sexta-feira, 10 de maio de 2013

IT'S A TRAP!

Ganhar Desafios de Recompensa com Família? IT'S A TRAP!
   
  Há algum tempo eu acredito que Desafios de Recompensa com os Familiares são uma grande armadilha. Acho que foi Rob Cesternino que falou isso uma vez há algum tempo e concordo totalmente. Já vimos outras edições nas quais os vencedores desses Desafios acabaram ficando em uma situação delicada e acabaram eliminados. Brenda foi só mais uma casualidade desta lista.
  Este foi de longe o episódio mais emocional e por isso mais intenso da temporada. Após dar inúmeras pancadas ao longo da temporada (merecidas!), desta vez tenho de dar o braço a torcer e reconhecer que a história contando a queda de Brenda foi bem contada, ao contrário de sua trajetória durante a temporada. O episódio começou bem com o surto de Erik, com fome e desesperado para pegar um coco em um alto coqueiro. Momento que foi bem conectado com o vídeo do treemail dos loved ones. 
   Eu não sou de me emocionar com as visitas dos familiares. De fato, não sou de me emocionar muito com Survivor a ponto de chorar. Sim, eu torço, vibro e sofro por quem eu torço, como eu as vezes sofro (e como sofro) vendo os jogos do meu Fluminense ou do Chicago Bulls. Mas o único momento que eu posso dizer que eu realmente trouxe lágrimas a meus olhos vendo Survivor foi em Marquesas quando o negro do Harlem Sean se juntou a um banquete com o juiz branco Paschal. Porém, assim como Probst, fiquei bastante emocionado ao ver Brenda eufórica, histérica e emocionada ao ver o seu pai. Foi uma das cenas mais belas da temporada, onde achei que a edição resolveu justificar o porquê de Brenda ter estado tão sumida da edição em parte, quando ela falou com o pai que estava seguindo o conselho que ele havia lhe dado, ou seja, ser mais humilde. Todos tiveram o seu momento intenso de emoção, incluindo a intensa Sherri e o irmão bizarro de Erik. Após um desafio meio idiota, Brenda acabou vencendo com o seu pai e a aí devia aparecer o almirante Ackbar (famoso por essa cena no filme O Retorno de Jedi, da série de filmes Star Wars):

 


  É uma armadilha porque sempre para esse vencedor reside uma escolha na qual não há como escapar. Em geral, eles tem de sempre escolher alguém para ir as Recompensas com eles e deixar os outros irritados de fora. Porém, infelizmente para Brenda, a armadilha foi ainda maior, pois além dessa escolha, ela ainda se viu obrigada a ter outras duas opções: ser a heroína da tribo e ceder o seu lugar e o Dawn no churrasco familiar para os outros membros que não haviam sido escolhidos ou ser uma FDP e ir sozinha com Dawn ao churrasco. Esse é o tipo de situação ao qual não há vantagem, é uma armadilha social: você fica bem com o resto da tribo inicialmente, mas isso pode se virar contra (como Cochran bem disse, ser muito adorado a essa altura do jogo é uma desvantagem) ou você garante uma passagem livre para a Final, mas sem chance de ganhar, pois você é a FDP que não levou ninguém para o churrasco. Por mais cruel que esse dilema tenha sido, foi uma brilhante jogada dos produtores, pois gerou dilema social que acabou gerando um momento intencional e intenso. Sem Ídolos, só um singelo momento emocional no qual iremos abordar nas próximas linhas.
  Tivemos a Imunidade vencida por Dawn e a partir daí o resto da história foi o que vimos: Cochran conseguiu convencer Dawn e Sherri a armar um blindside em cima de Brenda, que já havia tramado um plano para eliminar o nerd no F5 e vimos a retornante de Nicarágua arrasada, profundamente sentida e magoada com os que a enganaram. Ao contrário de algumas eliminações que vimos anteriormente, essa foi verdadeiramente sentida por Brenda, tanto que em boa parte das palavras finais ela chorou. Um grande momento desta temporada, sem Ídolos e em que o blindside na minha opinião foi algo totalmente irrelevante. E obviamente, pelo fato deste momento e do episódio como um todo ter sido muito bem construído um todo, as reações foram intensas no twitter, facebook, orkut... Foi um momento emocionante e gerado para provocar estas reações, em um dos melhores episódios da temporada. Acho que entendo e formo minha opinião em relação ao tema sobre as duas visões: a de Brenda e a Dawn (e por conseguinte a de Cochran de forma indireta).
  Em relação a Brenda, acho que ela caiu na armadilha. É óbvio que eu entendo a situação dela. Survivor, como esse episódio nos fez questão de lembrar, não é um jogo somente sobre Ídolos, blindsides, Imunidades, estratégia... É também bastante emocional. Estar num lugar isolado, longe da família e amigos e com privações de comida, água e etc é complicado. E ela confiou totalmente em Dawn, que vinha sendo a seus olhos a sua principal aliada, a pessoa pela qual ela mergulhou para salvar a dentadura. Porém, apesar disso, mantenho a minha opinião sobre temporadas na qual fatos semelhantes aconteceram. Survivor é um jogo. Brenda quando assinou o contrato pra voltar mais do que ninguém sabia que isso poderia acontecer. E não nos esqueçamos que dias antes ela ajudou a eliminar Andrea num blindside também. E ela poderia muito bem ao invés de esperar o F5 para eliminar Cochran chegar e falar com Erik e Dawn: "Porque não eliminamos Cochran agora? Duvido que ele esperaria por isso". Brenda também poderia ter eliminado Cochran e não ter esperado e esse pra mim foi um erro imperdoável. Vale o que eu escrevi nos Power Rankings do último episódio:

2 - Brenda Lowe
(...)
Mas assim como Dawn, precisa decidir se quer ganhar a temporada ou não. Ela precisa também eliminar Cochran. Essa aliança entre ela e Dawn precisa funcionar de fato.

  Eu entendo que no momento, ela tem o direito de ficar chateada, assim como ela tem o direito de se quiser, não votar em Dawn no CTF por causa disso. Mas a eliminação faz parte do jogo. Não acho que Dawn não fez nada de absurdo, considerando a eliminação pura e simples. Não acho que Brenda deva ficar com raiva mortal de Dawn por causa de um jogo pra sempre, assim como Francesca não deveria ficar irritada com Andrea por causa do primeiro episódio. As vezes as pessoas levam Survivor muito a sério (e olha que eu sou fã de futebol, que eu também acho que as pessoas as vezes também levam a sério demais). Isso é só um JOGO! Não devia ser a vida das pessoas. Dawn não é uma vagabunda por ter eliminado Brenda, ela na minha modesta opinião só jogou o jogo. Mas...
  Acho que Dawn fez uma péssima jogada para ela mesma. Por que se ela tivesse eliminado Eddie como estava previsto e depois Brenda, seria ainda ruim, mas ela poderia alegar que foi uma decisão de grupo, um consenso e que de certa forma foi algo mais um menos esperado. Mas logo após Brenda ter confortado Dawn devido a perda da Recompensa, depois delas terem feito um laço aparentemente inquebrantável até o fim do jogo... Da forma como a eliminação foi a coisa foi péssima. Sherri não será a responsável direta aos olhos de Brenda pela eliminação, pois ela está na minoria do jogo desde a mistura de tribos. Será Dawn. Agora ela vai ser a responsável direta pela eliminação. E como ela argumentará isso com o Júri? Ainda mais se ela seguir com Cochran até a Final, dificilmente ela ganhará. E eu não consigo imaginar Dawn se defendendo orgulhosa no Júri o seu jogo. Pelo contrário, eu vejo ela chorando e ninguém vai ter pena dela, já que ela será vista como uma chorona mentirosa e hipócrita. Acredito que Dawn caiu em uma armadilha, assim como Brenda, da qual ela não poderá escapar e a vejo com pouquíssimas chances de ganhar o milhão.
  Após este grande episódio, aguardemos a Finale de domingo. Tomara que seja um show divertido e bom como vimos nesta última quarta.

Comentários aleatórios:

- Tava ouvindo o podcast do Cesternino com o Stephen e eles estavam falando que Probst falou uma grande cagada a respeito de Dawn ter ganho o seu primeiro Desafio: na verdade Dawn já tinha ganho outra vez. Ê, Probst...
- Malcolm e suas reações no Júri ao blindside foram muito engraçadas... Me lembrou jogador da NBA quando dá uma enterrada humilhante no outro... Muito engraçadas.
- Quem será o evacuado da Finale? Tava pensando nisso ontem, não consegui chegar a uma conclusão. Mas se tivesse que chutar, optaria por duas alternativas: Dawn, pela instabilidade emocional durante a temporada ou Erik, pela situação do coqueiro mostrada no episódio anterior. Mas esses palpites são tão bons quanto outros quaisquer. Aguardemos a Finale.

POWER RANKINGS:

5 - Sherri Biethman
Por algum motivo, acho que Sherri é meio desprezada pelo pessoal. Acho que ela tem grandes chances de chegar ao Final 3 por causa disso, mas acho que no máximo ela pode levar um voto do amigo (será?) Michael Snow ou de Philip, caído pelos encantos da loira coroa. Dos cinco, infelizmente, é a que menos vejo com chances de vitória. Pra mim, perde em qualquer cenário.
4 - Erik Reichenbach
Apesar de ser até um cara simpático, o fato de Erik ter sido um covarde em termos estratégicos durante o jogo pode e deve contar contra ele. Acredito que pela edição ele também não deva ter jogado o jogo social muito bem. Eu o ponho aqui em quarto principalmente pelo fato dele ser uma ameaça física óbvia. Pelo fato da edição dele ter sido muito ruim ao longo do jogo, é difícil de imaginar quem votaria nele (talvez Eddie, Malcolm e Reynold no Júri, mas isso não seria suficiente para ganhar).
3 - Dawn Meehan
Ela ficou em uma situação muito ruim com esse blindside em Brenda, sem falar que ela acabou deixando Malcolm e sua aliança na mão mais cedo na Fusão. Com Cochran, ela não tem chance de ganhar. Sem ele, porém, se fizer um bom discurso, defendendo o seu jogo e apelando um pouco (mas sem chorar, se não tchau) para a situação familiar, tem chance.
2 - Eddie Fox
Mas ele não sai de jeito nenhum! E está ficando pelo fato dele simplesmente não ter a menor ideia do que está fazendo. Mas acho arriscado levá-lo para a Final, pois ele pode tirar votos preciosos para outros pois eu acredito que ele possa levar pelo menos três votos: o de Reynold (com certeza) e os de Malcolm e Andrea. E num Júri com oito, isso é muito voto. Pelo fato de ter sido muito imaturo durante o jogo, acho pouco provável dele ganhar o jogo. Mas se ganhar as Imunidades, quem sabe? Já vimos o poder do voto de protesto em algumas temporadas e isso pode muito bem acontecer nesta temporada, embora ache isso pouco provável aqui. Acredito que os outros jogadores perceberão o quão arriscado será levar Eddie para a Final e o eliminarão. Mas que graças as cagadas de Dawn, a irrevelância e covardia de Erik em termos estratégicos e o desprezo por Sherri, acho que Eddie pelo fator simpatia pode ter boas chances de ganhar. Eu não duvido que as pessoas o levem para a Final pensando que ele não levará votos de ninguém, mas Eddie não irritou ninguém ao longo do jogo, pelo contrário e vem sobrevivendo a eliminações certas desde o início do jogo. Tem grandes chances de ganhar, a não ser que um certo nerd de óculos chegue a Final.
1 - John Cochran
De longe o melhor jogo social e estratégico da temporada. Ele não terá problemas em defender o seu forte caso no CTF (vale lembrar, ele fez Direito, não estará fazendo nada que esteja fora de sua alçada, pelo contrário). Se chegar ao F3, não vejo ninguém ganhando dele. E também não acho que ninguém o eliminará até o F3, pois todos estão contando com Cochran para chegar a Final e não vejo ninguém considerando a hipótese de eliminá-lo. A essa altura, o jogo está nas mãos de Cochran para ganhá-lo ou perdê-lo.

5 comentários:

  1. Comentários Rápidos

    1- Achei muito desnecessário a reação super exagerada das pessoas com a Dawn.
    2- Sim, foi uma jogada estúpida para Dawn, mas eu achei uma jogada MUITO CERTA p/ o Cochran.....e acho bem possível ele ganhar o voto de Brenda num F3. Se ela acusá-lo de traição é só ele argumentar que a eliminou antes que ela o eliminasse.
    3- É impressionante como em geral eu discordo muito das pessoas do Survivor Downloads, depois da eliminação de Brenda, muitos disseram que torcem por Eddie agora. Sério, Eddie? O cara que não fez absolutamente nada no jogo inteiro.
    4- Eu não vejo possibilidade de Cochran não vencer hoje. Para isso Dawn teria que se juntar com Eddie e Erik, mas duvido que Erik se alie a ela dpois do que ela fez à Brenda. Uma outra possível situação é se Dawn for a pessoa evacuada e Sherri perceber que Cochran é a maior ameaça e levar Erik e Eddie para a final. O que acho bastante improvável pela edição dessa temporada. Enfim, é como você falou, '' o jogo está nas mãos de Cochran para ganhá-lo ou perdê-lo.''

    Abraços,
    Hobert Rocha

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hobert, tudo bem?

    1 - Pois é, cara... Acho q as vezes as pessoas passam do limite em relação a isso. Se leva muito a sério um reality show quando há tantos problemas verdadeiramente importantes aqui no Brasil, lá nos EUA e no mundo em geral... Enfim, acho esses ataques um exagero total.
    2 - Ah, sim, esqueci de falar isso no texto. Mas acho que de certa forma, Cochran está tão incluído nos planos das pessoas, que a única jogada ruim pra ele a essa altura do campeonato é ser eliminado.
    3 - Não vi isso, mas se for verdade... Gosto não se discute, mas... Eu não sou um grande fã de Brenda, mas gostei mais dela nessa temporada. Mas quando alguns dos meus personagens favoritos saíram eu fiquei irritado, mas levei a minha vida em frente. Essa é uma maneira, torcer pro Eddie. Acho que até por isso botei Eddie em segundo no meu ranking. Na verdade eu não vejo isso como uma torcida pelo Eddie em si, mas sim como um protesto ao que aconteceu com Brenda. Nessas horas, penso naquele verso do poeta: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".
    4 - Sim, sem dúvida. Pela edição e pelo o que eu vejo até dos outros jogadores, acho pouco provável do nerd não ganhar. Quando fiz esse texto em Philippines, eu tinha uma base maior para estabelecer um palpite, porque a edição tinha sido melhor. Agora, porém, devido a edições como a do Erik, por exemplo, é mais complicado estabelecer um palpite.

    Grande abraço, Hobert! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Também não concordo com a reação das pessoas principalmente no twitter (Dawn cancelou sua conta) em relação a Dawn, a forma que o episódio foi apresentado o tornou muito emotivo culminando com a eliminação de Brenda... realmente quem mais se beneficiou desta eliminação (mais uma vez) foi Cochran.

    De qualquer forma ninguem parecia querer ir pra final com Brenda ou Eddie, então acho que a ordem foi apenas invertida...

    Infelizmente não vejo mais como minha favorita (desde o inicio do jogo) Dawn conseguir ganhar... se ao menos ela não deixasse as emoções, arrependimentos e culpas tomarem conta dela na final seria uma possibilidade, mas acho muuuuito dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem? Se possível da próxima vez que mandar uma mensagem, por favor coloque um nome para no futuro darmos crédito a você caso eu te referencie no meu texto, ok?
      Eu não sou um fã do twitter. Acho ele meio complicado demais e extremamente perigoso para quem o usa mal, pois com poucas palavras pode-se detonar uma pessoa de forma insana, como no caso atual de Dawn.
      Quanto ao segundo parágrafo, concordo, ir com Brenda e Eddie para a Final seria (ou é, no caso de Eddie) arriscado para qualquer um, a não ser Cochran, que na minha opinião dificilmente perde esse jogo. Dawn deve ter os mesmos problemas que Amanda teve em China e Micronesia: vai chorar e ninguém irá levá-la a sério. Se ela conseguir desligar o botão da instabilidade emocional no CTF, pode ter chances.

      Abraços, Anônimo e volte sempre!

      Excluir
    2. E só pra complementar a minha resposta, acho q a jogada de Dawn (a eliminação de Brenda) foi correta, pela jogada pura e simples. Só achei que o momento foi errado. Abraços.

      Excluir