sábado, 28 de setembro de 2013

Caosando



  Diante das twists mirabolantes e da volta da RI, o retorno de Colton a Survivor foi algo que de certa forma me passou despercebido. Estava tão ocupado em destilar o meu ódio sobre outras coisas que eu não dei bola para passar precisos minutos de um episódio de Survivor vendo Colton ser Colton novamente. As pessoas que não gostaram de One World (eu incluso) reclamaram demais que a temporada caiu muito depois que o Sr. Cumbie deixou o programa por razões médicas. Independente dos meus sentimentos pessoais por Colton, eu sempre discordei dessa opinião. Acho que a temporada melhorou demais sem ele. Podemos ver outros personagens interessantes (Tarzan, Troyzan, Kat e até Alicia, para os que gostam) e uma das vencedoras mais dominantes da história em Kim Spradlin. A parte estratégica foi chata? Sim, de fato ótimos vencedores de Survivor em geral não são bons produtos de televisão. Só olharmos para ver algumas temporadas com eles para constatarmos isso: gostamos deles por serem ótimos jogadores, mas de fato na maior parte das vezes eles são tediosos. Mas ainda assim, OW conseguiu, em minha opinião, ter uma boa vida sem Colton. Porém, provavelmente com essa opinião em mente, Probst, Burnett e sua turma resolveram usar novamente o polêmico personagem mais uma vez nesta temporada, cujo o foco central é o melodrama. E de fato, por mais que eu não goste de Colton, fato é que em One World gerou um dramalhão excessivo. E mais uma vez vimos isso no episódio desta semana.
  O que eu acho mais hilário e ridículo é que eu vejo gente por aí citando Colton como um dos "grandes vilões de Survivor". Aras ainda de certa forma ratificou isso no episódio quando falou de forma incorreta pra mim que Colton é o Russell Hantz gay. O namorado de Caleb é um dos jogadores mais superestimados da história recente de Survivor. Ainda hoje vejo Survivors (ex.: Stephen Fishbach, outro jogador superestimado, aliás) falando que Colton é um grande jogador estratégico, que ele controlava a Manono com mãos de ferro, etc. Não necessariamente controlar uma tribo durante um certo momento e causar drama gratuito e pobre quer dizer que a pessoa é boa jogadora. Pra mim, isso revela exatamente o contrário: que você é um péssimo jogador. Ser um bully pode te levar até um certo ponto no jogo, mas pra começo de conversa você nunca irá ganhar, isso se o jogador em questão não ser eliminado em um épico blindside. E acredito que em One World, dominou um elenco masculino que em termos de estratégia foi muito fraco. Não à toa as mulheres naquela temporada dominaram o pós-Fusão com a saída de Jonas. Neste episódio, Colton só ratificou na minha opinião o que sempre foi: um péssimo jogador de Survivor e um rei do drama. O Sr. Cumbie reclamou o tempo inteiro do clima alegre e feliz da Galang e começou a tentar implementar a sua velha estratégia: criar confusão entre os integrantes da tribo. Só que obviamente, ele não estava jogando com os patetas da Manono. Vale lembrar que na tribo de Colton estão Tina, Aras, Gervase, Tyson e até Monica... Todos eles além de terem experiência de jogo ainda por cima tem mais experiência de vida, algo que muita gente subestima nesta competição, mas que é algo importantíssimo. Vimos poucos vencedores jovens em Survivor e acho que a experiência de vida e a maturidade que vem com ela é algo fundamental para se jogar este jogo. Colton me parece ser aquela criança mimada e pirracenta que não fica satisfeita enquanto não provoca alguma confusão. Enquanto ele não entender que de certa forma ele precisa ir ao sabor do vento e esperar que o jogo finalmente chegue até ele, não adianta: Colton continuará sendo só lembrado por ser um barraqueiro. E nessa fase inicial do jogo o mais importante é permanecer calmo e apenas quando for preciso agir de fato. As pessoas tentarão encontrar qualquer razão que seja para eliminar alguém e Colton, com sua reputação devia jogar da forma mais discreta possível. Ao invés disso, ele chamou ainda mais atenção para si e fez com que a aliança recém-formada entre Aras, Gervase, Tina, Monica e Tyson o mirassem como alvo para uma possível eliminação. Agora acho que até a Mulher do Rupert tem mais chance de permanecer na tribo que ele. Temos a ameaça de desistência de Colton no preview do próximo episódio, algo que eu acho que não vai acontecer. Mas o futuro do Sr. Cumbie no jogo, entre o péssimo jogo social na Galang e como a presença do namorado na outra tribo o está afetando psicologicamente, não vejo muito futuro para Colton em Blood vs Water. Mesmo indo para a RI, acho que ele terá pouca chance contra a competente Candice e a surpreendente Marissa, por exemplo.
  Sobre a aliança da Galang, eu gosto da união dos cinco. Além de gostar muito das pessoas que integram a aliança, acho que para os cinco é uma boa saída. Laura em Samoa apesar de ser uma personagem interessante sempre foi muito controladora demais para fazer parte deste grupo. Kat é avoada demais e Colton... é Colton. A princípio, os integrantes da aliança dominante tem muito à ganhar. Se esta aliança sobreviver a possíveis twists e trocas na RI e chegar até a Fusão, seus integrantes terão que lidar com certos problemas, como por exemplo a rivalidade entre Brad e Gervásio fora a possível chegada de outros loved ones que complicarão um pouco mais a dinâmica da aliança. Porém a princípio, para todos os envolvidos, me parece ser a decisão mais sábia.
  Na RI, vimos a vitória de Candice, a surpreendente permanência de Marissa (embora na minha opinião esse é um desafio no qual as mulheres se saem melhor) e o previsível último ato de Rupert na temporada. Ele disse que não se arrependia por ter se sacrificado pela mulher e blabla. Ironicamente, a estratégia do barbudo não funcionou e ele foi o primeiro eliminado da temporada. Porém o mais importante no segmento da Ilha da Redenção veio em seguida, com Candice entregando a pista que ganhou por direito ao vencer o duelo para a localização do Ídolo de Imunidade à John. Este fato gerou a outra subtrama importante do episódio, que foi a discussão em torno da eliminação de Rachel.
  Uma das coisas que eu particularmente gosto em relação a RI é o como o Ídolo aparece no jogo. Agora, com todo mundo sabendo quem tem a pista a pessoa que a recebe vira logo alvo de atenção, ou seja, não é mais tão fácil usar o Ídolo como antes, o que adiciona mais uma peça de estratégia interessante. John acabou chamando a atenção dos seus companheiros de tribo devido a esse fato. Porém, apesar dessa preocupação, o alvo da aliança masculina dominante da Tadhana foi a namorada de Tyson, Rachel. Vytas teve uma ideia boa de eliminar a moça, pois Tyson eventualmente poderia substituí-la na Ilha da Redenção e enfraquecer a Galang no processo. Sem dúvida a ideia é boa, mas o que eu acho mais interessante do que a ideia em si é o fato de que Vytas parece ser a liderança estratégica dessa tribo ao invés de Brad, por exemplo. Sem dúvida o irmão de Aras me parece ser a pessoa mais poderosa da tribo de loved ones, com o poder de encaminhar a dinâmica de alianças do jeito que ele quiser, o que é algo que definitivamente chama a atenção. Ao contrário de Colton, que já tem duas experiências de Survivor nas costas, o fator experiência de vida faz com que Vytas seja um jogador mais maduro que o Rei do Drama de One World, pois como eu falei anteriormente o irmão de Aras deixa o jogo ir até ele e fala o que é preciso. Com John demonstrando dúvidas em relação a eliminação de Rachel e uma pista de Ídolo em mãos, Ciera e Katie dispostas a tudo para mudarem a sua situação atual na tribo e a arrogância que Brad demonstra em muitos momentos, eu espero que essa dinâmica atual de alianças mude e que a aliança masculina aparentemente tão forte comece a desmoronar. Como Rachel disse com precisão em sua chegada na RI, os cinco parecem ser muito amigos e unidos, mas as brigas começarão a rachar esse grupo.

Notas:

Rupert - Fiquei surpreso com a eliminação dele no primeiro desafio, achei que a boa estratégia de se poupar para os Desafios lhe renderia frutos. Melancólica é a palavra que melhor descreve esta passagem de um dos mais populares Survivors da história. Pergunta: Se a Reunion for no formato de Caramoan, Rupert ficará sentado na plateia com cara de emburrado?
Aras - Discreto, como era de se esperar, apenas aparecendo quando chamou Colton de Russell gay e na foto que abre este post. Está em uma boa posição nessa aliança de cinco.
Vytas - Sem dúvida o grande destaque estratégico do episódio. Lembra muito Aras em sua primeira passagem em Survivor, na qual ele foi a voz da razão em sua tribo. Olho nele.
Tyson - Muito tímido ainda, sem nenhum dos grandes confessionários que ele em geral dá. Não acredito que ele trocará de lugar com Rachel na RI, mas esse novo Tyson sem sal de B vs W está me pondo dúvidas.
Ciera - Tentando botar John em evidência na tribo. É um bom plano, mas será que dará certo?
Katie - Ainda muito discreta, sobreviveu a mais uma votação.
Tina - Cada vez mais apaixonado por ela. É impressionante ver o quão ela é carismática. Ela simplesmente ignorou Colton e seus chiliques admiravelmente e foi uma das artífices da aliança de cinco da Galang.
Monica - Me parece menos neurótica do que no primeiro episódio (falando muito de Colton e como ele era um vilão). Com essa aliança formada e com uma eventual eliminação de Colton a frente Monica pode se focar finalmente no jogo.
Brad - Típico alpha male, porém menos idiota que muita gente pensa. Duas frases dele me chamaram a atenção até agora: a primeira no episódio falando sobre os Cochrans e "mulheres fracas" que vem vencendo o jogo ultimamente e a segunda sobre John e como o Ídolo é uma bênção e uma maldição ao mesmo tempo.
John - A preocupação com Candice pode tirá-lo do jogo nos próximos episódios, a não ser que ele consiga achar o Ídolo. Ainda assim, me parece estar numa posição arriscada.
Gervásio - Quem diria, de vilão à herói na segunda Imunidade. De fato, em terra, Gervásio sempre foi um bom atleta. Não me surpreendeu ele não trocando de lugar com Marissa. Gosto da rivalidade criada entre ele e Brad graças ao trash talk. Obviamente estou no lado do retornante de Borneo.
Mulher do Rupert - Só apareceu chorando pela saída de seu marido.
Caleb - Quase não apareceu neste episódio. Porém deve ser protagonista ao lado de seu namorado no próximo, segundo o que apareceu no "Next Time On... Survivor".
Colton - Será que ele irá desistir? Na boa, não me importo. Péssimo jogador, péssimo personagem. Por mim Colton nunca mais voltaria a Survivor, mas parabéns a Probst & Burnett por esta sábia decisão. Em algum lugar Osten sorri feliz.
Kat - ?
Laura - Gostaria de ver mais Laura Morett. Porém me parece que de fato ela foi mais selecionada pela filha com a dramática história de vida. Está em maus lençóis fora da aliança de cinco.
Hayden - Deu mostra de seu bom jogo social em uma cena muito rápida: Katie estava reclamando da qualidade do arroz que estavam comendo e o vencedor do Big Brother americano disse que o alimento estava delicioso e agradeceu as meninas pela comida. Se Vytas chama a atenção pela estratégia, Hayden é definitivamente mais esperto do que aparenta.
Candice - Ela é uma boa atleta e a prova do último episódio foi feita pra ela, já que envolvia muito mais capacidade de equilíbrio e destreza do que força. Por ora, está em boa posição na RI.
Marissa - A sobrinha de Gervásio soltou o verbo contra a Tadhana e seu tio antes do duelo na RI. Se deu bem com o Desafio configurado para que ela jogasse e se aproveitou bem do erro de Rupert.
Rachel - Mesmo em seu episódio de Ilha da Redenção, pouco apareceu. É impressionante as vezes como certas pessoas (e aqui eu digo em qualquer setor da sociedade, inclusive e principalmente na política) que não fazem nada viram mitos e deuses com algumas fotos por aí, uns GIFs ali, uns vídeos acolá... Sim, ela é bonita, mas precisa me mostrar mais para que eu possa falar dela. Pouco mostrou em seus vídeos pré-jogo que pode ser interessante e pouco mostrou no programa. Acho que ela leva desvantagem com Marissa e Candice na RI, mas pode ser salva por Tyson.

Palpites:

Vencedor - Ainda é muito cedo, mas Vytas teve um bom episódio. Hayden com o comentário que eu citei acima pode ser um bom chute. Pelos retornantes, pra mim Tina e Aras tem boas chances de ganharem o seu segundo título.
Próximo enviado (a) a RI - Pela Galang, eu diria que Colton cavou a sua própria cova com os chiliques desse episódio. Correndo por fora, a Mulher do Rupert por ser uma estranha no ninho também corre risco. Já pela Tadhana, a coisa ficará entre Ciera ou Katie, com John correndo por fora graças a sua hesitação em votar com os companheiros de tribo.
Eliminado (a) na RI - Depende de Tyson. Se ele for trocar com a namorada de lugar, Marissa infelizmente deve ser a eliminada. Se Tyson não trocar, a disputa pela segunda vaga na RI ficará entre Marissa e Rachel. Pelo o que demonstrou em outros desafios, leve favoritismo para a sobrinha de Gervásio.

POWER RANKINGS:

1 - Vytas
2 - Tina
3 - Aras
4 - Hayden
5 - Monica
6 - Gervásio
7 - Tyson
8 - Brad
9 - Caleb
10 - John
11 - Laura
12 - Kat
13 - Mulher do Rupert
14 - Ciera
15 - Katie
16 - Colton
17 - Candice
18 - Marissa
19 - Rachel  

Nenhum comentário:

Postar um comentário