora de Survivor começou a ficar óbvia quando ela saiu de sua zona de conforto, com os erros observados nos últimos episódios, quando ela começou a claramente se desgastar com Philip e a sua insistência nítida em manter Michael no jogo. Quando chegou a Fusão, no momento em que ela deveria estar mais low profile devido ao fato dela já ser um alvo de Andrea e Philip (e dado o ocorrido em RI com Matt e os Ometepes, sendo que os dois estavam envolvidos nessa jogada) e graças as mancadas que ela cometeu no período pós-twist, ela acabou se dando mal por que se expôs demais. Dois foram os erros fatais de Corinne para mim:

1 - Falar com Dawn sobre o plano (segundo Corinne, em entrevista para Rob C., este momento ocorreu antes da Imunidade, ao contrário do que foi visto no episódio). Nessa entrevista, aliás, ela justificou o fato de ter contado pois se sentia próxima a Dawn. Mas na boa, será que ela não vê Survivor? Será que ela não percebeu que Dawn anda com outras pessoas além dela? Será que ela não se lembrou do episódio em que Julia foi eliminada, quando Philip pediu para que ela se afastasse e Dawn e Cochran ficaram ouvindo o Specialist? E visível que há uma aliança RI + SP (Philip, Cochran, Dawn e Andrea) e que essa aliança comanda a tribo dos Veteranos. E mais: você não chama ninguém tão tarde pra uma aliança assim, ainda mais considerando que, de fato, Corinne se sentisse próxima de Dawn. Para o chamado, parece que este é o último recurso, o cara do fundo da aliança, a pessoa que só vai servir para o bloco de votos obter a maioria e que depois será descartado. Dá pra ver que pela linguagem corporal de Dawn que ela também não está muito a favor da ideia (aqui dá pra relevar, é complicado observar linguagem corporal). Por fim, achei que ela revelou o jogo que ela tinha em mãos muito cedo.
2 - Rob C. e Stephen ressaltaram isso no Survivor Know-It-Alls: mais uma discussão dela com Philip sobre o problema da divisão dos votos. O que ela devia ter feito quando Philip mais uma vez de forma idiota insistiu em dizer que estava jogando como Boston Rob? Tudo bem, Phil, dividamos os votos. E não me venha com a desculpa de que Philip é insuportável. Se você está numa aliança com ele, se você disse que mesmo sendo uma mala é confiável e não iria traí-la e sobretudo se você tem os seis votos e que a divisão eventual de votos em Eddie e Reynold lhe daria a maioria de votos (seriam com esse cenário quatro votos pra Eddie, quatro pra Reynold e seis pra Sherri, e com isso Sherri estaria fora), não discuta! Mesmo alguma eventual mudança de lado de Erik, ainda assim eles teriam a maioria. Ou seja além de péssima jogadora, é ruim de matemática.

  Eu confesso que não morro de amores por Corinne desde Gabon. Ela me parece ser muito falsa e artificial em seus barracos, com o seu modo de falar das pessoas, sempre exagerada demais pro meu gosto. Sim, aqui fala um cara que já foi fã de Philip (e que ainda nessa temporada era fã, não nego). Mas acho que Corinne, Cochran, Philip e Andrea, esses quatro tem essa necessidade de redenção mais exacerbada. Desses quatro, por sinal, Corinne foi a que mais me agradou. Achei que ela estava menos afetada que em Gabon (e muito mais gostosa). Mas ela começou a me irritar com os erros e a arrogância que ela começou a demonstrar nesse episódio. Os outros três do grupo de quatro Veteranos que eu citei anteriormente voltaram com versões mais afetadas e pioradas em relação as originais. Cochran, ao menos, está jogando bem. O fato das pessoas terem vibrado junto com ele na vitória da Imunidade diz muita coisa de como o seu jogo social melhorou. Se Philip tivesse ganho o Desafio, por exemplo, duvido que a reação de todos seria positiva como aparentemente foi. Philip, que aliás, vem sendo uma versão chata e uma caricatura do que foi em RI (embora boa parte dos leitores já não tivesse gostado dele naquela época...) como personagem com essa insistência chata e idiota em jogar como Boston Rob (e outras coisas) e como jogador vem sendo péssimo como sempre. Andrea me parece estar jogando mais agressivo que em RI e é outra que está querendo provar que não é mais a idiota controlada por Mariano e por consequência está bem mais irritante e arrogante que em sua versão original.
  Outra que de certa forma está tentando alcançar a redenção, mas de modo bastante diferente dos outros quatro citados no parágrafo anterior é Dawn. Acho que depois desse episódio me parece que a pessoa que está mais focada exclusivamente em ganhar o milhão é a mãezona da temporada. Alguns confessionários desse episódio são bem representativos disso. Li no orkut alguns comentários sobre a edição vencedora de Dawn e acho que até é bastante possível (de fato, as vencedoras femininas em sua grande maioria tem uma edição péssima). Um confessionário que pode reforçar essa impressão (citado pelo Bruno Vasconcelos do orkut) foi o seguinte:

(...) É engraçado eu chorar tanto... Mas é quase impossível não chorar quando eu penso o que um milhão de dólares pode fazer por minha família... Eu tenho seis filhos... Quer dizer... Isso é faculdade, é uma mudança de vida significativa para o futuro deles. Há tanto em jogo... (... aqui ela faz uma retrospectiva do seu último jogo e como Cochran a traiu... Indo para a parte importante.) Eu quero ser uma pessoa que toma as decisões nesse jogo. Você não pode deixar o jogo ir até você. Você tem que ser aquele que toma a decisão. Estas são as pessoas que vencem.

  Eu quis botar a primeira parte antes do parênteses, pois esse é um discurso usado por alguns vencedores que se encaixam no arquétipo ou no papel representado por Dawn (vencedor de HvsV, por exemplo). Como o dinheiro irá mudar a família, os filhos, etc. Mas o que me chamou mais a atenção desse confessionário (além da trilha sonora heroica, reparem nela ao rever essa cena) foi a parte em que deixei sublinhada, que na minha opinião é confessionário de vencedor. Acho cedo dizer que ela vai vencer de fato (nos meus Power Rankings ela subirá para a segunda colocação essa semana), pois ainda acho que Cochran também vem tendo uma edição forte de vencedor, apesar dos confessionários de personagem, não relacionados diretamente a parte estratégica. Por outro lado, nem sempre aos olhos da audiência (eu diria quase nunca) os vencedores de Survivor tem atitudes ou posturas populares. Dawn foi decisiva nos votos dos Veteranos pré-Fusão, especialmente nos de Francesca e Julia. Mas no voto de Corinne ela demonstrou um sangue-frio (a despeito de chorar de cinco em cinco minutos em todos os episódios) que nunca imaginaria em uma pessoa como ela. Só o confessionário que eu destaquei acima em negrito explica isso. Corinne na sua entrevista para Rob C. ressaltou o fato de Dawn ter sido uma das pessoas com a qual ela se dava melhor na tribo dos Veteranos. Isso mostra o quanto Dawn evoluiu como jogadora, apesar de eu particularmente não ser fã dela como personagem. Vai ganhar? Não sei. Mas essa ao menos assim como Cochran de um certo modo vem atingindo uma redenção tão desejada de um certo modo (como jogadora), mesmo que as pessoas já não a olhem como a bonachona e simpática dona de casa em South Pacific.
  E Malcolm, como fica depois desse episódio? Acho que ele terá que fazer uma imensa contenção de danos, talvez até usar o Ídolo para conseguir uma maioria.

Alianças depois da última votação:

- Philip/Cochran/Andrea/Dawn/Erik/Brenda/Sherri - votaram em Corinne:
Philip/Cochran/Andrea/Dawn;
>Erik?
>Brenda?
>Sherri?
- Malcolm/Eddie/Reynold/Michael - votaram em Sherri:

 Nesse cenário de alianças, acho que Malcolm tem duas alternativas. A primeira é a óbvia: tentar se desculpar e fazer a contenção de danos com a Stealth For Us para voltar as boas graças com os cabeças da aliança. O que é até possível, já que Andrea e Philip já demonstraram em confessionários total confiança no cabeludo de Philippines. Mas principalmente quando você trai pessoas como Cochran e Philip, voltar as boas graças pode ser difícil. Então acredito que ele poderia apostar na segunda alternativa, que é de comprar aliados com o Ídolo (ou os Ídolos se Reynold der uma ajuda). E aqui pegar os desgarrados da Stealth For Us que eu destaquei com interrogação. Um deles seria o suficiente para estragar uma possível divisão de votos devido ao medo do Ídolo ou dois deles para obtenção de uma possível maioria. Dois deles representam problemas, porém, já que Sherri foi o alvo da eliminação e como se não bastasse Reynold/Eddie não conseguem se entender com a coroa nem por decreto e Erik acabou se bandeando para o lado dos Stealth For Us e pior: não quer conversar sobre estratégia. Sim, Brenda existe... Será mesmo? Enfim, o que Malcolm terá que fazer para convencer um, dois ou todos os três é oferecer um melhor acordo do que eles tem atualmente com os Stealth For Us e convencê-los do óbvio: se nada mudar e eles deixarem, o F4 será com os retornantes de RI + SP. De qualquer modo, ao contrário do que ele fez em Philippines, quando ele guardou o Ídolo com ele e levou pra casa, dessa vez acho que Malcolm terá que usá-lo em algum momento a partir de agora, de forma direta ou indireta.
  Por fim, a coisa que eu mais gostei desse bom episódio de Caramoan (finalmente!) não foi o blindside em Corinne, mas sim a Imunidade com a volta de uma das provas mais tradicionais e que nunca deveria ficar de fora de Survivor, que é o desafio de comidas nojentas. Foi muito engraçado ver as reações e como esses Survivors de hoje criados a leite de pera e ovomaltino chiaram com essa prova. Desde Reynold reclamando que essa era a única prova na qual ele não tinha chance de vencer, Eddie com medo que alguma garota visse esse desafio e nunca mais quisesse beijá-lo, Andrea com um bigode de tripas de larva destacado por Jeff Probst, Philip fazendo vômito para enfraquecer o pessoal... Sim, Cochran venceu, mas até que não fiquei tão irritado com a vitória do nerd (embora teria ficado mais feliz com Malcolm vencendo). Me impressionou a tranquilidade com ele foi comendo tudo, desde cérebro (a là um cara no Indiana Jones e o Templo da Perdição) até o temível balut (oi, Denise, estou falando com você). Não foi nem de longe uma das melhores provas de comida, mas foi legal ver como as vezes pode-se fazer Desafios competitivos e divertidos ao mesmo tempo sem precisar de quebra-cabeças ou alguma espécie de natação ou correria. Por isso que ao contrário do que Mario Lanza ou diversas pessoas acham, acredito que uma solução para a melhora de Survivor é bem simples: retomar alguns princípios e valores que eram vistos no princípio do programa e juntar com a parte estratégica no qual o programa se foca hoje. A audiência (e isso vale para qualquer arte) gosta de personagens humanos, que tenham qualidades e falhas. Sandra ganhou Survivor duas vezes, mas nunca ganhou uma prova individual, Boston Rob é um dos maiores competidores de desafios da história de Survivor, mas treme quando vê um fafaru, etc (vejam Marquesas, All Stars e isso aqui). Por isso é tão importante não mostrar os jogadores de Survivor apenas como jogadores de pôquer, com apenas um ou outro fugindo ao padrão. O desafio da comida é uma prova do quão Survivor pode ser bom se retomar algumas das suas tradições.

Comentários aleatórios:

- Falando ainda sobre a Imunidade, duas observações: 1) É inegável ver como Jeff Probst está se divertindo com essa temporada. Nesse desafio isso ficou bem claro, com as brincadeiras e até os sorrisos com todo mundo. Não foi a toa o fato dele ter colocado essa temporada em tão alto patamar. Resta ver se ao menos o pós-Fusão corresponderá a essas expectativas. 2) O meu único problema com esse Desafio foi o seguinte: ele seria mais efetivo num F8, com menos pessoas. Ou como Sandrão sugeriu no podcast com Cesternino essa semana, com os loved ones, que seria também bastante divertido.
- Enil Edam é um nome idiota (uma pena que dessa vez Erik não apitou na decisão do nome, Dabu foi um nome bem mais legal), mas Erik mostrou que é ao menos um grande artista. Ficou bem legal o desenho da bandeira.



- (SPOILERS SURVIVOR MARQUESAS! SE VOCÊ VIU A TEMPORADA, PASSE O CURSOR NA PARTE EM BRANCO:) O jogo de Dawn me lembra muito o de Vecepia em Marquesas, tirando a parte do choro. Vee foi capaz de eliminar Kathy após prometer o F2 para a estrela da temporada. Ela vem sendo o tipo de jogadora que conquista a confiança para depois eliminar a pessoa. 

RECADO:

  Me desculpem pela demora no post sobre Fiji, mas tive um problema com o meu HD e perdi todas as temporadas de Survivor que eu tinha salvas. Mas consegui recuperar Fiji e hoje já voltarei a ver.

PERGUNTA:

  Vocês estariam interessados em ler uma fanfic escrita por mim sobre Survivor? Essa é uma ideia que já tive há algum tempo. Sempre fui fã de RPG e achei legal fazer uma. Eu já tenho um rascunho de uma primeira edição e só precisaria passar para o computador. Respondam aí nos comentários.

POWER RANKINGS:

11 - Eddie Fox
Mesmo motivo de semana passada. Sem Ídolo, ainda corre mais risco. Mas será que Andrea irá salvá-lo com um romance caído do céu?
10 - Reynold Toepfer
Em sério risco. Precisa usar o seu Ídolo para se salvar. Mas dependendo do que Malcolm conseguir, ainda pode comprar mais alguns dias.
9 - Malcolm Freeberg
Precisa dar um jeito de voltar a maioria ou obtê-la como falei no texto.
8 - Michael Snow
Graças ao jogo social conseguiu comprar uma vaga na Fusão. E acho que graças ao seu jogo social e aos seus aliados mais visíveis, o homem da Neve irá garantir mais alguns dias no jogo.
7 - Sherri Biethman
Graças a Corinne e seus bluecaps acredito que ao menos garantiu uma vaga no Júri. Mas não passa daí. E o quão irônico é vê-la reclamando de Philip, dizendo que não o suporta, mesmo estando em uma aliança com ele? A mesma Sherri que estava disposta a levar Shamar para o F3.
6 - Erik Reichenbach
O curioso é que Erik quer atingir a sua redenção de forma diferente no show, que é a de se isolar do jogo estratégico, o mesmo que o comprometeu da última vez. Na maior parte das vezes em Survivor, as pessoas acabam atingindo que querem evitar. Em algum momento da temporada, provavelmente Erik será vítima dessa estratégia. A edição pegou bastante pesado com ele nesse episódio, tratando-o quase como um retardado. E quem culpa Dawn pela eliminação de Corinne na verdade deveria estar culpando Erik. Ele foi o voto decisivo para eliminar a retornante de Gabon.
5 - Purple Brenda Lowe
Em geral os under the radar chegam longe e por vezes até ganham o jogo. Por isso acho que Brenda pode ir até o F6 pelo menos. Mas Brenda está off the radar. Alguns personagens de Survivor que me irritam pelo fato de serem invisíveis tiveram mais confessionários que ela. Corinne na entrevista para Cesternino falou que Brenda pouco falou com ela durante o jogo e que os fãs tinham que parar de questionar a edição por causa disso. Eu reparei nesse episódio que ela estava com uma bandagem na perna. Acredito que ela possa ter tido alguma contusão e isso tenha prejudicado-a no jogo (como Abi-Maria em Philippines). Sim, em alguns momentos ela apareceu vibrando, mas se ela estiver com muita dor, ela pode estar com dificuldades para se comunicar com o pessoal. Acredito que esse mistério será desvendado quando ela der alguma entrevista pós-jogo.
4 - Andrea Boekle
Continuo achando que Andrea está jogando de forma agressiva demais e será eliminada no F4. Finalmente conseguiu derrubar a rival Corinne.
3 - Philip Sheppard
Acho que pra tristeza dos odiadores do Specialist, ele continuará até a Final pois é a coisa mais esperta a se fazer. Ninguém votará nele. A não ser que o plano de Malcolm original dê certo e sua aliança retome os números, acho que ele é F3 garantido.
2 - Dawn Meehan
Teve um forte episódio de vencedora, mas ainda precisa de mais episódios como esses para que eu possa movê-la para o primeiro lugar.
1 - John Cochran
Continua com uma edição boa e jogando bem. Mesma coisa que escrevi para os outros Power Rankings vale para esse.

4 comentários:

  1. Gostei desse episódio. Parafraseando você, vamos por partes:

    1-Corinne apenas pagou por seus próprios pecados.
    2-Apesar de não torcer pra ningúem, gostei que Cochran venceu o desafio. Acho que teria a mesma sensação se Sandra ganhasse, pois é muito improvável que aconteça.
    3- Phillip tá perdendo a graça, e não é de hoje. Essa coisa de Boston Rob já ta irritando. É como Sandra falou no podcast do Cesternino, Boston Rob deveria receber um cheque cada vez que seu nome é pronunciado no programa.
    4- Sim. Eu estou interessado em ler uma fanfic sobre Survivor.

    Hobert Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hobert! Aqui vão as minhas respostas a você:

      1 - Também acho. No meu texto fiz questão de lembrar disso. E que Corinne não foi eliminada nesse episódio apenas, mas ao longo da temporada até agora. E sempre faço questão de ressaltar para quem não acompanha futebol: Survivor é parecido com o Campeonato Brasileiro. Em geral, as eliminações ocorrem devido a como as pessoas agem ao longo da temporada.
      2 - Eu não dei bola pra vitória de Cochran. Ficaria bem mais feliz se Sandra tivesse ganho, mas acho isso porque eu gosto bem mais dela do que do nerd.
      3 - Philip definitivamente perdeu a graça nessa temporada porque a produção vem insistindo nele, porque vem insistindo na mesma piada (Stealth For Us e codinomes o tempo todo) e por causa dessa chatice de querer emular Boston Rob. Como falei no texto, Philip é o exemplo mais claro das pessoas que buscam redenção nessa temporada e voltam menos autênticos do que nas temporadas originais.
      4 - Que legal! Eu quero ver se eu consigo começar a escrever e passar pro blog até o final dessa temporada. Vou te dar um teaser do que será: o tema da temporada será Novatos contra Veteranos. E outra: não terá Philip e nenhum Hantz!

      Obrigado pelo comentário e volte sempre, Hobert. Grande abraço!

      Excluir
  2. Acho que não é tão difícil para o Malcom fazer a contenção de danos porque o enganado foi ele. Os outros favoritos é que mudaram o voto de Sherri para Corine e, obviamente, não o informaram. Vai mandar um “eu teria votado na Corine também se me avisassem”. Mas se isso acontecer ainda ficará no fim da fila da aliança, sem muitas possibilidades. Talvez sendo eliminado até antes da Sherri e Michael.

    Tinham que ter deixado dividir os votos entre Eddie e Reynold mesmo e votado no Philip (contando até com o voto da Sherri).
    Concordo que os finalistas sairão da sub-aliança SP+RI. A Brenda tem alguma chance de final por ser um voto decisivo quando sobrarem 5 e por não ameaçar nos desafios, mas pela personalidade dos outros 4 acho que a eliminarão.

    E só vejo o Cochran, Dawn e Andrea vencendo. Mas na edição passada quem eu achava que seria a ganhadora só levou um voto na final. Então não sei de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, sua opinião sobre Malcolm faz total sentido. Além dos motivos pelos quais você falou, ainda me lembro das palavras de Lisa sobre o cabeludo em Philippines: "Malcolm é o cara que é capaz de te sacanear e te esfaquear pelas costas e ainda te levar flores no hospital e fazer com que você goste dele". Ou seja, ele é muito carismático. Só acho q talvez com Cochran e principalmente Philip ele pode ter problemas.
      Quanto aos vencedores, é complicado adivinhar por edição mesmo. Depende de muita coisa para se acertar com precisão isso. Eu tenho uma tese de que em geral os vencedores são retratados como aqueles caras que chegaram lá e ganharam o milhão, ou seja, não são populares nem por serem heróis, ou vilões, ou bons personagens, mas sim principalmente por serem bons jogadores, tomando as decisões certas independente de conflitos morais. Por isso fiquei impressionado com o confessionário de Dawn que destaquei no texto. Mas como isso nunca é uma ciência exata, vale aguardar até o fim, tentar ir acompanhando a história até o final e não se estressar muito com isso. Nessas horas vale aquela frase: por vezes a jornada é mais importante que o objetivo.

      Grato pelo seu comentário, Leonardo. Volte sempre!

      Excluir