sábado, 22 de janeiro de 2011

Survivor Marquesas: Pedras, pra que te quero?

  Survivor Marquesas não é considerada uma das grandes temporadas, mas é uma temporada que cumpre os requisitos Survivor de diversão: blindsides, bons jogadores, reviravoltas... Algumas coisas podem ser discutidas, mas Marquesas com certeza é uma boa temporada, com bons momentos.



SPOILERS PARA QUEM NÃO VIU A TEMPORADA!!!!!!!!




- Tem explicação pra essa eliminação, John?
- Num tem, não...

  A temporada foi de fato a vitória dos excluídos. Escrevo este post ainda vendo The Australian Outback e sem ver as temporadas Africa e Thailand, mas acredito que esta tenha sido a primeira grande vitória de underdogs da história de Survivor. De fato, a eliminação de John Carroll (o cara chorando na foto), foi o momento mais simbólico desta temporada: uma aliança dominante se despedaçando e dando lugar a pessoas como Neleh, Paschal, Vecepia, Sean e Kathy para ganharem a temporada.
  Acho que grande tema em debate nesta temporada é: Vecepia mereceu ganhar?
  1- Não acho que exista vencedor injusto em Survivor. Por mais, que o vencedor de Samoa tente nos contrariar isso diariamente, Survivor pra mim é como futebol: justiça é bola na rede. Traduzindo: se essa pessoa não foi eliminada por ninguém, se ela foi carregada até o final, se ela mesmo sem ganhar um desafio ganha, acredito que o fato de ela ter chegado a final e ganhar é em parte incompetência de outros jogadores de não reconhecerem este jogador como uma ameaça e a competência desta pessoa por em geral fazer um bom jogo social e perceber as variações de poder dentro do jogo, conquistar o Júri e ganhar 1 milhão de dólares. Então, não acho que de fato exista um vencedor injusto. Há vencedores ruins, vencedores que tiveram uma estratégia não muito atraente aos olhos do público, mas que tiveram o mérito de conquistar as pessoas dentro do jogo.
  2- V mereceu ganhar. E mereceu porque ela cumpriu os requisitos de vencedores que eu mencionei no item 1: não foi eliminada porque de fato ninguém a reconheceu como uma ameaça (tanto na Maraamu, quanto na Soliantu), soube fazer um bom jogo social (um dos desafios ganhos por V de imunidade foi um sobre conhecimento sobre outros companheiros de tribo e a sua preocupação com isso foi tão grande que ela anotou tudo o que soube dos companheiros num caderno!) e conquistar as pessoas do Júri, que foi composto majoritariamente por ex-Rotu (Rob em um confessionário enxergou o que V estava fazendo e de fato foi a única pessoa que a identificou como uma ameaça em potencial) e ainda foi mais além: ganhou dois desafios de imunidade e ainda quando Kathy caiu no desafio final de imunidade, V fez rapidamente a proposta a Neleh para levá-la a final, pois nenhuma das duas teria uma chance com Kathy. Então, pra mim, essa foi uma decisão estratégica pra mim, talvez aparentemente a única (só deixando que pra mim, não foi), mas V tomou uma inteligente decisão estratégica pois ela sabia que as pessoas no Júri estavam de saco cheio de Neleh de sua atitude de menina boazinha, especialmente Tammy e John, e com essa decisão V ganhou o jogo.
  Sinto muito pelos odiadores de Vecepia, mas eu não acho V uma das piores vencedoras da história. Estou a vontade pra falar porque pra mim a vencedora moral da temporada foi Kathy. Ela fez o melhor jogo, trabalhou bem o jogo inteiro no acampamento, tomou a liderança da aliança (foi mal pela rima escrota) na hora de eliminar John), ganhou alguns desafios e pode não ter feito o jogo social que V e Neleh fizeram, mas também não foi tão mal. Tanto que provavelmente se Kathy tivesse ido mal contra qualquer uma, V ou Neleh, a Sra.Varvick O´Brien teria ganho.
  Esta temporada também foi marcada pelo uso das famosas pedras amarelas e roxa no Final 4. Neleh e Paschal votaram em Kathy, V e Kathy votaram em Neleh. Depois de votarem de novo e discutirem, mantendo o empate, Paschal tirou a pedra roxa e foi eliminado. De fato, foi um momento marcante da temporada. Eu teria ficado muito irritado se fosse o Paschal... Sair por causa de uma maldita pedra roxa... Vai tomar banho! Acho que depois de algumas temporadas os produtores de Survivor se tocaram que isso era uma tremenda injustiça e tiraram as pedras como critérios de desempate no Final 4.
  A fase tribal foi boa pela Maraamu e péssima pela Rotu. Apesar das vitórias sucessivas da Rotu, eu adorava a Maraamu com o show de rádio matinal e pelo fato de ser uma das tribos mais desunidas da história, porém uma das mais divertidas. Ninguém fazia porra nenhuma, eles perdiam sempre, mas lá estavam brincando e fazendo palhaçadas. A Rotu parecia uma tribo em Woodstock: todos se amavam, tudo era lindo e bonito... paz e amor. Ou seja: uma tribo chata e de longe, uma das piores tribos da história em termos de entretenimento na historia de Survivor.

FALLEN CONRADES:


1- Peter Harkey - Quem é esse cara? Lá nos EUA ele virou o cara dos "buracos"... Sério mesmo... Se vocês não acreditam, vejam neste link, no texto escrito por Mario Lanza e entendam o porquê.
2- Patricia Jackson - A Mama era a pessoa mais mala da Maraamu. Chata, nem apareceu no primeiro episódio e quase foi eliminada para virar uma mala mandona e ser eliminada no segundo episódio... Pediu pra sair.
3- Hunter Ellis - Normalmente eu odeio os alpha males em Survivor. Em sua esmagadora maioria todos são chatos, são iguais, tem o mesmo discurso e são sempre passados pra trás por alguém mais esperto. Mas Hunter me surpreendeu. Apesar de reclamar dos preguiçosos da tribo nos confessionários, Hunter definitivamente entrou no espírito humorístico da tribo, sendo estrela do Wake Up, Maraamu (o programa matinal de rádio da Maraamu) e fazendo várias brincadeiras com seus companheiros de tribo. Hunter foi tão legal que seus companheiros de tribo em sua homenagem resolveram eliminando-o no melhor episódio da fase tribal. Em geral não gosto dos alpha males, mas sim, gostei de Hunter.
4- Sarah Jones - Ah, Cleópatra! Não fazia nada, ficava balançando os belos peitões por aí (parafraseando Sean), enfim... Sarah pelo menos produziu uma das únicas capas de Playboy na história de Survivor... Que beleza!
5- Gabriel Cade - Meu único xará na história de Survivor! Gabe é uma figura única na história de Survivor. Era incrível como aquilo pra ele não era um jogo, mas sim uma continuação de Woodstock. Paz e Amor, Dude! Relax! O melhor momento de Gabe foi quando John perguntou a ele se ele era fiel a aliança Rotu pós-twist e ele disse que não sabia porque não estava nem aí pro jogo e que queria que as pessoas ficassem bem e felizes. Ao invés de me dar raiva e de ser o espírito da chatice de tribo que era a Rotu, Gabe me fazia rir... Uma pena que um personagem tão bom quanto Gabe, que podia estar em uma série ou outro tipo de programa, estava em um programa errado pra ele.
6- Gina Crews - A típica pessoa que não faz falta. Meio mala, ficou no time sozinha com Sarah e os outros Rotus invasores e no fim foi eliminada. Pelo menos ela era bonitinha.
7- Rob Mariano - O homem que mais disputou reality shows no mundo graças a seus amigos na CBS (brincadeira!) estreou muito bem nesta temporada. Achei que nesta temporada Rob pareceu mais solto, bem mais a vontade e menos preso a compromissos, como nas outras temporadas em que disputou. Ele estava mais engraçado e mais jogador nesta temporada. O fato de ele ter sido eliminado cedo (o primeiro da Fusão) deve ter feito com que as pessoas tenham se simpatizado mais com ele para voltar em All-Stars. Pra mim ele e Sean eram a melhor dupla da temporada, inclusive, pois os dois comandavam a palhaçada na Maraamu. Pode não ter sido a melhor temporada de Rob, mais foi de longe a que eu mais gostei dele.
8- John Carroll - Ah, o homem da foto... Esse é um caso sério. O pior é que eu não dava nada por ele no início. Ele só estava ali, era mais um dos Rotu, no máximo o cara que pediu para alguém mijar na mão dele (Aguardem esse vídeo no nosso top 5). De repente, tudo mudou com a mudança de tribos e a chegada dos ex-Maraamu Rob, Vecepia e Sean. Ele se autoproclamou o líder da Rotu 4, aliança que iria levar ele e seus três companheiros para o final. Ele se tornou uma mala arrogante, insuportável, como em muitos Survivors já vimos líderes da aliança dominante. Mas eis que os underdogs se unem e ele vira o primeiro membro do Júri. A eliminação de John Carroll foi um dos melhores momentos não só de Marquesas, mas de toda a história de Survivor. É de longe um dos melhores episódios de todos os tempos, com o final que vimos na foto.
9- Zoe Zanidakis - Essa eliminação me surpreendeu pelo momento. Honestamente achei que o General fosse ralar peito antes, mas acabou sendo ela. Mas uma no espírito Rotu, paz e amor. Pelo menos uma revelação no ramo de venda de bijuterias.
10- Tammy Leitner - A número 2 do Rotu 4 foi uma boa bitch. Após a saída de John ela ficou bem mais interessante, falando mal das bijuterias da Zoe e de todo mundo. Ganhou dois desafios de Imunidade e vazou. Mas o discurso no Conselho Final era desnecessário. A inveja é uma merda mesmo.
11- Robert DeCanio (The General) - O General menos general da história. Outro bland na tribo de blands de Rotu.
12 - Sean Rector - Meu preferido da temporada. Engraçado, esperto, brigão e grandes confessionários (chamando Sarah de Cleopatra, produzindo o Wake Up, Maraamu, comentando o jogo de Neleh). Protagonista do momento mais tocante da temporada. Era inegável que Sean tinha uma grande visão estratégica do jogo. Porque Sean não foi pra Survivor All-Stars?
13- Paschal English - O bom juiz que foi eliminado por uma pedra roxa e ainda passou mal no Júri. Essa foi a dramática história de Paschal English. A bela parceria com Neleh foi um dos aspectos positivos do jogo.
14 - Kathy Varvick-O´Brien - A minha MVP desta temporada. Kathy foi brilhante em todos os aspectos do jogo, como citei há alguns parágrafos atrás. Vi ela primeiro em All-Stars e agora em Marquesas confirmei a minha boa impressão. Ela é durona, esperta, engraçada e estrategicamente é uma das melhores mulheres que já jogaram o jogo. Uma pena pra ela ter caído no desafio final de Imunidade.
15- Neleh Dennis - O que me irritou profundamente em Neleh as vezes era o fato de ela ser muito legal o tempo todo. Tão legal que de certa forma ela se tornava perfeita e muito melhor que os outros, sendo uma mala. Neste vídeo que você pode ver clicando aqui, mostro meu argumento de porque Neleh não só acabou sendo irritante pra mim, mas para muitos membros do Júri. Reclamam de Vecepia ser uma adoradora fervorosa, mas Neleh não ficava nada atrás. Apesar de ter feito um bom jogo social, acredito que realmente não foi o suficiente para ganhar de Vecepia. No final, seu maior defeito foi de não admitir que havia jogado o jogo pra chegar a final, mantendo sua atitude perfeita para com os outros. Esse é o tipo de atitude que a afasta dos humanos e a fez perder.
16- Vecepia Towery - Vecepia teve muitos méritos em sua vitória. Achei que apesar de não ter feito um jogo exuberante, deu certo e ela mereceu ganhar.

TOP 5 VÍDEOS MARQUESAS:


5- Rob estrelando... The Robfather!



4- E Sarah estrelando... Cleópatra:



3- Esse é um momento também engraçado, mas também um dos mais belos e singelos que eu vi em Survivor. A recompensa que uniu um professor negro do Harlem e um juiz branco da Georgia:



2- Eu preciso que alguém mije em miiiiiiiiiiiiim! Pleeeeeeeeeeeeease! Thank you!



1- Disparado o primeiro lugar: A queda de John Carroll:



P.S. Aos que visualizam, que gostaram ou odiaram o post porque não acho Vecepia a pior vencedora do mundo, postem seus comentários. O blogueiro agradece!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário