quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Survivor Borneo: Um Documentário Que Deu Certo

O maior estrategista da história de Survivor, Dr. Sean e sua maior invenção, a Superpole 2000 (vara de pescar).


  A primeira temporada da história de Survivor é histórica, mas mostra também o quanto o programa evoluiu em 21 temporadas. Mesmo sendo mal filmada e com muitos momentos infantis de quase todos os jogadores, Survivor Borneo nos mostrou os conceitos iniciais de aliança e que sobreviver na selva não é fator mais importante para vencer o jogo.

SPOILERS para quem não viu a temporada!!!


  Dr. Sean é o maior exemplo do amadorismo e erros cometidos ao longo da temporada. Da tribo Tagi, Sean se destacou inicialmente por ser uma força física no acampamento. Porém ficou de fora da aliança formada por Richard, Sue, Kelly e Rudy e foi vendo seu amigo Dirk ir embora. Acabou sendo definido pelas brincadeiras como boliche com cocos e a invenção da Superpole 2000. Além disso, se utilizou de uma estratégia para não criar atrito com ninguém no jogo: O Voto Alfabético. A partir da Fusão, ele foi votando nas pessoas em ordem alfabética até a sua eliminação, no Final 5. O fato de um jogador fraco como Sean ter durado tanto mostra uma das falhas da temporada: a falta de malícia dos jogadores. Na Fusão, mesmo quando ficou evidente que a aliança entre Rich, Sue, Rudy e Kelly estava sólida ninguém da antiga Pagong se organizou e tentou armar uma estratégia para eliminar um dos outros Tagi e se manter no jogo. Resultado: Gretchen eliminado logo no início, depois Greg, Jenna, Gervase e Colleen. Outro ponto fraco foi a falta de qualidade em muitos momentos na gravação do show. Lembrava um pouco o filme A Bruxa de Blair: um bando de gente correndo pelo mato, a câmera tremendo mais que vara verde, a escolha de músicas toscas durante as provas (e consequentemente Jeff não narrando as provas). Por fim, o próprio Jeff parecia ser inocente demais, muito bonzinho com os participantes, sem perguntas relevantes para instigar os competidores durante o Conselho Tribal. Em uma das recompensas vencidas por Kelly, Jeff foi tomar uma cerveja com ela e eles foram conversar como amigos de bar, uma coisa legal, porém bastante tosca de se ver.
  Porém Borneo teve pontos positivos também: a criação do sistema de aliança para garantir um grupo de jogadores ao longo do problema. A aliança dos Tagi 4 durou até o final, mesmo com as brigas entre Sue e Kelly e garantiu Rich, Kelly, Rudy e Sue nos quatro primeiros lugares da temporada, respectivamente. Conceitos de estratégia do jogo foram sedimentados principalmente por Richard Hatch, o vencedor. Inegavelmente Hatch foi o grande personagem da temporada, lançando tendência para que novos personagens usassem estratégia para se manter ao longo do jogo. Era inegável que Hatch tinha uma grande visão do jogo, isso sendo reconhecido pelos próprios companheiros de tribo e por integrantes da Pagong, fazendo com que ele virasse um grande alvo. Hatch também foi o primeiro grande provedor do jogo, usando isso a seu favor: "Eu pego peixes e vocês me mantém". Por mais que se discuta Richard Hatch, se sua vitória foi merecida ou não (para mim foi), o vencedor de Survivor Borneo lançou o protótipo do vencedor de Survivor: não adianta ser o mais forte, mas sim o mais esperto. Outwit, Outplay and Outlast, o lema de Survivor, Richard Hatch preencheu estes requisitos e virou modelo para outros Survivors no futuro.
  Além de Rich, inegavelmente Sue, Kelly e Rudy foram grandes figuras da temporada. Sue e sua personalidade forte de mulher macho (particularmente ela me irritou muito ao longo da temporada, apesar de ter tido bons momentos), Kelly e suas vitórias nos desafios finais de imunidade e constante indecisão, mesmo com o vice-campeonato foi uma personagem de destaque, Rudy e seu carisma, um senhor simpático, que mesmo com seus resmungos, me fez rir muito principalmente com seu relacionamento com Rich. Dr. Sean e sua estratégia sensacional (ele não lembra um pouco Jerry Seinfeld?), Colleen a prineira sweetheart e musa do show, Gervase e Greg (um dos mais loucos e engraçados participantes da história, pena que durou tão pouco) se destacando por serem os primeiros comediantes do programa e Jenna... Jenna... bem, o que Jenna fez mesmo? Enfim, Borneo é uma temporada com muitas falhas, porém um bom divertimento.

TOP 5 VÍDEOS MOMENTOS BORNEO:

5- Colleen... Onde você achou que estava? Num game show?





4- Gervase... O que dizer de Gervase... Uma grande figura. Gervase é muito criticado, mas é uma das figuras mais simpáticas e legais com pouca mídia da história de Survivor:


 
3- Richard Hatch pode prever o futuro...




2- A estratégia alfabética de Dr. Sean:




1- O melhor discurso de Conselhos Tribais Finais: Snakes and Rats, by Sue:



Agradecimentos e créditos: Survivor Funny 115, por Mario Lanza e Survivor Memories, canal de momentos memoráveis de Survivor no Youtube.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário