terça-feira, 25 de outubro de 2011

O jogo começou

E a nojeira também!


  No post anterior fiz um texto mais focado nos personagens. Nessa continuação, irei falar da dinâmica atual de jogo. Se a temporada sofre com a falta de personagens carismáticos e com a RI, acho que as possibilidades de dinâmica nas tribos para a Fusão, principalmente após o último episódio ficaram bastante interessantes. Eu ainda acho que a temporada pode evoluir graças ao jogo e a loucura que ainda pode reinar no futuro.

Savaii

  Na Savaii, após o blindside em Elyse, Ozzy fez a besteira de ficar irritado com os outros por causa do blindside. Declarou que seria Free Agent (agente livre em português) e ainda chegou ao auge da idiotice ao dizer que tinha um Ídolo. Um pouco antes do desafio de Imunidade, ele se desculpou com a tribo e bláblá. Mas como Jim disse em mais um ótimo confessionário, de nada adiantam as desculpas agora. Ozzy acabou se isolando da tribo e por ora, perdeu o suporte que tinha. Porém, a vitória na Imunidade deu à Savaii uma sobrevida no jogo. É provável que a desvantagem na Fusão não seja tão grande, pois segundo as minhas péssimas contas de matemática, mesmo se a Savaii perder o próximo desafio agora de quarta e ficar em desvantagem numérica, ganha quem vier da RI (Christine ou Mikayla ou quem ser eliminado no próximo Conselho Tribal com uma vitória na Imunidade dessa semana). Ou seja, em termos de jogo, a vitória pra Savaii foi fundamental e a chance de vermos o que o ocorreu na temporada passada, com Matt fazendo a burrice de votar com Rob e dizer que ia votar com a Sapatera, ser eliminado e acabar com a temporada. A divisão interna da tribo na minha cabeça fica mais ou menos assim:

Cochran/Dawn
Whitney/Keith
Jim?
Ozzy?

  Pra mim, as duas primeiras divisões estão claras, até pelas votações. Ponho Jim em dúvida, pois agora em tese ele está com Cochran e Dawn. Mas pro final isso não é bom pra ele, pois num eventual Final 3 com eles e principalmente com Dawn, ele perde. Aliás, se Dawn chegar a final, ela ganha. Hoje ela é a personagem mais carismática do jogo (das que nas estão ilhadas na RI), uma espécie de (SPOILER DE SURVIVOR NICARÁGUA, PASSE O CURSOR DO MOUSE POR CIMA DA PARTE EM BRANCO SE VOCÊ VIU) Holly, que se chegasse a Final, teria ganho. Mesmo Cochran numa final teria mais chance com Jim, pois ele é o estrategista sem coração, enquanto Cochran é o nerd descordenado. Para Jim, levar Whitney e Keith seria melhor, pois são menos carismaticos (e espertos) do que Cochran/Dawn. Ozzy também está com uma interrogação, pois ele apesar estar mal com a tribo, ele ainda pode reatar com Whitney e Keith. No último episódio foi mostrada uma conversa com ele e Keith e eu não me surpreenderia que num eventual Final 4 com Jim, Keith, Whitney e Ozzy, o primeiro caia fora. Sem contar que as alianças podem flutuar na Fusão, com um dos duos + Jim se juntar a um grupo da Upolu. O que Jim e Ozzy fizerem daqui para frente, os rumos que eles irão tomar daqui pra frente serão decisivos para a Savaii pós-Fusão.

Upolu

  Eu me surpreendi com a Upolu no último episódio. Achei que as coisas iriam ficar como estavam, com Coach no centro de todas as alianças na tribo e os outros lhe ajudando a chegar a final. Porém não esperava que Albert vestisse o uniforme de técnico (pra quem não sabe, ele é técnico de encontros amorosos, como Will Smith no filme Hitch) de time de futebol e disputasse o cargo de treinador do Upolu Futebol Clube com Coach. Ele surtou com o fato de Coach querer Mikayla fora do time ao contrário da franzina Edna. Sophie (ah, pobre de mim que apostava nela...) acabou entrando na onda de Albert e os dois juntos tentaram argumentar com Coach. Aliás, a peregrinação dos dois em busca de votos para salvar Mikayla foi um dos bons momentos do episódio. Por fim, a decisão acabou ficando nas mãos do inexpressivo (até então) Rick. Quando vi esse episódio em casa eu pensei: "O bigodão deve estar puto agora porque ele vai ter de jogar". O clima de maluquice foi instaurado no Conselho graças a essa discordância e também por causa do sobrinho de Russell. Brandon quis insistir que aliança era mais importante do que a força física no time e fez um discurso completamente louco sobre confiança. El Loco, que deve ser amado pela produção, pois ele faz muito bem a função (embora sem o carisma de Phillip e Shane, por exemplo) de ser o criador de problema. Por fim, após um louco e bom Conselho Tribal, Rick se decidiu por mandar Mikayla para a RI. Uma coisa que eu gostei desse episódio é que eu fiquei surpreso, ao contrário do previsível blindside em Ozzy e Elyse. Eu ainda fiquei achando que talvez Mikayla ficasse ou que todos iriam se acertar na hora do voto e eliminariam a modelo de lingerie. Mas apesar da eliminação de Mikayla, um racha apareceu na aparente estável e unida Upolu. Sem ver o pós-tribal da tribo azul, eu disporia as alianças internas assim:

Coach/Edna
Albert/Sophie
Brandon?
Rick?

  Não vejo Coach se separando de Edna pois ela foi a única a ajudá-lo após a primeira derrota no desafio da RI, quando o grupo virou as costas pra ele. E, se ele viu a temporada passada, Edna é uma das parceiras perfeitas para o Final 3 junto com Brandon, pois ela não tem o respeito de ninguém no jogo hoje. Por outro lado, ela não tem ninguém com quem jogar e Coach é o líder da tribo e o centro das alianças. Se Edna trair Coach agora irá ficar numa posição muito ruim, pois ela está muito ligada ao Coach. Albert e Sophie estão evidentemente juntos e por ora, acho que ainda vão ficar juntos com Coach. Mas agora eles também poderiam mudar de lado e ficar com Rick e eliminar Coach no Final 4 ou até (acho isso muito improvável) mudar de lado e jogarem com a Savaii. 
  Brandon e Rick são as incógnitas da tribo. Após esse último Conselho e com a declaração de amor de Coach seria fácil imaginar que Lil Hantz ficaria com o líder da tribo. Mas além de Brandon ser um louco instável, há o segredo do Ídolo. Se Brandon descobrir de alguma forma que o Ídolo está com Coach, e isso pode realmente acontecer, acho que Brandon poderia ir tranquilamente contra Coach e a Upolu, pois o treinador não foi "honrado" com ele. Além disso, na posição atual, não vejo Brandon se juntando com Albert e Sophie. Acho que Brandon, junto com Ozzy, Jim e quem voltar da RI podem determinar quem será o vencedor dessa temporada, junto com as suas decisões. Por fim, Rick é uma incógnita, pois apesar de ter votado em Mikayla e concordado com Coach, isso não garante que no final ou em algum outro momento anterior, o bigodudo acabe ficando com Albert e Sophie. Acredito que esse será o dilema dele até o final.
  É isso. Acho que essa temporada pode não estar ainda empolgante, mas acredito que ela ainda pode melhorar. Ao contrário da temporada passada, apesar desse elenco ser fraco em carisma, acredito que o aspecto de jogo pode compensar. Vamos ver.


P.S. Perdoem a falta de textos sobre The Amazing Race, mas estou meio enrolado. Até o fim de semana se possível tentarei redigir um grande texto sobre a atual temporada em si.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário