quarta-feira, 13 de julho de 2011

Survivor Guatemala: Perdidos na Selva

Bobby Jon foi uma das pessoas que voltaram a dar a sua cara (no caso dele feia) em Guatemala...

  Na temporada que marcou o retorno de Stephenie e Bobby Jon, os participantes de Survivor Guatemala tiveram que lidar com inúmeras dificuldades como andar por uma floresta densa, com chuvas constantes e mosquitos irritantes. Uma temporada que estranhamente não é bem querida pelos americanos, Survivor Guatemala fez jus ao nome do show, onde os participantes tiveram que lutar contra os elementos e eles mesmos.

SPOILERS PARA QUEM NÃO VIU A TEMPORADA!!!!




  Uma das coisas que eu não consigo entender a respeito desta temporada é o seguinte: porque ela é tão odiada nos EUA (para os puristas de lá inclusive ela marca o início do declínio do show) e tão amada aqui no Brasil. Acho que algumas das causas eu posso chutar: o elenco talvez não tenha cativado tanta gente lá como aqui. Parando pra pensar aqui enquanto escrevo o texto sem colar da Wikipédia, me vêm a cabeça Gary, Jamie (por mais chato que ele fosse), Bobby Jon, Stephenie, Rafe, Lydia, Judd. Redemption Island não teve mais do que três pessoas interessantes na temporada inteira e de cabeça aqui já me lembrei de sete. Minha tese para essa diferença de opiniões é a seguinte: Stephenie tem um destaque absurdo nessa temporada e ninguém dos EUA se identificou com os outros personagens como Jamie, Rafe, Lydia (o pessoal mais nerd e fã de Survivor de lá odeiam Rafe inclusive). Porém, nessa temporada, Stephenie mudou a sua estratégia de jogo, tornando-se mais agressiva (apagando sua imagem de heroína construída na temporada anterior) e consequentemente mais odiada pelo público americano, enquanto aqui no Brasil a galera da comunidade do orkut gosta mais da Stephenie no meio das pirâmides maias, pelo fato dela estar mais focada no jogo do que em sobreviver de fato.
  Querem saber a minha opinião sobre a temporada? Eu gostei muito. Se formos pensar em todos os aspectos que fazem uma temporada de Survivor ser boa, Guatemala é a temporada mais equilibrada. Tem um ótimo elenco (um dos melhores da considerada fase moderna de Survivor), ótima locação (na minha opinião a mais bela de todas as edições, como não gostar de ver a galera no meio das pirâmides maias e na floresta), ótimos desafios (TOP 5 da história de Survivor nesse quesito, se lembram do primeiro desafio com uma maratona na floresta?) e o aspecto sobrevivência foi muito legal de se ver (Brandon e Booby Jon quase morrendo de desidratação nos primeiros dias, os mosquitos, os crocodilos na água). É uma temporada muito boa e deve até subir no meu ranking geral de temporadas que está postado lá na comunidade do orkut (acho que está em nono, atrás de Samoa e a frente de China). Acho que faltou para essa temporada talvez um final melhor, achei que o fato de Danni ter ganho, logo a mais bland dos finalistas, apesar de ser a vencedora mais bonita da história de Survivor, reflete isso. A partir da eliminação de Judd, a coisa ficou previsível e a temporada perdeu um pouco da graça. Todo mundo queria manter Steph (como Boston Rob na temporada atual) e ninguém fez nada para mudar isso.
  Mas eu gostei demais de diversos momentos da temporada, como: a briga entre Jamie e Bobby Jon, o primeiro desafio de Imunidade que quase matou uma pancada de gente, o perrengue da sobrevivência no meio do mato, o Ídolo de Imunidade descoberto por Gary, o surto de Judd contra Margaret (YOU HAVE ADD, MAANNN!), as danças bizarras de Lydia, bons momentos de Rafe.
  Muitos ex-Survivors e especialistas de lá dos States tiveram a audácia de comparar a temporada atual com esta, inclusive. Acho que é um absurdo, pois só que esse elenco fez ao longo da temporada, como essa temporada correu, tudo é completamente diferente de RI. Enquanto em RI Rob dominou a temporada praticamente sem ameaças, Steph em Guatemala teve que lidar com várias ameaças e alianças instáveis (Judd e Jamie, falo com vocês) e ela conseguiu equilibrar isso muito bem até a final. Por mais que eu não tenha gostado dela nessa temporada, tenho de reconhecer que seu jogo evoluiu demais. E não por acaso, foi Danni quem acabou ganhando a temporada no final das contas, não Steph. Por mais que a vitória de Danni possa ser contestável, não dá pra dizer que ela foi uma Natalie Tenerelli ou Philip Sheppard (Sorry, Shep.). Mas temporada foi tão odiada que até os produtores já disseram que ela é uma merda pois foi difícil de filmar com o calor, o tempo instável e os mosquitos. Até Probst ranqueou ela em décimo sexto em seu blog, apenas a frente de Fiji, Marqueas e Thailand (veja o comentário sucinto dele sobre Guatemala aqui). Eu discordo deles radicalmente, como um bom brasileiro. E realmente não consigo entender esse ódio da audiência americana por Guatemala.
  Esta temporada também uma grande mudança no jogo: a presença do Ídolo de Imunidade, que salvou Gary naquela oportunidade. Juntamente com a Ilha do Exílio em Palau, essas mudanças marcam o início do que chama de Survivor moderno nos EUA.

FALLEN COMRADES:

18- Jim Lynch - Um velho que quase ninguém se lembra. Um dos mais afetados pela exaustão física que assolou a Nakúm nos primeiros dias.
17- Morgan Mcdevitt - Eu me lembro vagamente que ela brigava pela vaga para ficar na Yaxhá com Brianna. Vítima do primeiro grande blindside da temporada. Mas não tem como se esquecer deste rosto:


16 - Brianna Varela - Foi uma vítima da tentativa de manter a força na Yaxhá em relação a Nakúm. Agitada, elétrica, porém muito preguiçosa no acampamento e ruim nas provas. Errou ao mirar em Lydia.
15- Brooke Struck - Outra vítima, dessa vez da twist, com troca de integrantes entre Nakúm e Yaxhá e da traição de Judd, passando para o lado de Stephenie dos integrantes recém-chegados da Yaxhá.
14- Blake Towsley - Foi uma das vítimas da marcha quase mortal nas selvas da Guatemala. Como se esquecer "GOOOOOLDEN BOY!", apelido dado por Amy? Ele adorava ser mimado e o garanhão com as meninas. Porém no acampamento, apesar de ir bem nos desafios, era um inútil. Detestado pela falta de soliedariedade, acabou sendo eliminado.
13- Margaret Bobonich - Agora a boot list começa a ficar boa. A mandona, chata e enfermeira da Nakúm, Margaret protagonizou uma das grandes disputas da temporada com Judd. Apesar da parte chata, Margaret foi um personagem interessante pelo fato de ter uma personalidade forte. Foi vítima da twist e obviamente do bullying de Judd.
12- Brian Corridan - Eu o coloquei no meu time de Jogadores Subestimados no meu post sobre Survivor Second Chances (clique aqui para ver o post). Brian foi um dos ótimos personagens dessa temporada. Engraçado, carismático e um jogador agressivo. Me lembro que ele um cara com ótimas tiradas. Porém pelo fato de não ser um cara confiável, foi eliminado.
11- Amy O´Hara - Outra que está na minha tribo de Jogadores Subestimados. Uma mulher forte, com uma cara fechada, aparentemente mal-humorada. Porém ela muda um pouco essa impressão quando a vimos no jogo. Bem humorada, às vezes até demais e acima de tudo uma pessoa emotiva. Porém não é uma pessoa chata nem idiota. Eu acho que Brian e Amy foram vítimas da twist absurda entre Nakúm e Yaxhá. Mas destacarei mais tarde isso na parte de comentários aleatórios.
10- Brandon Bellinger - Outro cara que foi capaz de mudar a minha primeira impressão. Eu achava que ele seria mais um cara com chapéu de caubói, mas acabei me surpreendendo. Brandon foi um cara bem legal, mas nada demais. Teve algumas boas tiradas.
9- Bobby Jon Drinkard - Eu gosto muito de Bobby Jon, até mais do que de Steph. Achei que ele foi até mais gostável nessa temporada do que na passada, pois em Guatemala ele mostrou um lado mais sociável dele não visto em Palau. Suas brigas com Jamie renderam momentos bem divertidos da temporada. BJ é um dos caras que entram para lista "Não precisa ser um barraqueiro, um mega-estrategista ou um louco para me conquistar em Survivor". A eliminação dele foi uma das mais dignas que eu vi em toda a história de Survivor.
8- Jamie Newton - Me lembro que na época eu não o suportava. Toda hora brigando com todo mundo, neurótico, numa briga de galo com Bobby Jon. Um verdadeiro playboyzinho, desses maletas sem alça. Mas tenho de admitir com olhos mais tranquilos, Jamie foi um ótimo material de entretenimento da temporada. A sua neurose patológica com todo na Xhakúm antes da sua eliminação e sua reação absurda após a eliminação ("BLINDSIDED, NICE!") foi uma das mais cômicas que eu já vi.



Obs.: O momento exato com a eliminação de Jamie é mostrado no final do vídeo.

7- Gary Hawkins? Hogeboom? - O homem que mentiu sobre a sua verdadeira identidade com medo de ser reconhecido. O primeiro Super-Homem (em termos de manter a identidade secreta) de Survivor teve uma história muito interessante. Gary foi o que Steve de RI deveria ter sido. Um cara esperto, com ótimas sacadas e excelente visão de jogo. Vale lembrar que Gary foi o primeiro ser humano a descobrir a localização de um Ídolo de Imunidade.



6 - Judd Sargeant - DAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMNNNN, MAAAAAAAAAAAAAN! As palavras que literalmente definem o que é Judd. O homem que tem uma metralhadora giratória em sua língua. O homem que não tem ADD. Que é um bom desportista. E que reclamava de todo mundo e de todos. O fim de Judd também foi muito semelhante ao de Jamie. Outro personagem absurdamente louco e fantasticamente engraçado.


5- Cindy Hall - Mais uma vítima da maldição do carro. Teve a sensacional chance de ser livrar dela ao ter a oportunidade de dar carros a todos da tribo menos ela em troca de supostamente se livrar da maldição. Inteligentemente disse não a proposta. Só me lembro da voz dela que era irritante.
4- Lydia Morales - Outra figuraça dessa temporada. Como se esquecer das dancinhas e de sua alegria constante? Acabou sendo vítima de sua própria simpatia.



3- Rafe Jenkins - Eu gostei demais de Rafe. Um cara carismático, esperto. Mas ele é meio subestimado, assim como a própria temporada, lá nos EUA. Se não fosse pela derrota no desafio final de Imunidade, poderia ser coroado com o título de Sole Survivor.
2- Stephenie LaGrossa - Mantenho minha opinião que coloquei anteriormente no texto. Acho que Steph, ao contrário de Bobby Jon, investiu mais em seu lado de jogadora e se deu bem. Usou muito bem a sua reputação de grande jogadora de time e transferiu muito bem isso para a sua aliança depois da Fusão. Mas não gostei de Steph muito nessa temporada. Não me convenceu a nova faceta de jogadora estrategista. Enfim, não me cativou como em Palau.
1- Danni Boatwright - Uma vencedora inexpressiva para uma temporada tão boa. O grande mérito de Danni foi ter conseguido se desgrudar da aliança com Gary, Brandon e Bobby Jon e pulado para uma posição superior na aliança liderada por Steph e Rafe. E óbvio, um dos grandes méritos dos vencedores: ter irritado pouco as pessoas.




TOP 5 VÍDEOS GUATEMALA:


5- O que Gary teve de fazer para manter o seu segredo? Podemos ver neste vídeo. Com vocês, o Super-Homem de Guatemala, Gary Hawkins! Uma coisa que eu gosto nesse vídeo é que já dá pra observar como Gary é um jogador fantástico.



4- Os fãs de Stephenie vão me odiar, mas esse é um momento sensacional. Primeiro, vale destacar como Lydia enfrenta corajosamente Steph ao dizer que ela comanda o show. Depois, Gary com chave de ouro encerrando os ataques a queridinha de Palau com a seguinte pérola: "Todos estão encantados com a presença de Steph aqui... todo mundo pode pagar por um autógrafo dela depois do show". Genial!



3- A sensacional disputa entre Bobby Jon e Jamie!



2- Um duelo entre Judd e Gary. Motivo: a mentira cara de pau de Judd em relação a pista do Ídolo. Reparem na perspicácia de Gary e na sutileza (hehe!) de Judd:



1- YOU HAVE AAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDEEEEEEEEEEEEE! A briga entre Judd e Margaret.




Comentários aleatórios:


- Porque a twist entre Nakúm e Yaxhá com três capítulos? Foi uma das coisas mais inúteis da temporada. Não ajudou Bobby Jon e Stephenie, os queridinhos do público e ainda fez com duas ótimas figuras fossem eliminadas cedo: Brian e Amy. Definitivamente achei a twist ridícula.
- Essa é a temporada que prova que Survivor pode fazer grandes desafios de Imunidade de novo.
- A galera de RI devia ter visto essa temporada antes de encarar Boston Rob (principalmente os Ometepes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário